1
Share

MSI R9 380 Gaming 2G – Primeiras impressões

Fala galera,

Depois de alguns meses de penúria utilizando minha boa (em 2006) X1800GTO diariamente chegou a hora de aposentar a velha guerreira e colocar algo mais moderno no lugar pois sabe como é né, Fallout 4 sai mês que vem e esse faço questão de jogar bem! 😀

Inicialmente fiquei em dúvida entre GTX960 e R9 380 pois são placas com preço e performance próximas e acabei optando pela MSI R9 380 Gaming 2G por alguns motivos tais como:

– Nenhum modelo de GTX960 abaixo dos R$1000 me agradou… Basicamente a maior parte delas eram modelos de referencia ou com coolers que não me agradavam muito. A GTX960 da serie Gaming da MSI estava quase R$200 mais cara que a R9 380 da mesma série.

– A R9 380 tem se saido melhor que a GTX960 nos ultimos jogos/benchmarks que tem saído e como pretendo ficar MUITO tempo com essa placa resolvi apostar nisso. As AMD também tem “envelhecido” melhor que as nVidia e é fácil constatar isso em qualquer review do lançamento da R9 290X (aquele modelo de referencia com cooler vagabundo que ficava dando throttling rodando @ 95ºC) e ver que ela mal passava a GTX780 non-TI e hoje está pau a pau com a GTX980!

Enfim, como diria um certo apresentador de televisão vamos as “ibagens”:

Caixa e acessórios:

VGA:

Infelizmente eu ficarei devendo as fotos do pcb pelo motivo mostrado na foto abaixo:

IMG_0251

A MSI colocou um lacre de garantia em um dos parafusos do cooler e isso significa que não posso remover o cooler. Peço desculpas por ficar devendo essas fotos mas para quem quiser saber como que é o pcb dessa placa tem nesse review do oZeros e como pode-se ver, trata-se de um design com 6 fases para o GPU e aposto que com vmods/bios adequados não deve decepcionar nem no LN2. 🙂

[rant]

Aproveitando o gancho da foto do pcb da placa, costumo ser um tanto quanto critico em relação a reviews “pseudo-profissionais” que não prestam nem para desmontar uma VGA que receberam do fabricante para fins de teste sendo que isso deveria ser o básico em qualquer artigo que se intitule como um review de hardware. É por causa desses caras que não fazem o seu trabalho direito e falam bem de coisa que não merece que alguns fabricantes costumam se aproveitar da situação e lançar produtos com coolers bonitinhos, com OC de fabrica (geralmente coisa pouca) e um pcb inferior ao design de referência com óbvio intuito de cortar custos e aumentar as margens vendendo esse produto “low-cost enfeitado” até mais caro do que outro que não passou pela mão dos “bean counters”. Acho que o exemplo mais emblemático desse tipo de prática por parte de fabricante seja a HD4770 da XFX, vejam só:

Radeon HD4770 referência: http://www.hisdigital.com/UserFiles/product/HD4770_3_1600.jpg

XFX Radeon HD4770: http://assets.overclock.net.s3.amazonaws.com/e/e6/e65a6868_vbattach204398.jpeg

Trata-se exatamente do mesmo pcb só que a XFX simplesmente tirou uma fase fora e colocou um cooler com uma “capa” cobrindo a placa toda.
Em termos de overclock isso significa que no ar/água e com pouco ou nenhum incremento de tensão a diferença será muito pequena ou nula mas certamente com vmod e rodando benchmark pra valer o limite dessa VGA da XFX vai chegar mais bem cedo que na outra placa de referência.

[/rant]

Voltando a R9 380, o controlador PWM (NCP81022) é visível sem precisar tirar o cooler e por isso consegui tirar uma foto desse dito cujo… Esse controlador é uma boa notícia para quem pretende fazer vmod nessa placa pois trata-se do mesmo controlador usado nas HD7790 de referência, ou seja, o procedimento é mais do que conhecido e pode ser encontrado nesse tópico.

IMG_0253

Depois de toda essa apresentação com direito a um ataque de “rabugentisse” deste que vos escreve vamos ao que interessa que é o bom e velho overclock!

Consegui atingir 1138MHz no GPU com +70mV e 1640MHz na memória aparentemente estáveis no Unigine DX11 conforme pode-se ver no screenshot abaixo:

1506758http://hwbot.org/submission/3006629_

O Sapphire Trixx permite um incremento de até +200mV no GPU só que isso infelizmente não trouxe os ganhos esperados devido a VGA ter entrado em throttling. Ainda não tive tempo suficiente com a placa para investigar o que está causando isso mas chuto que deva ter relação com o “Power Limit” que permite um incremento de apenas +20%.

Já com relação ao overclock das memórias, acho que é a primeira R9 380 que vejo passar dos 1600MHz com ganhos de performance! O GPU-Z diz que essa placa veio com memórias Samsung e não sei até onde isso é confiável já que a HD6450 ele diz que usa memos Hynix e na real é Micron, mas vai saber né? Vai que ele resolveu acertar agora…

Uma coisa boa também é que ainda não vi essa placa chegar nos 70ºC, sinal que a MSI fez um bom trabalho na refrigeração dessa placa. 🙂

Conforme for fazendo mais testes atualizo o post mas por hora, a placa já esta instalada na minha máquina de uso diário e rodando muito bem como pode-se ver na foto abaixo. 🙂

IMG_0255

Você também pode gostar...

1 Response

  1. Um Gamer Aí .... disse:

    Caramba Mano, Otima Matéria a sua, sei que a materia é um pouco Old Já, mas possuo uma R9 380 então parei pra ler. Abço.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading