img 1723 5
Share

APUs Raven Ridge e AGESA 1002a – Adios quedas de clock ?

Fala pessoal, beleza?

Aqueles que leram o artigo sobre as APUs Ryzen aqui na página viram que fiz ali uma menção a um problema de quedas de clock quando operando com a APU em stock e que a implicação disso eram quedas acentuadas/aleatórias no fps em aplicações 3D, comprometendo a experiência em jogos e inclusive acabei usando vídeos de gameplay feitos pelo Robson do LockGamer para ilustrar melhor a questão.

Outra coisa que também foi dito é que o problema foi reportado a AMD, na qual foi bastante rápida no suporte e logo ofereceu uma bios de teste para a MSI B350I PRO AC que resolveu o problema sendo que também fui informado que em breve essa atualização seria disponibilizada as demais placas AM4. Bom, esse dia chegou e os fabricantes já começaram soltar as bios com o novo AGESA 1002a que promete corrigir o problema de forma definitiva! 🙂

Para tentar por um ponto final nessa questão, resolvi fazer esse breve post para ver se isso foi de fato resolvido e para tal escalei minha ASUS PRIME B350-PLUS, que não foi enviada pela AMD para os reviewers em lugar algum, comparando os resultados no HWBOT Unigine Heaven DX11 usando uma bios pré-AGESA 1002a (3805) e a nova com o AGESA atualizado (4008). Essas BIOS são versões públicas e podem ser encontradas para download diretamente no site da ASUS.

Configuração utilizada:

img 1723

CPU: AMD Ryzen 5 2400G (obrigado AMD!)

MOBO: ASUS PRIME B350-PLUS

RAM: 2x8GB G.Skill Flare X 3200 CL14 B-Die (obrigado AMD!)

STORAGE: SSD HyperX 3K 120GB

COOLER: Watercooler custom

SO: Windows 10 x64

Objetivo dos testes e metodologia: Como foi dito anteriormente, a ideia aqui é verificar se o problema das quedas de clock nas APUs foi de fato resolvida após atualização de bios usando outra placa-mãe diferente daquela fornecida pela AMD juntamente ao kit de review.

Para isso optei por usar o HWBOT Unigine Heaven DX11 pois foi essa ferramenta que utilizei para reportar o problema para a AMD, no entanto, também verifiquei isso ocorrendo em diversas outras aplicações que variam desde League of Legends até Unigine Superposition. Para gravar os logs usei o bom e velho Fraps para o FPS e o GPU-Z 2.8.0 para os clocks. No que diz respeito as configurações na bios, deixei tudo em AUTO apenas ativando o XMP para 3200MHz, sem fazer quaisquer otimizações no que diz respeito a subtimings.

Começando pela bios 3805, obtive a pontuação de X754.38 no HWBOT Unigine Heaven DX11 e como pode ser visto no gráfico abaixo, as quedas de clock estão bem presentes, ocorrendo de forma sincronizada as grandes quedas no FPS, que por um momento chegou a zero (!!!).

bios3805

Agora o resultado usando a bios 4008 com AGESA 1002a, o score no HWBOT Unigine Heaven DX11 subiu para X812.24 e tomando por base o gráfico abaixo, é notória a estabilidade muito maior tanto nos clocks quanto nos FPS sendo que não foram verificadas quedas abaixo dos 20fps, o que automaticamente implica que aquelas quedas irritantes não existem mais e que a experiência durante o gameplay deve ter melhorado consideravelmente. 🙂

bios4008Conclusão:

A AMD levou o problema encontrado a sério e o mesmo pode ser considerado parte do passado pois as BIOS com o AGESA 1002a se já não foram disponibilizadas pela maior parte dos fabricantes, em breve o serão. Fico feliz de ver tanto a seriedade quanto a agilidade na solução dessa questão, não jogando a mesma para “baixo do tapete” ou responsabilizando terceiros por isso.

Então se você tem uma APU dessas, recomendo fortemente que atualize a BIOS para a ultima disponível usando pelo menos o AGESA 1002a para aproveitar tudo o que esses processadores podem oferecer. 🙂

Até a próxima pessoal!

 

 

Você também pode gostar...

5 Responses

  1. Lucas disse:

    Bom dia!
    Eu sou muito novo no mundo do hardware e n sei quase nada sobre, será que eu poderia perguntas em relação ao q vc escreve nos artigos?

  2. Lucas disse:

    Olá Giancarlo,

    Quando vocês falam em stock o que quer dizer ?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading