gamdias aeolus chamada e1579483709336 5
Share

Gamdias Aeolus M1 1204R – Um kit RGB em dose quadrupla!

Fala pessoal, beleza?

Nesse artigo irei compartilhar convosco as minhas impressões sobre um item um tanto quanto “não usual” por essas bandas, onde todos estão acostumados a ver VGAs sendo congeladas de maneiras não muito ortodoxas, placas-mãe socket A usando VRM de 12 fases, entre outras loucuras! O item em questão é o Gamdias Aeolus M1 1204R, que trata-se de um jogo de quatro fans com uma controladora RGB e meio que a “cereja do bolo” para minha build com o Riotoro Morpheus. 🙂

rgb intensifies
Não sei quem é o “pai da criança” desse gif, mas devo dizer que o mesmo é bastante adequado para esse artigo!

O produto vem em uma pequena caixa cuja frente destaca todas funcionalidades disponíveis no mesmo, como o controle remoto, os fans com dois “anéis” RGB, os vários efeitos de luz disponíveis e também a possibilidade de sincronizar a controladora com os softwares RGB inclusos nas placas-mãe e a parte de trás inclui as especificações de todos componentes do conjunto.

O kit que acompanha o produto é composto dos 4 fans Aeolus M1-1201R (1401R se for o modelo com fans de 140mm), Aeolus Box II (controladora + cabos), Aeolus Remote Controller e parafusos para montagem. Assim como no Gamdias Chione E1A 120mm, o manual do produto pode ser acessado usando o QR Code na caixa ou encontrado na página do produto, não sendo oferecida uma versão impressa junto ao produto.

gamdias aeolus kit 1

A controladora, chamada de Aeolus Box II, trata-se de uma pequena caixa com 2 imãs para fixação sem parafusos e que oferece suporte a até seis fans, que de acordo com o manual do produto, devem ser ligados sempre na ordem correta, sem pular nenhuma porta (exemplo: FAN1 > FAN2 > FAN3 > FAN4 > FAN5 > FAN6) para o funcionamento correto. Essa “caixinha” é alimentada por um conector de força SATA, permite a sincronização/controle usando o software incluso na placa-mãe e também possibilita a “associação” com outra Aeolus Box II, o que em tese permite o uso de até 12 fans sincronizados!

O controle remoto é uma peça compacta, as teclas tem um “feeling” um pouco “rude” sendo a resistência ao acionamento um pouco acima do desejado e por fim, o mesmo utiliza uma bateria CR2025 para alimentação, entretanto, as baterias CR2032 comumente utilizadas em placas-mãe também servem aqui (sim, eu testei!), sendo a uma das diferenças entre as duas a espessura, conforme indicado pelos dois ultimos digitos (25mm em uma e 32mm na outra).

Os fans utilizados tem medida de 120mm x 25mm e como disse anteriormente, possuem dois “anéis” transparentes com iluminação RGB. Das suas especificações, a Gamdias diz que esse fan faz 55 CFM @ 1500rpm, 1.94mmH2O de pressão estática e 22dBA quando operando em 12V, basicamente idêntico tanto em aparência quanto especificações em relação ao fan incluso no Chione E1A. Infelizmente não disponho de equipamento para testar se esses valores rotulados correspondem a prática, entretanto, o seu desempenho parece condizente com o informado pelo fabricante ou ao menos devem estar próximas disso sendo que os mesmos são de fato silenciosos, apesar de não serem inaudíveis enquanto operando na rotação máxima.

Uma observação é que o conector utilizado nessa versão do fan inclusa no Aeolus M1 1204R (e obviamente na Aeolus Box II) é proprietário e compatível apenas com essa controladora e para piorar, não consegui encontrar a versão desses fans com esse conector aqui utilizado sendo vendidos separadamente, o que implica que em caso de falha ou mesmo de querer instalar mais fans no sistema, a única opção é adquirir outro kit como esse por inteiro.

E por fim, como ficou a máquina após a instalação dos fans no Morpheus! Caso alguém tenha interesse, eis o link para a página do Aeolus M1 no site do fabricante!

gamdias aeolus instalacao 2

A seguinte configuração foi utilizada e basicamente trata-se da minha máquina de uso diário nesse momento e continua basicamente o mesmo hardware desde o review do Riotoro Morpheus.

CPU: AMD Ryzen 5 3600 (obrigado AMD!)

MOBO: MSI B350I PRO AC (obrigado AMD!)

RAM: 2x8GB DDR4 Patriot Viper RGB White 3000CL15 (obrigado Patriot!)

GPU: NVIDIA GeForce RTX2080 FE (obrigado NVIDIA!)

REFRIGERAÇÃO: Gamdias Chione E1A 120mm e Gamdias Aeolus M1 1204R (obrigado Gamdias!)

STORAGE: Samsung 960EVO 250GB, Kingston UV500 960GB, 2 HD’s SATA 1TB e 1.5TB

PSU: Antec Neo Eco 520W

GABINETE: Riotoro Morpheus

No vídeo e nas fotos abaixo, procurei mostrar um pouco dos efeitos de iluminação disponíveis, evidentemente, por conta da quantidade de opções disponíveis (55) e por algumas delas serem relativamente parecidas umas com as outras, achei por bem não ficar me estendendo nesse tipo de detalhe. De todo modo, essas imagens foram capturadas no escuro e com os leds configurados para o brilho máximo, para dar uma melhor noção do efeito visual.

Sobre as fotos, dessa vez resolvi disponibiliza-las com resolução maior que de costume, afinal de contas e também deixando de lado a modestia, isso é material muito bom para virar papel de parede! 🙂

Conclusão:

Se você procura um kit com fans silênciosos cujas especificações são bastante razoáveis, apelo estético dos leds RGB e preço extremamente competitivo (R$251,43 na Terabyte) perante os concorrentes com caracteristicas similares, o Gamdias Aeolus M1 1204R sem sombra de dúvidas é uma opção a se levar em consideração, especialmente se levarmos em conta que o pacote integra não só os fans como também a controladora RGB juntamente a um controle remoto. O único ponto realmente negativo do produto é que os fans/controladora utilizam um conector de padrão “proprietário” e o fabricante não oferece pacotes com esses Aeolus M1-1201R (o M1-1201 utiliza conector molex) em separado para quem desejar adquirir mais ventoinhas, sendo ai necessário comprar outro Aeolus M1 1204R apenas para isso.

E por hoje é só pessoal, até a próxima! 😀

Você também pode gostar...

5 Responses

  1. doorspaulo disse:

    Ótima análise, como sempre.
    Gostei do kit, mas o conector proprietário é um gigantesco deal breaker.

    Uma pena.

  2. luiz disse:

    me tira uma duvida caso eu queira compra uma fan a mais sendo da mesma marca nao posso ligar na controladora ?

  3. Igor Nayan disse:

    Olá, minha placa mãe não tem o header RGB, o controlador funciona ligando somente na fonte ?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading