chamada 4350 1 4
Share

Ryzen 3 PRO 4350G – Testes, resultados e desempenho em jogos

Fala pessoal, tudo bem?

No começo do ano, foi publicado aqui na página um artigo com testes do Ryzen 5 PRO 4650G, que se trata do modelo de média gama das APUs “Renoir”, que podem integrar até oito cores Zen2 e vídeo Vega com até 8 compute units (CU’s), onde essas APUs são fabricadas pela TSMC no processo N7P, o mesmo que é utilizado em basicamente todos os produtos AMD recentes como as GPUs Navi, Ryzen “XT”, Ryzen “5000” e nas APUs utilizadas nos consoles.

renoir slide 1

Nesse artigo, irei lhes apresentar o Ryzen 3 PRO 4350G, que é o modelo mais simples da linha, no caso, um quad core com SMT ativado e vídeo integrado Vega com 6 unidades de processamento.

r3 4350g

Todos os “Renoir” utilizam o mesmo die de 156 mm², variando apenas o número de unidades ativadas entre os modelos, onde o Ryzen 3 PRO 4350G também tem 2 CCX com quatro cores cada no seu die, porém, apenas uma delas vem ativada, de forma a diminuir a latência entre os núcleos por eles estarem localizados no mesmo “grupo”. No vídeo abaixo, de autoria do Fritzchens Fritz, mostra uma APU Ryzen 3 4300U, que basicamente se trata da versão mobile da APU desse artigo, trabalhando sem cooler enquanto uma câmera térmica faz as imagens do die conforme ele roda diferentes aplicações. Notem o quão legal é isso, da para identificar exatamente as partes do processador que estão ativas, portanto, dissipando mais calor naquele momento! 😀

Antes dos resultados, é preciso ressaltar que não são todas placas-mãe AM4 que oferecem suporte a essa série de processadores, no caso, apenas as B550/X570 o tem, ao menos em tese, garantidos, enquanto as B450/X470 ficam por conta do fabricante implementar, então, é necessário ficar atento e verificar se a placa-mãe que tem em mãos ou que pretende adquirir oferece suporte a essas CPUs.

  • Configurações utilizadas:

CPU: AMD Ryzen 3 PRO 4350G / AMD Ryzen 3 3300X / AMD Ryzen 5 2400G

MOBO: ASUS TUF X570-Plus/BR (Obrigado Terabyteshop!)

VGA: ASRock RX 5700 XT Challenger (Obrigado Terabyteshop!)

RAM: 2x8GB Crucial Ballistix LT 3200CL16 (Obrigado Terabyteshop!)

REFRIGERAÇÃO: Wraith Stealth e pasta térmica GD900

STORAGE: SSD Goldenfir 256 GB NVMe e Kingston A400 960 GB

FONTE: Seasonic M12II Bronze 750W

Software utilizado e drivers utilizados: Windows 10 x64 build 2004, Adrenalin 21.2.1, AMD Chipset Drivers 2.10.13.408, 7Zip 19.00 x64, Blender 2.90.1, Cinebench R20, Geekbench 4.4.4, Google Chrome, HWBOT x265 Benchmark, Luxmark 3.1, PCMark10 e CapFrameX

Objetivo dos testes: Aferir o desempenho do Ryzen 3 PRO 4350G em uma série de benchmarks comparando-os em stock com o R5 2400G (antecessor) e R3 3300X (outro processador Zen2, porém, com 16 MB de L3), o desempenho do vídeo integrado em alguns jogos, como ele escala com a frequência das memórias e por fim, usando uma placa de vídeo dedicada.

  • Benchmarks em stock:

Sobre os benchmarks utilizados, foram basicamente os mesmos do review do Ryzen 5 PRO 4650G e os números foram obtidos com o HPET ligado e TSME desligado com no mínimo três rodadas para cada teste, onde o melhor e o pior resultado foi descartado.

  • 7Zip, que é uma ferramenta de compressão/descompressão de arquivos de código aberto, provavelmente um dos mais utilizados mundialmente e no caso, foi utilizada a ferramenta benchmark integrada com suas configurações padrão.
  • Blender, que novamente é um software de código aberto que é utilizado para modelagem, renderização e animação 3d, no caso, foi utilizado a “clássica” cena da renderização da BMW que pode ser encontrada nesse link.
  • Cinebench R20, tradicional software de benchmark de renderização utilizando a engine Cinema 4D, escala com várias threads e permite rodar o teste no modo singlethread e multithread.
  • Geekbench 4, que é um benchmark multi-plataforma e generalista, que testa o desempenho em diversos algoritmos diferentes que usam a CPU de maneira distinta (INT ou FP), criptografia usando AES e testes de memória, cuja documentação pode ser visualizada nesse link.
  • HWBOT x265 Benchmark, que utiliza o encoder de código aberto x265 para fazer a conversão de vídeo do formato H264 para H265/HEVC e medir o FPS médio, então, trata-se de um teste multithread que pode usar até mesmo instruções AVX caso disponíveis e no caso, foi utilizado o preset 4K sem alterações nas demais configurações.
  • Luxmark 3.1, é uma ferramenta benchmark de renderização usando OpenCL ou C++ com a engine LuxRender, que no caso, tem código aberto, é multiplataforma e permite a comparação entre CPUs e GPUs. No caso, foi utilizado o modo C++ nesse teste.
  • Octane 2.0, que consiste em um “pacote” com 17 testes em Javascript, portanto, é um bom referencial para o desempenho da CPU enquanto navegando na internet. Por conta desse benchmark rodar direto do navegador, foi utilizado a última versão do Google Chrome na obtenção desses resultados, caso alguém se interesse, esse é o link para o teste.
  • PCMark10, que se trata de uma ferramenta benchmark generalista que testa diversos aspectos do uso cotidiano do computador, no caso, ele simula tempo de inicialização dos aplicativos, navegação na ‘internet’, videoconferência e aplicativos de escritório, no caso, ele é muito interessante por conta da integração de softwares de código livre reais que fazem cada uma dessas funções, o que implica que ele não é só mais um benchmark sintético. Para esses testes, foi utilizada o preset “Express”, cujos detalhes podem ser verificados nesse documento e a RX 5700 XT nos três processadores.

Dos resultados, o Ryzen 3 4350G acabou ficando em segundo lugar, ficando sempre a frente do R5 2400G e atrás do R3 3300X, o que pode ser explicado pela arquitetura Zen2 em relação a Zen+ do primeiro e pelo menor cache/frequência relativos ao último. Dos números nos benchmarks, a vantagem do R3 3300X sobre o R3 4350G foi algo em torno dos 10~16% com a exceção do 7-Zip Compressing, que apresentou diferença maior por ser muito dependente do subsistema de cache e memória.

Agora chegou a hora dos testes em jogos e para isso foram utilizados os seguintes títulos:

  • No Cyberpunk 2077, foi utilizada a versão 1.06 do jogo, rodando em 1080p com o preset “Low”, “scaling” fixo em 60% e foi utilizado a cinemática a missão “The Rescue”, começando no momento em que o carro sai da garagem até o que a van entra na frente.
  • No CS GO, foi utilizado o mapa de FPS Benchmark com o jogo rodando em 1080p Low, pois quem joga isso de forma competitiva sacrifica os detalhes em detrimento de roda-lo com a maior taxa de quadros possível visando diminuir ‘input lag’. Alguns até baixam a resolução para 720p ou menos, mas aqui resolvi ser um pouco menos radical e mantive os 1080p, conforme pode ser visto nos screenshots abaixo.
  • Para o GTA V e SOTTR, em ambos os jogos foram utilizadas as ferramentas de benchmark inclusas, entretanto, no GTA V foi usada apenas a “pass 4”, que é aquela que começa com o caça passando por baixo da ponte e CapFrameX para posterior análise do frametime, enquanto o SOTTR simplesmente usei o resultado gerado pelo próprio jogo. Relativo ao GTA, os resultados às vezes podem parecer um pouco estranhos, porém, isso ocorre por limitação da engine do jogo, que começa a ter problemas com o frametime e stuttering enquanto rodando com taxa de quadros (FPS) elevados, conforme pode ser visto nesse vídeo do Gamers Nexus. Abaixo estão as configurações gráficas utilizadas para obtenção desses números:
  • Desempenho do vídeo integrado:

E aqui, a “Vega 6” integrada no R3 4350G acabou andando meio que junto da “Vega 11” do R5 2400G, onde a primeira acabou levando a melhor em situações onde o melhor controlador de memória e maior IPC dos núcleos Zen2 do Renoir fizeram a diferença, no caso, GTA V e no CS:GO, enquanto nos jogos mais “GPU Bound” como o SOTTR e o Cyberpunk 2077, o maior poder computacional da Vega 11 acabaram rendendo a vitória ao R5 2400G.

  • Overclock na memória – Ganhos com o IGP?

Algo que sempre suscita a curiosidade em virtualmente todos os testes feitos usando vídeo integrado é o impacto de se utilizar memórias com frequências elevadas, afinal de contas, por não ter memória dedicada e compartilhar banda com a CPU, a GPU integrada em muitos casos acaba limitada e por conta disso, o overclock nas memórias costuma trazer bons ganhos, algo que foi mostrado no review dos 2400G/2200G e também do R5 4650G.

Sabendo que o Renoir costuma ir muito bem no overclock de memória e que ele suporta operação do FCLK 1:1 muito além dos 2000MHz prometidos para os Ryzen 5000, foram feitos os testes para verificar os ganhos de desempenho com o aumento de frequência das memórias, partindo dos DDR4 3200 XMP até os DDR4 4200, passando no meio do caminho pelos 3600MHz tanto com timings XMP quanto com outros otimizados a mão, justamente com o propósito de ver a diferença entre esses ajustes e terminando com overclock no IGP @ 2300MHz, RAM @ 4200MHz e CPU @ 4250MHz, uma configuração que a princípio parece bastante agressiva, porém, perfeitamente usável ao nível de uso diário, afinal de contas, para todos esses testes foram utilizados o Wraith Stealth e mesmo rodando o Blender com essas frequências, não foi verificado temperaturas acima dos 75 °C, para um ambiente em 28 °C.

Nos quatro jogos testados, houveram ganhos em decorrência da maior frequência da memória, contudo, esse foi mais pronunciado no GTA V e no CS:GO, enquanto no Cyberpunk 2077 e no SOTTR, o overclock no IGP apresentou ganhos mais acentuados. Na galeria abaixo, segue os timings utilizados para cada um desses testes.

  • Desempenho com GPU dedicado – 1/4 do cache L3 relativo ao Matisse faz diferença?

Como discutimos anteriormente, nas aplicações, a diferença entre o R3 3300X e o R3 4350G ficou na casa dos 10%~16%, porém nos jogos ao utilizar uma GPU dedicada? Será que o menor cache do Renoir terá impacto considerável aqui ou o controlador de memória integrado no mesmo die trabalhando com RAM @ 4200MHz e FCLK 1:1 serão suficientes para mitigar os “danos” do L3 reduzido?

Para isso, também foi utilizada a configuração do R3 4350G em 4.25GHz e memórias em 4200MHz com FCLK 1:1 e o R3 3300X apenas em stock com memórias em 3200MHz XMP, afinal de contas, o Wraith Stealth não apresenta muita margem de manobra nele e utilizar um sistema de refrigeração mais sofisticado em um comparativo entre modelos de entrada não faz muito sentido. Sobre a configuração dos jogos, foram os mesmos presets utilizado anteriormente para os testes do vídeo integrado, o que de certa forma contribui para deixar as coisas um pouco mais limitadas pela CPU ao utilizar uma GPU dedicada como a RX 5700 XT.

No final das contas, com os dois processadores em stock, o R3 4350G acabou por perder do R3 3300X por boa margem, porém, o overclock nas memórias e CPU acabou por diminuir bem a diferença, ainda que em certos jogos extremamente dependentes do cache L3 como o CS:GO e outros títulos de eSport ela continue sendo considerável. Lembrando que o R3 3300X ainda possui margem para overclock com um cooler melhor e de qualquer forma, ele deve ser uma opção melhor caso já tenha uma GPU dedicada em mãos.

  • Conclusão:

Diantes dos testes e resultados apresentados, foi possível chegar nos seguintes pontos:

  1. Relativo ao desempenho em ‘stock’, em aplicações, assim como ocorreu com o R5 4650G, o R3 4350G também ficou atrás de sua contraparte com arquitetura Zen2 sem vídeo integrado, por conta do menor cache L3 e também das menores frequências, o que resultou em uma vantagem de 10%~16% para o R3 3300X. Já em relação ao R5 2400G, o R3 4350G terminou a frente por conta da arquitetura Zen2 com IPC maior que a Zen+ e das frequências mais elevadas.
  2. A respeito do desempenho em jogos usando o vídeo integrado, a Vega 6 do R3 4350G acabou andando meio que junto da Vega 11 do R5 2400G, de forma que nos casos onde o maior fator limitante é a GPU, a Vega 11 tende a se sair melhor e onde o maior IPC do CPU e desempenho do subsistema de memória mandam, a Vega 6 vence. Com overclock os ganhos são significativos e a não ser que se use memórias de frequência baixa, o 4350G deve vencer o 2400G justamente por conta da sua capacidade de trabalhar com clocks bem mais altos na memória, o que diminui o gargalo por falta de banda para a GPU integrada.
  3. Do desempenho com GPU dedicado, apesar de o R3 4350G ser bom o suficiente para garantir boa jogabilidade nos quatro títulos que foram testados, a vantagem do R3 3300X com ambos processadores trabalhando em stock ainda foi considerável, especialmente no CS:GO e no GTA V, contudo, ao fazer overclock no R3 4350G para 4250MHz na CPU e 4200MHz nas memórias, a diferença praticamente se anulou, de forma que apenas no CS:GO ela continuou significativa devido a esse jogo se beneficiar muito do L3 extra. É necessário realçar que todos os testes conduzidos nesse artigo foram feitos usando o Wraith Stealth, incluindo os com overclock.
  4. Do custo de aquisição, o último preço de venda do Ryzen 3 PRO 4350G na Terabyteshop foi de R$1049,00, o que é um valor bastante interessante, sendo inclusive mais barato que o R5 2400G, então, se a ideia for montar uma máquina do zero para uns joguinhos, mesmo que em muitos casos seja necessário sacrificar qualidade gráfica ou recorrer a overclock para extrair melhor desempenho e manter as coisas jogáveis, essa APU por esse preço certamente é uma alternativa a ser considerada, até porque, os atuais preços das placas de vídeo lamentavelmente acabam não deixando outra opção para boa parte das pessoas. O único detalhe é verificar antes se a placa-mãe oferece suporte ao modelo, pois, algumas B350/X370 e até mesmo B450 podem não ter atualização de bios para essa CPU.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

*Foto da chamada: https://www.flickr.com/photos/130561288@N04/50016639913/

Você também pode gostar...

4 Responses

  1. Paulo disse:

    Quais hardwares são compatíveis pra montar um pc com esse processador R3 4350g e o R5 4650G? Obrigado!

    • Olá Paulo,

      Você se refere a placa-mãe? Hoje em dia a maior parte das B450 já tem atualizações de bios com suporte a esses modelos, de todo modo, sugiro dar uma olhada na lista de CPUs suportados pela placa-mãe antes de comprar qualquer coisa.

  2. Caic Brito disse:

    oii, queria saber uma boa plca de video pra usar com esse processador, poderia me recomendar uma?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading