img 0271 0
Share

[Casemod] Corsair 300R e radiador com fans em push-pull no teto

Fala pessoal, tudo jóia?

Apesar de admirar e respeitar o trabalho da galera do casemod eu nunca fui exatamente um adepto dessa arte… A coisa aqui sempre foi meio que na base do “ghettomod” e se precisar fazer alguma modificação sempre acabo olhando muito mais o aspecto prático do que o visual e é só olhar meus posts da GTX285 e da HD6450 que isso fica bem evidente. Mas e o que isso tem a ver com esse post e com overclock?

Simples meu caro Watson, uso um AMD FX com um OC razoavelmente forte diariamente e nessa situação qualquer ganho de temperatura é ganho, já que esses CPUs costumam dissipar uma quantia generosa de calor e como não estou afim de fazer alguma gambiarra sinistra na minha máquina de uso diário e zoar o case (Corsair 300R Windowed) que acho bonito, chegou a hora de fazer alguma coisa digna de ser chamado “casemod”, mesmo que bem de leve. 🙂

A idéia é a seguinte: Fazer push-pull no radiador de 240mm que originalmente está no teto pelo lado de dentro. O grande problema é que não tem espaço pra isso, veja bem, já fui obrigado a usar um fan slim para conseguir colocar o radiador lá então sem chance de fazer isso que eu quero… Ai eis que procurando no google chego naquilo que foi minha fonte de inspiração, por ter conseguido unir o útil ao agradável (performance e aparência):

http://www.overclock.net/t/1307044/official-corsair-300r-owners-fan-club-and-guide-post-build-logs-and-mods/120#post_19597739

Tendo uma idéia de como proceder, separei as ferramentas que no caso desse mod usei o meu “Neanderthal Tool Kit”, que é composto de 2 alicates de corte, uma lima, régua, um papel A4, uma caneta vermelha e um martelo because “it’s all mechanical, you can mend it with a hammer” (os fortes entenderão a referência) para caso as coisas não saissem conforme o planejado. 😀

IMG_0265

Bom, o primeiro passo foi remover o teto do gabinete e para fazer isso basta “desdobrar” os pedaços da tela que vão encaixadas naqueles pequenos vãos que podem ser vistos na foto abaixo. As laterais dão mais trabalho por serem de acesso um pouco mais difícil mas no geral é um trampo bem tranquilo de ser executado.

IMG_0267

Com o teto em mãos foi só tirar as medidas e ver onde que o radiador ficaria mais ou menos centralizado no teto do case, para isso o papel, caneta e régua foram de grande utilidade!

IMG_0261

A propósito, essas telinhas do teto são bem flexíveis e portanto fáceis de serem trabalhadas. Fiz os cortes necessários usando os alicates do “kit neanderthal” e depois dei um grau com a lima sendo que essa ultima parte do acabamento não é só pelo visual, mas sim porque o metal na área dos cortes fica afiado e é bem fácil de se acidentar ali.

Abaixo as fotos do trampo já feito e uma primeira montagem “experimental” do radiador com um fan para conferir se o serviço saiu certo e como pode-se ver na terceira foto, ficou perfeito! 😀

Para passar os fios dos fans externos fiz um corte na tela logo atrás do radiador, mais ou menos na altura do vão pra passar os cabos para a parte de trás do case. Na foto abaixo, a “joça” toda já montada e pronta para ser instalada de volta no gabinete:

IMG_0268

E por fim como ficou a máquina depois de montada, não vou negar que fiquei satisfeito com o resultado visual e definitivamente não esperava que fosse ficar tão legal! A pintura do radiador está um pouco lascada mas depois que um amigo falou que isso ai tá lembrando o Ford Falcon de “Mad Max” (beeeeeeeeem vagamente, é verdade) até comecei a achar legal hehe. 😀

IMG_0271

Ai com a lateral fechada e montado no lugar certo:

IMG_0273

Como já disse anteriormente, o propósito desse mod era baixar a temperatura do CPU para ganhar uns MHz a mais no uso diário, então vamos ver os resultados práticos que esse modificação trouxe:

Ambos os testes foram feitos com uma temperatura ambiente de 26ºC (ar condicionado), com o FX-6300 @ 4.7GHz +/- 1.4V, única diferença é que o “antes” estava usando pasta térmica da Noctua e o “depois” Artic Ceramique.

Houve uma melhora de 4ºC na temperatura do CPU, o que não é nada mal e de quebra, ganhei um case com visual mais legal e ficou bem mais fácil expandir e adaptar um radiador de 360mm no futuro.

MOD mais do que aprovado, 10/10. 😀

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading