colorful battleax 3200c16 chamada 3
Share

[Review] 2x8GB Colorful Battle-Ax 3200 CL16 – Nanya C-Die

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar um kit de memória da Colorful, pertencente a série “Battle-Ax”, que oferece modelos que vão desde os 2666MHz até 3200MHz com capacidades que variam desde os 8 GB até os 16 GB. As amostras desse teste são dois pentes de 8 GB que podem ser adquiridos separadamente e possuem especificações de 3200MHz 16-20-20-40.

O produto vem em uma pequena caixa retangular com uma ilustração de dois machados de batalha além de uma janela que permite ver o seu conteúdo. A memória vêm protegida por um “blister” plástico que cumpre bem o papel de proteger contra possíveis maus tratos no transporte.

Para essa série, a Colorful adotou um dissipador simples de alumínio com detalhes em relevo e o logo da série “Battle-Ax”. Essas memórias não possuem iluminação.

Ao remover o dissipador, nos deparamos com módulos ‘single rank’ usando chips remarcados pelo fabricante, além do pcb “A2”, o qual tende a ser um pouco mais “amigável” quando operando com frequências realmente altas, claro, isso quando os chips o permitem. Sobre o dissipador, visivelmente faz bom contato com os chips e deve cumprir bem a sua função.

O Thaiphoon Burner identificou esses chips como Nanya C-Die, o que é bem interessante, afinal, essas são as primeiras memórias com esses CIs a passar aqui pelo site.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, eis o link com a página do produto, o qual, curiosamente, afirma que esses módulos são apenas equipados com chips Micron/Hynix, o que como vimos acima, não é verdade (Verificado: 2/5/2021). De todo modo, por não ter especificado uma variante de die e por ser um produto de entrada, isso não chega a ser exatamente um problema, mas cabe deixar o aviso para que nenhum futuro comprador ou proprietário dessas memórias venha se confundir com isso, ou pensar que se trata de um produto falsificado ou fora das especificações.

Configurações utilizadas:

colorful battleax 3200c16 bancada

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.44O)

RAM: 2×8 GB Colorful Battle-Ax 3200 MHz 16-20-20-40 (Obrigado Colorful!)

GPU: NVIDIA GeForce GT210

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Water Cooler da bancada

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 2004 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário das Colorful Battle-Ax 3200 MHz CL16 usando o Ryzen 3 PRO 5350G, além da frequência máxima para benchmarks nessa plataforma.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porque isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência e o Geekbench 3.4.2 para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.4GHz com 1.3V.

  • XMP:

Com essa abordagem, foi possível obter estabilidade no TM5 com 3600MHz e 1.35V, o que é uma marca bastante razoável. Após a instalação de uma ventoinha soprando diretamente sobre as memórias, foi até possível completar o TM5 @ 3733MHz 1.39V, porém, com o teste apresentando um erro intermitente, piorando ao subir o VDIMM além de 1.4V.

  • 24/7 com ajuste fino:
colorful battleax 3200c16 timings

Com os ajustes finos, foi possível chegar aos 3733MHz com estabilidade, completando o teste do TM5 consistentemente, porém, não indo além dessa frequência sem apresentar erros, independente da configuração utilizada. Já sobre os timings, cabem as seguintes observações:

tRCD (RD e WR) e tRP: Esses timings precisaram ser relaxados em relação ao tCL, onde o mínimo para se obter estabilidade a 3733MHz com 19, ou seja, tCL+3. Pode ser que algumas amostras sejam capazes de trabalhar com tRCDWR e tRP iguais ao tCL, porém, tRCDRD abaixo de tCL+3 falhou imediatamente no post. Cabe ressaltar que nas plataformas Intel, o tRCD é unificado, o que implica em ficar limitado pelo maior dentre os dois parâmetros (RD e WR).

Command Rate (CR): Nas plataformas AMD, utilize Geardown sempre ativado, afinal, essas memórias apresentaram instabilidades com 1T ou 2T.

No demais, com exceção do tRFC, foi possível abaixar até os 450, os demais timings não apresentaram muita margem de manobra, apresentando erros ocasionais pelo TM5. Novamente, cabe lembrar que essas memórias não escalaram além de 1.4V, apresentando cada vez mais erros no TM5 ao tentar ir além.

Abaixo, os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência, obtidos no benchmark do AIDA64 e também no sub- teste de memória do Geekbench 3.4.2, lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para essas amostras, representa algo que pode ser usado diariamente.

Nos gráficos abaixo é possível ver os resultados obtidos nos benchmarks:

Conclusão:

As Colorful Battle-Ax 3200CL16 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma de testes, trabalhando normalmente com o perfil XMP. No que diz respeito ao overclock, foi possível atingir a marca dos 3600 MHz com 1.35V e estabilidade apenas utilizando o XMP com os demais ajustes feitos de maneira automática pela placa-mãe, o que é uma marca decente, especialmente se considerarmos a facilidade para sua obtenção.

Ao fazer o ajuste manual, foi possível chegar nos 3733MHz 16-19-19-19-38 1.4V, com uma melhora razoável nos subtimings, o qual permitiu o ajuste do tRFC em 450. Esses chips Nanya C-Die não escalaram além dos 1.4V, apresentando um número expressivo de erros no TM5 ao tentar subir a tensão além desse limite, comportamento similar ao dos chips Samsung C-Die e Micron B-Die 8-Gbit que costumamos ver em kits com especificações semelhantes.

Em relação ao preço (5/2/2022), até o momento, o produto não é vendido na Terabyteshop e nem em outros grandes varejistas aqui no Brasil, ficando difícil dar um parecer nesse sentido, porém, por se tratar de um modelo 3200MHz da linha de entrada do fabricante e sem iluminação RGB, é esperado que tenha custo competitivo em relação ao de modelos com especificações similares que já existem no mercado.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

3 Responses

  1. Deyner Luis disse:

    Olá, só para contribuir com esse review, comprei um kit 2x8GB 3200Mhz 16-18-18-18-36 da Kingston Fury Beast RGB, que vieram com esses chips Nanya C-die, fiquei chateado por não ter dado “mais sorte” porem consegui estabilidade a 3800Mhz 1:1 com 16-19-17-17-36 a 1.40v o que achei uma marca “boa” para o Kit, lembrando que meu processador é um Ryzen 5 5600, com uma B450m Steel Legend, e realmente, elas não escalaram acima de 1.40v e apresentavam mais erros no TM5, o tRFC também consegui deixar nos 450 e sigo fazendo mais testes… muito obrigado pelo review pois me ajudou a entender mais os Chips Nanya e no meu Over, se tiver alguma dica, por favor… um abraço, ahh no ultimo teste de latência com essas especificações que coloquei, bateu 59.5 ns

  2. sameknc disse:

    Eu comprei uma memória da Cuso e veio com Nanya C-Die. Eu queria verificar o clock máximo e estabilizei em 4133 mhz CL 20 e não realizei mudança na tensão. Mantive os 1,35V. Sempre que eu aumentava a tensão, a memória acusava falha no memtest. As minhas latências primárias são 20-22-22-32.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading