biostar ram 3600 chamada1 2
Share

2×8 GB Biostar RGB DDR4 GAMING X 3600 – Testes e resultados

Fala pessoal, tudo certo?

Nesse review irei analisar um kit de memória da Biostar, pertencente a série “RGB DDR4 GAMING X”, a qual oferece modelos de 3200MHz e 3600MHz, apenas em módulos de 8 GB, que podem ser adquiridos separadamente ou em kits de 16 GB. O produto dessa análise é um kit de 16 GB com dois módulos, frequência de 3600MHz, timings 18-22-22-42 e tensão de operação certificada de 1.35V até 1.5V.

Os pentes de memória vem em uma caixa retangular com uma ilustração do produto, onde constam informações a respeito da capacidade, destaque ao RGB, além das suas especificações. As memórias vêm protegidas por um “blister” plástico que cumpre bem o seu papel de proteger contra possíveis maus tratos no transporte.

biostar ram 3600 1

Em relação ao dissipador, a Biostar optou por um dissipador de alumínio preto com detalhes como linhas em 45º e iluminação RGB, onde o fabricante garante suporte ao “Biostar Sync”, que é o esquema de sincronização do RGB das placas-mãe da Biostar, porém, não existe menção oficial a respeito das placas de outros fabricantes.

Conforme o Thaiphoon Burner, esses módulos são ‘single rank’ e os chips utilizados são os Hynix DJR, sendo os atuais detentores do recorde de frequência em memórias DDR4. Vários outros fabricantes também utilizam esses chips em kits DDR4-5000+, portanto, será bem interessante testar até onde será possível ir, ao menos ao nível de uso diário, com essas memórias.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link é possível conferir a página do produto.

  • Configurações utilizadas:
biostar ram 3600 bancada

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.43O)

RAM: 2×8GB Biostar RGB DDR4 Gaming X 3600 (Obrigado Terabyteshop!)

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Water Cooler da bancada

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 2004 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário das Biostar RGB DDR4 Gaming X 3600 usando o Ryzen 3 PRO 5350G, além da frequência máxima para benchmarks nessa plataforma.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porque isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência e o Geekbench 3.4.2 para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.4GHz com 1.3V.

  • XMP:

Com essa abordagem, foi possível obter estabilidade no TM5 com 4133 MHz usando tensão de 1.5V, o que é um resultado excelente, especialmente considerando o mínimo esforço empreendido para obtenção desse número, porém, é necessário destacar que as latências aplicadas pela placa-mãe foram um tanto quanto relaxadas, o que implica que ainda deve existir margem para ir além ou otimizar o desempenho com ajustes manuais.

  • 24/7 com ajuste fino:
biostar ram 3600 timings 1

Com os ajustes finos, foi possível melhorar consideravelmente vários timings relevantes para o desempenho, chegando a resultados muito parecidos com aqueles obtidos no outro kit equipado com chips Hynix DJR que foi testado aqui na página.

tCL: Para uso diário, foi possível atingir os 4533MHz com CL18 e tensão de alimentação de 1.5V, o que é excelente! Para uso em benchmarks, é possível esticar a corda, afinal de contas, os Hynix DJR costumam escalar bem com tensão extra, indo bem até os 1.8V ou 1.9V, e também com a temperatura, de forma que ao usar CPUs Rocket Lake, juntamente a uma placa-mãe DPC adequada para overclock extremo, é possível ir muito além dos 5000MHz com tCL abaixo dos 20, apresentando excelentes números competitivos com as consagradas Samsung B-Die em benchmarks como o Geekbench 3.

tRCDWR, tRCDRD e tRP: Esses timings não escalam com incremento de tensão e temperatura, ficando por conta do “bin” dos chips utilizados.

tRFC: Esse ajuste parece escalar um pouco com tensão, de maneira que foi possível obter estabilidade a 3800 MHz com tRFC em 500, 4533 MHz em 540 e por fim, carregar o SO e rodar benchmarks em 5000 MHz com 600, porém, sem economizar no VDIMM nesse último caso.

tRC: O tRC é um ajuste importante para obtenção da estabilidade, especialmente com frequências elevadas, sendo necessário jogar um valor acima de 100 para conseguir passar no post com 5000MHz.

Abaixo, os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência, obtidos no benchmark do AIDA64 e também no sub teste de memória do Geekbench 3.4.2, lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para essas amostras, representa algo que pode ser usado diariamente.

Benchmark em frequência máxima:

Visando verificar a frequência máxima para essas memórias em um benchmark competitivo, foi possível atingir 5000 MHz com alguns ajustes extras nos timings e uma “mãozinha” na tensão das memórias. Provavelmente deve existir margem para mais usando refrigeração extrema no 5350G ou um processador Intel de 11.ª geração (Rocket Lake) junto a uma placa-mãe DPC voltada a overclock extremo. De todo modo, por conta do 5350G não apresentar estabilidade além dos 2366 MHz no FCLK, o desempenho não foi dos melhores ao usa-lo assíncrono, perdendo banda e latência, porém, é valido para deixar registrado que as memórias possuem sim, margem para ir adiante.

biostar rgb 5000

Ainda foi possível validar 5090MHz com 1.85V, frequência onde a máquina apresenta estabilidade até para carregar o SO, porém, insuficiente para rodar qualquer benchmark, resetando no mesmo instante. De todo modo, essa é uma excelente marca para memórias cuja frequência padrão é de 3600MHz.

Conclusão:

As Biostar RGB DDR4 Gaming X 3600 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma AMD, funcionando normalmente com XMP, onde ao se fazer overclock com esse ajuste, foi possível obter estabilidade em 4133MHz apenas aumentando a tensão das memórias para 1.5V, o que é uma ótima marca, especialmente considerando o mínimo esforço empreendido para se chegar nesse resultado

Já com o ajuste manual, foi possível obter 3800 MHz 16-21-21-21-40 com tRFC em 500 com apenas 1.4V, o que se mostrou um bom acerto para uso diário nos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, apresentando latência significativamente mais baixa do que os ajustes XMP padrão, enquanto para o ajuste dos 4533 MHz, foi possível melhorar consideravelmente o desempenho otimizando os timings, o que implica que o ajuste automático via XMP, de fato, deixa muita margem para manobra com essas memórias.

Ainda foi possível rodar alguns benchmarks com frequência de 5000MHz, o que é um bom resultado, porém, é necessário destacar que esse provavelmente não é o limite dessas memórias e sim da plataforma, onde a melhor opção para fazê-las decolar são as CPUs Intel de 11ª geração com placas-mãe DPC voltadas a uso em overclock extremo.

Em relação à disponibilidade e preço, nesse momento (22/9/2021), as Biostar RGB DDR4 Gaming X 3600 se encontram restritas aos kit upgrade, porém, é esperado algo próximo dos R$1000 para essas memórias, onde é possível encontrar outros produtos com especificações semelhantes e iluminação RGB por um valor mais camarada, entretanto, cabe ressaltar que a Biostar fez um excelente trabalho nessas memórias e caso elas voltem a aparecer, preferencialmente com um preço mais competitivo em relação a outros produtos similares, certamente elas seriam uma opção a se considerar!

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

2 Responses

  1. Mauricio disse:

    Parabéns pelo review, quem sabe, sabe. To com um kit Teamgroup de 2x16gb 3600mhz vou tentar “afinar” pra ver no que vai dar hehehe

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading