Overclock no FX-8320E – Primeiras impressões

Fala galera, tudo jóia?

Por esses dias botei minhas mãos em um FX-8320E, trata-se de um CPU octa-core com TDP de 95W e que por isso recebe a designação “E” no final do nome. Esse CPU tem clock base de 3.2GHz e turbo de 4GHz, enquanto o FX-8320 125W tem clock base de 3.5GHz e turbo de 4GHz.

Aparentemente esses chips “E” não tem nada demais além do TDP/Clock um pouco mais baixo que as suas contrapartes de 125W e o preço um pouco menor, não seria nada demais se eu não tivesse colocado um aparentemente ali no começo… Deixa eu contar um segredo que não é tão secreto assim, vejam esse post do The Stilt no XS:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?289461-A-little-birdie-told-me&p=5237937&viewfull=1#post5237937

É um post de 2014 falando da “nova” sub-revisão do Vishera e de suas vantagens sobre o die antigo, em resumo são essas diferenças:

– On average 18% less leakage*1 (0-38%) for FX-8370
– On average 53% less leakage*1 (14-106%) for FX-8370E
– Up to 300MHz higher overclocking margin *12
– 100mV less voltage required for the same clocks on average *1

Na época esses dies C0k estavam restritos a FX-8370/FX-8370E e talvez ao FX-8320E, só que o tempo passou e todos CPUs FX fabricados em 2015 usam esse die “novo”.

O “real deal” é o seguinte: Se você pretende comprar um FX pra usar diariamente no ar/água com overclock os CPUs “E” tendem a ser uma melhor opção por terem menor leakage e isso implica em menor dissipação de calor/consumo que um chip High Leakage para o mesmo clock/tensão (e até mesmo para clock/tensão maior!). Se for comprar o FX pra usar com OC Extremo, pegue um exemplar “regular” mesmo que provavelmente vai ser melhor (ps: Isso não significa que não irei testar esse FX com LN2 um dia… 😉 ) .
Não custa avisar que se você for um cara extremamente azarado pode pegar um exemplar ruim e de qualquer jeito não vai conseguir nada que preste. 😀

Outra coisa que tem que ficar bem claro: TODO, sim eu disse TODO AMD FX para desktop vem com multiplicador destravado!!! Não acreditem em reviews que não tem nem noção do hardware que estão testando e saem falando besteira do tipo “não testamos overclock no 8370E porque ele é travado e de qualquer jeito esse não é o diferencial do modelo” sendo que esse é provavelmente o melhor modelo de FX para se comprar se tiver com overclock no ar/água em mente.

Sobre a embalagem do CPU, menção honrosa pro texto da caixa, que está praticamente implorando pra você fazer overclock no CPU e rodar isso @ 5 GHz. Sem a menor dúvida trata-se da embalagem de CPU mais entusiástica e otimista que já vi na vida! (e eu gosto disso 😀 )

Já essa porcariazinha abaixo é o coolerbox 95W, sim, é praticamente o mesmo que vinha nos antigos Athlon II X2… Pois é, e depois falam que FX é quente hehe

IMG_0285

Mas na realidade é que com o CPU em stock esse cooler certamente deve dar conta, no entanto, o mesmo não deve ser nada silencioso em full-load e as temperaturas devem ficar próximas do limite sendo fortemente recomendado substitui-lo para preservar a sanidade mental melhor conforto acústico. 

Esse meu FX-8320E é de fabricação bastante recente, 20ª semana de 2015 e isso corresponde mais ou menos no final de Abril… Certamente esse CPU usa um die C0k e o seu VID padrão é de apenas 1.137V. 🙂

IMG_0287

Bom, vamos aos resultados! A configuração que usei nos testes é a seguinte:

MOBO: ASUS M5A99X EVO R2.0

RAM: 2x4GB Avexir Core Series MPower DDR3-2400CL10 (Hynix CFR)

VGA: MSI Radeon R9 380 Gaming 2G

SSD: PNY Optima 60GB

PSU: Antec Neo Eco 520W

CASE: Corsair 300R Windowed

Cooler: Antec Kühler 620 modificado com radiador Magicool 240mm, montado do lado externo do gabinete.

Segue na galeria abaixo as configurações da UEFI que estou usando diariamente, como podem ver, o CPU está @ 4.7GHz, PCI-E @ 110MHz. RAM @ 22XX com timings mais apertados em relação ao que seria o stock dessas memórias e configurações do VRM (DIGI+) ajustados manualmente.

Esse CPU se mostrou promissor sendo que é possível buscar a estabilidade pra uso diário em algo como 4.8GHz abaixo dos 1.45V! O problema é que o meu Kühler 620 parece não estar rendendo como deveria a as temperaturas em full ficam mais altas que o esperado (65ºC+ no HWMonitor e 50ºC+ atrás do socket, sendo que essa leitura foi obtida com o uso de um termopar) e isso está me segurando de rodar esses benchmarks com clocks mais agressivos ou mesmo buscar uma validação mais alta que a do finado FX-8320 125W. Apenas para constar do porque eu estar suspeitando de que esse WC estar com algum problema, o finado 8320 125W @ 4.7GHz 1.42V rodava abaixo de 60ºC usando esse mesmo WC.

cinebench_r15

Além desse Cinebench também rodei o 3DMark Firestrike, que me rendeu um inesperado 2º lugar na categoria da R9 380. Abaixo a diferença que cerca de 200MHz a mais no CPU fez no score final:

E por enquanto é isso, preciso antes re$olver o problema desse watercooler para apresentar mais resultados… Postarei algo quando tiver mais novidades nesse sentido. 😉

EDIT 18/03/2016 – 15:36 : Aos que se interessarem, tem um novo post com mais testes usando um kit de WC adequado, segue link: https://theoverclockingpage.wordpress.com/2016/03/06/amd-fx-8320e-watercooler-overclock-e-resultados/

EDIT 18/06/2017 – 18:00 : Resultados desse CPU no LN2 aqui: https://theoverclockingpage.wordpress.com/2017/06/17/amd-fx-8320e-ln2-e-resultados-finais/

 

10 comentários Adicione o seu

  1. Bruno Alexandre Britto Barros disse:

    Cara tenho uma M5A97 EVO 2.0, apesar de ser 970 segundo o site da ASUS tem as mesmas especificações de VRM e suporte a potência que a 990X. A Configurações de BIOS Setup são identicas inclusive. Sabe dizer se é seguro para minha placa um overclock do nível do seu? Meu Fx 8320E também apresenta boa estabilidade, testei usando turboCore com 4700.

    Curtir

    1. Olá Bruno,

      A placa suporta isso sem problemas, só coloque um fan soprando no dissipador do VRM por questões de segurança, eficiência e estabilidade.

      O que você deve atentar é pra refrigeração do CPU, vai precisar de no mínimo um air cooler high-end (Noctua NH-D14, Prolimatech Megahalens e afins) para esse clock.

      Curtir

      1. Bruno Alexandre Britto Barros disse:

        Eu já uso um ICE Age antigo Prima Boss II, para aqui em Salvador BA Temp Amb de 30C, consegui estabilidade a [email protected] 8 Cores. Mais que isso fiquei com medo por causa do VRM da placa e do limite do AirCooler mesmo para os padrões de onde moro. Estou migrando pra uma solução WC Custom montada em radiador de carro com bomba de 1L/h de Aquário, [email protected] segundo meu cálculos de potência relativa já resultam em 144W por isso meu receio em relação ao VRM. Com 4700MHz tem 177W !

        Curtir

  2. Willian disse:

    Olá, td bem? eu tenho um fx8320e onde não possuo muita experiencia com OC, e gostaria de saber se compensa fazer um OC para uso diário, possuo um Air Cooler grande, porem já tentei fazer o OC e sempre fica instável a qualquer configuração com temperatura quase a 70º, hoje sem OC já beira os 65º ao uso em games. Grato.

    Curtir

    1. Olá Willian,

      Qual o resto da sua configuração? Preciso saber qual a sua placa-mãe para tentar te ajudar melhor…

      E qual foi o clock e vcore usados nessa tentativa que terminou com instabilidade?

      Curtir

  3. Luiz Zaparoli disse:

    Eu fiz um OC no meu FX 8320e, pesquisei na internet um vcore pra ele ficar estável à 4.0Ghz, o Vcore que falaram é 1.225, como minha Placa Mãe é uma MSI 970a G43 Plus, o aumento de voltagem é em +0.000000 e lá vai número, eu aumentei 0.090000+ e não ficou estável, então mudei pra aumentar mais o vcore, e agora tá 1.33, achei alto.

    Curtir

    1. Lembrando que cada CPU é único, essa tabela ai é valida somente pro sample do Anandtech e talvez pra outro exemplar do mesmo lote.
      Isso é o tipo de coisa que tem que testar por você mesmo, não tem jeito. :/

      Curtir

  4. renatochk disse:

    Olá, boa tarde! Tenho um 8320e com uma gigabyte 970a-ds3p, estou com dificuldades de mecher nos multiplicadores, pois os mesmos estão travados, acontece o msm com o vcore, podem me ajudar com isso? Já desativei o turbo core e mecho em todas as opções q o pessoal manda no passo a passo pra overclock, porém n conssigo mecher nos multiplicadores nem no vcore, as mobos anteriores q tive fazia isso tranquilamente, essa é a primeira q n conssigo fazer isso, até pensei q era o fato do meu 8320e ser “bloqueado” ou algo assim, por favor alguém q te ver experiência com essa plataforma me dê uma luz!

    Curtir

    1. Man o meu aqui mecho de boa, deve ser a tua mobo que ta bloqueando isso, a minha eh uma ASUS M5A 78L-M

      Curtir

  5. Joel katsumata disse:

    Otimo post, curti muito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s