rex chamada 2 1
Share

Ajustando e testando a Rampage Extreme – O lendário socket 775 – Parte II

Fala pessoal, beleza?

Na semana passada, foi postado aqui na página a primeira parte da série sobre o socket 775, o qual é considerado “lendário” por muitos por conta da sua longevidade, recebendo várias gerações de CPUs durante a sua vida útil.

Além disso, nesse primeiro artigo, foi apresentada a ASUS Rampage Extreme, que se trata de uma das placas mais desejadas para esse socket, sendo que até hoje, as raras unidades usadas disputadas entre os overclockers, afinal, essa é a placa que domina os rankings de vários CPUs 775, em especial, dos Wolfdale (dual core 45nm).

rampage extreme x48 1

Nessa segundo post da série, vamos tratar sobre alguns dos ajustes disponíveis e seu impacto no desempenho, além é claro, de rodar alguns benchmarks usando refrigeração a água e um E8400 binado!

Sobre a BIOS, muitos talvez não tenham pegado o tempo da interface azul e sem mouse, mas nessa época, as coisas eram desse jeito, afinal, a adoção da UEFI em placas-mãe voltadas ao grande público coincidiu com o lançamento do Sandy Bridge, com apenas alguns poucos modelos de nicho saindo antes com esse recurso, onde podemos citar esse modelo da MSI.

Independente a interface ser ou não “old-school”, as opções de overclock estavam todas ali. Precisa de timings de memória? Temos até os terciários! Ajustes específicos da plataforma? Estão ali! Precisa alterar a tensão da CPU, NB e do que mais for necessário? Checado!

Sendo assim, existem alguns parâmetros que costumam fazer uma diferença a mais nessa plataforma, seja do ponto de vista do desempenho quanto da estabilidade, os quais serão detalhados logo abaixo!

GTL: Esses ajustes se referem a tensão de amostragem dos pinos GTL, onde o GTL0/3 são os pinos do barramento de dados e o GTL1/2 do de endereços, onde a ponte norte também tem o seu GTL. Em overclock, esses ajustes costumam impactar na frequência máxima do FSB, onde CPUs de diferentes gerações e mesmo chipsets costumam gostar de tensões diferentes aqui.

Essas tensões de GTL são derivadas do VTT (FSB Termination Voltage), com valores em uma faixa útil que costuma variar do VTT * 0.57 até VTT * 0.67. De acordo com o TerraRaptor, a REX automaticamente usa o GTL0/2 em 0.65x e o GTL1/3 em 0.67x, onde você pode aplicar offsets para alterar esses parâmetros, cuja tensão pode ser medida em capacitores localizados próximos ao socket. Lembrando que apesar de o cálculo do GTL ser sempre esse, a forma como os ajustes são apresentados podem mudar de placa-mãe para placa-mãe.

Para referência dos valores para cada geração de CPU, essa thread do Xtremesystems e essa do overclock.net são ótimos pontos de partida, porém, é necessário lembrar que podem existir amostras que precisem de um ajuste especifico, então é bom ficar ligado com isso.

FSB Strap to Northbridge: Se você parar para dar uma olhada na lista de CPUs 775 disponíveis, verá que existem modelos com diversas especificações de FSB, como, por exemplo, 800/1066/1333 e até mesmo 1600, os quais, por conta desse barramento ser QDR, esses valores podem ser divididos por 4 para chegar a frequência base.

A REX e várias outras placas 775 oferecem então o ajuste de “strap”, que permite enganar a placa-mãe, fazendo-a “pensar” que está sendo utilizado uma CPU com FSB original diferente. A vantagem disso? Bom, esses straps alteram alguns parâmetros internos do chipset, onde o desempenho tende a ser maior ao se usar um valor menor, porém, isso é mais “agressivo” para a placa-mãe, onde nem todos os exemplares conseguem operar com overclock mais alto no clock base usando um strap mais baixo.

Performance Level: Esse é um dos parâmetros de desempenho mais importantes! O Performance Level é uma espécie de “timing” do chipset, o qual apresenta grande impacto na banda e latência de memória, algo importante, afinal, lembrem-se que essas CPUs não possuem controlador de memória integrado a CPU.

Assim como o strap, esse ajuste também pode limitar a frequência máxima do FSB, sendo necessário relaxá-lo para ir mais longe em alguns casos. Abaixo, é possível ver alguns testes a respeito do impacto desse ajuste, onde foi usado um E8400 @ 4.5 GHz, 500 MHz de FSB, memórias @ 750 MHz 7-7-7-21 e junto do Command Rate em 1T, esse ajuste acabou apresentando impacto considerável na latência, leitura e cópia de memória.

Command Rate: Como foi mostrado acima, o Command Rate apresenta impacto considerável no desempenho com memórias DDR3, então, exceto se o objetivo seja usar quatro pentes de memória ou você disponha de algum kit que não trabalhe bem com 1T, a recomendação é manter 1T.

Apenas fazendo um adendo sobre as memórias, para essa plataforma, use chips Micron D9GTR/GTS/JNL, Elpida Hyper MNH-E/MGH-E ou em último caso, PSC ou Elpida BBSE. Essas são de longe a melhor opção em desempenho e compatibilidade.

Ai Clock Twister: Aparentemente, esse ajuste se refere a algum timing interno do chipset, algo que infelizmente, não tenho como comprovar, porém, nos testes, deixar esse ajuste em “AUTO” ou com os parâmetros mais “fortes”, ocasionou em instabilidades, com a máquina desligando sozinha na hora de carregar o SO, algo que melhorou ao usar o “Ai Clock Twister” em “Light” ou mesmo “Lighter”, então, fica a dica caso alguém esteja passando por problema similar.

  • Configuração utilizada:
rex bancada

CPU: Core 2 Duo E8400

MOBO: ASUS Rampage Extreme X48

RAM: 2x1GB Corsair Dominator “CM3X1G1600C9DHX” rev3.1 1600CL9 1.8V – 2x2GB Corsair Dominator CMG6GX3M3A2000C8 rev 2.1 2000CL8 1.65V

GPU: EVGA GTX 970

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Water Cooler da bancada

SSD: Hyper X 120 GB

Software: Windows XP + Windows 7 x64 SP1 + Cinebench R11.5/R15 e Geekbench 3.4.4

Objetivo dos testes: Usar tudo aquilo que foi explicado anteriormente para obter bons resultados nos benchmarks com overclock em um C2D E8400 binado. Mais detalhes a respeito dos testes estão contidos no texto a seguir.

  • Resultados:

É evidente que uma placa-mãe especial como essa não poderia ser testada com qualquer CPU aleatória, então, para esse artigo, foi escalado o melhor E8400 que tenho em mãos, o qual foi binado entre três exemplares adquiridos no AliExpress, onde esse conseguiu completar o Cinebench R15 @ 5 GHz 1.55V e fazer ao menos 660 MHz de FSB em uma GIGABYTE GA-EP45-UD3R.

e8400 1

Como era de se esperar, ele rodou os benchmarks pesados em 5 GHz com facilidade, completando também o GB3 a 4.8GHz, simplesmente porque esse teste não valida o resultado se aumentar o FSB “on-the-fly”, portanto, foram 4.8GHz direto da BIOS, onde aqui também foi necessário recorrer ao kit 2×2 GB com chips Elpida Hyper, afinal, esse benchmark não completa com apenas 2 GB de RAM.

O plano era rodar também os clássicos como o SuperPI, Pifast e wPrime, os quais vão bem no Windows XP, porém, a placa estava apresentando comportamento um tanto anômalo ao tentar carregar esse SO, desligando no processo, de forma que só foi possível rodar o SuperPI 1M @ 4.9GHz uma vez, porém, ao menos obtendo um ótimo tempo como resultado.

Além disso, foi possível validar 5104.29 MHz nesse E8400, uma marca que permanece inalcançável sem o uso de refrigeração extrema em muitas CPUs modernas! 😀

  • Conclusão:

Apesar da Rampage Extreme ser uma placa antiga, não faltam opções para overclock e ajustes que impactam diretamente no desempenho da máquina, aliás, esse é um dos motivos dessa placa ser procurada até hoje pelos overclockers, é simplesmente divertido, desafiador e recompensador mexer com isso!

Sobre os resultados obtidos, o E8400 completou vários benchmarks a 5 GHz na água com os “pés nas costas”, obtendo números bastante expressivos para um “dual core” antigo como esse, o que, novamente, deixa claro o porque muita gente até hoje guarda certo carinho por essa plataforma e pelos lendários “Core 2 Duo”. Novamente, fica aqui o agradecimento ao Kona64, pois essa série não teria saído do papel se não fosse por ele.

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

1 Response

  1. Paulo De Bortolli Jr disse:

    Vai fazer um overclock em um QX9770? eu to louco pra fazer no meu, mas não sei nada sobre

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading