rise 3200 3 31
Share

[Review] 2x8GB Risemode Diamond 3200 CL15

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar um kit de memória da Risemode, da série Diamond que oferece modelos que vão desde os 2400MHz até 3200MHz com capacidades que variam desde os 4GB até os 16GB. O kit em questão é composto de dois módulos 3200MHz 15-17-17-35 de 8GB cada que são vendidos separadamente.

Os pentes de memória vem em um simples blister plástico que cumpre sua função de proteger o produto e também é possível ver uma etiqueta que trás o nome e código referente a esse modelo.

Para essa série, a Risemode optou por utilizar um dissipador de alumínio que é oferecido em duas cores, preto ou branco e sem qualquer iluminação, contudo, apenas as memórias brancas são oferecidas com frequência de 3200MHz. Ainda sobre o dissipador, é possível verificar que o mesmo não faz contato por inteiro com os chips de memória, o que certamente é algo incomodo de se ver, porém, chips de memória DDR4 não costumam dissipar muito calor, não sendo normalmente necessário o uso de dissipadores para sua operação, sendo que os mesmos costumam ser mais um “adereço” estético que serve como uma forma de diferenciar os produtos oferecidos por diferentes fabricantes.

Para esse modelo, a Risemode optou por usar os chips Hynix CFR/CJR (H5AN8G8NCFR), que são chips fabricados no processo de 18nm e que costumam atingir frequências relativamente elevadas com timings razoáveis, ainda que aquém daqueles observados nas insuperáveis Samsung B-Die e nas excelentes Micron E-Die. Apenas fazendo um adendo importante é que vi relatos não confirmados de que esse modelo em especifico pode vir com chips Spectrek (Micron) ou Samsung, da minha parte, posso confirmar que os dois pentes que tenho em mãos são identicos e usam os mesmos Hynix CFR.

O Thaiphoon Burner não foi capaz de identificar os chips utilizados nessa memória, porém, ainda sim inclui o relatório aqui para caso alguém tenha interesse ou mesmo queira testar usando a Ryzen DRAM Calculator. 😉

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link pode ser encontrada a página do produto no site do fabricante. Então vamos aos testes e as configurações utilizadas!

Configurações utilizadas:

MOBO: ASUS ROG Crosshair VII Hero (UEFI 2901)

RAM: 2x8GB Risemode 3200MHz Diamond (RM-D4-8G-3200D White)

GPU: ASRock RX 5700XT Challenger (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: WC Custom

SSD: Crucial BX300 120GB

Software: Windows 10 1903 x64, AMD Ryzen Master, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.20.5300 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite da Risemode Diamond 3200 CL15 usando um CPU Ryzen de terceira geração e também chegar na melhor configuração estável para uso diário. Para isso, separei os resultados em três grupos:

1) XMP: Que basicamente é o máximo que consegui obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando no “sweet spot” de 3733MHz 1:1 com FCLK @ 1866MHz que é considerado a opção mais balanceada/fácil de se obter bons números usando o Ryzen de terceira geração, claro, isso se a memória que estiver sendo testada for capaz de chegar lá. 😉

A vantagem da abordagem 1 é que ela é extremamente simples e não demanda qualquer ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho pois ai os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: Aqui foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diariamente. Por conta disso, quando possível irei além dos 3733MHz para explorar o limite da memória, porém, mantendo o FCLK em 1866MHz para um melhor desempenho no modo assíncrono.

Nos casos 1 e 2, utilizei o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade e o AIDA64 para ter noção dos números de banda e latência. Para esses testes, o CPU foi mantido em stock.

Resultados:

Com essa abordagem foi possível carregar o SO com as memórias em até 3333MHz, entretanto, as mesmas não apresentaram estabilidade com essa ultima configuração mesmo após aumento da tensão das memórias (VDIMM), portanto, o máximo que pude obter com estabilidade usando essa abordagem foi 3200MHz com 1.35V, em outras palavras, funcionou bem apenas em stock. Uma observação que faço é que na plataforma AM4, o XMP padrão fica como 16-18-18-18-36 ao invés dos 15-17-17-17-35, o que é uma particularidade dessa plataforma e não deve ocorrer nos Intel.

EDIT 7/9/2021: É necessário fazer uma errata aqui, que me passou despercebido nesse tempo e que devo desculpas pelo vacilo, mas o XMP padrão é 16-18-18-18-36 por que é o que está gravado no SPD da memória, os 15-17-17-17-35 é erro do fabricante ou algo que é necessário de se aplicar manualmente. Essa parte da conclusão também foi corrigida.

Agora com a segunda abordagem, foi possível obter estabilidade @ 3533MHz com 16-16-21-21-32 enquanto que foi possível carregar o SO e até mesmo passar o TM5 @ 3600MHz, entretanto, o driver de vídeo persistia “reiniciando”, algo que não ocorreu @ 3533MHz e por isso descartei essa configuração. Notem também que essas memórias escalam melhor com tRCDRD, tRP e tRFC relaxados, o que é meio que caracteristico desses chips, entretanto, isso pode variar com a qualidade (bin) dos mesmos, podendo em alguns casos se obter frequências ainda mais elevadas com parâmetros mais agressivos do que os obtidos aqui.

Outro detalhe que é importante ter em mente é que esses chips aparentam ser um pouco sensíveis a temperatura, em outras palavras, se você for usar os mesmos dentro de um gabinete, certifique-se de que existe um bom fluxo de ar sobre as mesmas e se a placa de vídeo não está contribuindo com temperaturas mais elevadas na região, caso contrário, você pode acabar limitado a uma frequência estável mais baixa, como ocorreu aqui após ter instalado essas memórias na minha máquina de uso diário, onde fiquei limitado a 3466MHz por conta disso.

Abaixo, uma tabela com todos os timings e configurações utilizadas em cada um desses ajustes:

E por fim, eis os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência obtidos no benchmark do AIDA64, lembrando que todos os resultados aqui apresentados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para a amostra que tenho em mãos, representa algo que pode ser usado diariamente.

Conclusão:

As Risemode Diamond 3200 CL15 apresentaram bom funcionamento na plataforma AM4, trabalhando normalmente com o perfil XMP, ainda que com timings um pouco mais relaxados que o rotulado por conta de uma particularidade da plataforma desse ser o perfil XMP gravado no SPD da memória, de forma que os 15-17-17-17-35 anunciado pelo fabricante não correspondem ao perfil XMP. No que diz respeito ao overclock, infelizmente as mesmas não apresentaram margem para ajuste fácil apenas usando o perfil XMP, entretanto, ao ajustar manualmente todos os timings foi possível obter 3533MHz 16-16-21-21-32 1.40625V, o que é uma marca bastante razoável para uma memória de baixo-custo como essa.

Em relação aos valores, essa memória pode ser encontrada no mercado brasileiro por menos de R$200, o que implica em um excelente custo-benefício dadas as suas especificações reais e o que foi possível de se obter em overclock, portanto, se o dinheiro está curto e a ideia não é quebrar recordes em benchmarks, esse produto muito provavelmente irá lhe atender muito bem.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Você também pode gostar...

31 Responses

  1. Patrick Rossi disse:

    Qualidade de review top de sempre.

    Parabéns mais uma vez Gian.

  2. João Victor disse:

    Parabéns pela análise! Eu tenho uma msi a320m pro-vd plus e um ryzen 5 1600 e BIOS atualizada, será que essa memória RAM vai funcionar nesse combo? Estou pensando em comprar duas.

  3. Bruno Ribeiro disse:

    Parabéns Gian.. Review animal, completíssimo como sempre!

  4. Adauto Lins Pereira disse:

    Olá,
    Acabei de comprar 2 x 16gb 3200Mhz dessa mesma memória e não consigo usá-las em 3200 Mhz numa Asus Rog z370-g. Ativei o xmp e não consegue bootar com essa frequência. No modo atutomatico de over de bios ele seta a memo em 2746 Mhz. Essa bios é muito completa e mesmo assim não funciona em 3200Mhz. Alguém tem alguma dica?

    • Olá Adauto,

      Os modelos de 2x16GB são dual rank, o que por si só já muda muita coisa… Eu não sei como é a bios dessa placa-mãe, porém, deve ser necessário fazer alguns ajustes finos ai para conseguir os 3200MHz estavelmente. Tentaria dar uma olhada nos ajustes de RTT/RTL/IOD e também subiria um pouco o VCCSA/VCCIO para ver se isso ajuda em algo.

    • Jacson Brito disse:

      tenho um pente da rise diamond de 3200 e tb nao consigo colocar ela a 3200 na x570 gygabyte, so roda a 2400

  5. Wellington Fagundes disse:

    Mudou o layout do site(ou algo do tipo) e ficou muito diferente dá uma simplificada ai

  6. Parabéns pelo review, não achava nada sobre essa memória na internet.

  7. Tayjan Mendonça disse:

    Review muito bom, tenho um kit 2×8 de 3000Mhz, uso um ryzen 5 2600, sabe dizer se ele aceita mais de 3200 ?

    • Olá Tayjan,

      Os Ryzen 1st/2nd gen costumam chegar até nos 3533~3600 com estabilidade na RAM, claro, a depender das memórias utilizadas (chip, single rank vs dual rank, número de pentes), placa-mãe utilizada e também qualidade do seu exemplar de CPU.

      Evidentemente que antes tem que ver até onde o seu kit 3000 consegue chegar e não sei qual placa-mãe está utilizando, mas de antemão, é bem capaz que tenha alguma margem de overclock ainda que precise recorrer a ajustes manuais para isso.

  8. belezueragames disse:

    Eu adquiri recentemente um ryzen 5 1600 af (teoricamente de segunda geração) e uma placa mãe biostar b450 gt3 e uma memória exatamente a esta do Review. No entanto, não consigo ativar nem o XMP que o PC não boota. O que pode estar acontecendo?

    • Patrick disse:

      tambem estou com mesmo problema… na tomahawk deu trabalho mas funcionou…mas vazou o water cooler e queimou..comprei uma x570 ud gigabyte com ryzen 5 3600 e 2 pentes 16gb 3200mhz
      nessa gigabyte.. nao sai de 2400mhz..se ativar xmp nao boota .. fiz pelo Dram calculater e thaiphoon igual na msi..mas n sei o que é.. tbm é chipset skHynix ..

    • Olá Belezueragames,

      Tente ajustar os timings manualmente usando a configuração que compartilhei no review e coloque o clock da memória em 3200MHz.

  9. Olá Patrick e Jacson Brito,

    Já tentaram ajustar manualmente os timings usando esses ajustes que compartilhei no artigo? Copiem os ajustes, porém, mantenham a frequência da memória em 3200 a princípio, se funcionar dai tentem aumentar.

  10. Daniel disse:

    Estou usando um único modelo 8GB 3000mhz já que quando comprei não tinha orçamento para x2 e agora é praticamente impossível encontrar qualquer loja que venda esse mesmo modelo. Os únicos que encontro são de 3200mhz. Uma boa instabilidade é possível?

  11. Richard disse:

    Comprei duas memórias desse mesmo modelo (Risemode Diamond 3200 CL15) mas de 16 GB. Ambas vieram sem perfil XMP gravado, só 3200 CL22 JEDEC, tentei botar 15-17-17-35 e nem dava POST (Ryzen 3800X numa placa ASUS TUF B450 Plus Gaming). Fica o aviso pra quem está lendo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading