sjs rx 580 chamada 6
Share

Review – SJS RX580 2048SP – Mais uma GPU baratinha do AliExpress – 98% Nova ou 100% Usada?

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar a SJS RX580 “2048SP”, que se trata de mais uma dessas GPUs baratinhas do AliExpress, onde essa placa em especifico é equipada pela GPU Polaris 20, só que com 2048 SPs ativados, igual a RX570.

Da embalagem, diferente das outras GPUs de marcas chinesas que já passaram por aqui, a caixa da SJS é caracterizada, onde é possível ver em destaque o logo da “fabricante”, além de um “RADEON” escrito com fonte diferente do padrão, já na parte traseira, existe destaque a alguns features, como suporte VSR, GPU fabricada em 14nm, Eyefinity e até mesmo o Radeon Software.

Os único acessório que acompanha o produto é um folheto com algumas informações. A placa vem protegida por saco anti-estático e espuma, o que certamente é suficiente para proteger a “estrela principal” de possíveis infortunios durante o transporte.

O cooler utilizado é uma unidade 2 slots com dois fans de 90mm e não possui ilumininação de qualquer natureza. O comprimento da placa é de cerca de 23 cm, o que não deve ser problema para a maior parte dos gabinetes disponíveis no mercado.

O TDP é de 120W e ela utiliza apenas um conector de força de 8 pinos, posicionada na extremidade do PCB.

No espelho traseiro, a SJS optou por oferecer 3x Displayport, 1x HDMI e uma DVI, o que é muito bom! Destaque positivo para o acabamento do espelho traseiro, que foi pintado de preto nessa placa.

sjs rx 580 3

Sobre a garantia, segundo o anuncio no AliExpress, é de 1 ano e a SJS optou por não colocar nenhum lacre nos parafusos do cooler, o que faz sentido, afinal, como será mostrado e explicado logo adiante, essa placa é usada, algo que não fica exatamente claro no anuncio, que não diz nada sobre as condições do produto.

A respeito do dissipador utilizado, o fabricante optou por um design usando dois heatpipes de contato direto com a GPU, onde essa base também faz a dissipação de calor das memórias, cujo contato é feito usando “thermal pads”.

Sobre o PCB, como foi dito anteriormente, ele é bastante compacto e na parte da frente é possível ver a GPU Polaris 20 XL com os oito chips de memória GDDR5, o VRM de seis fases para a GPU, uma fase para as memórias e o conector de força.

sjs rx 580 6

A GPU Polaris 20 é fabricada pela Global Foundries usando o processo 14 nm da Samsung, a qual foi licenciada para uso da GloFo e possui die size de 232 mm². No caso da unidade testada, o chip possui código 215-0910066 e foi fabricado na 37ª semana de 2017, ou seja, trata-se de um exemplar obviamente usado e talvez um surrado sobrevivente de pelo menos dois “surtos” de mineração.

sjs rx 580 gpu

Em termos funcionais, a variante do Polaris 20 utilizado aqui é a XL, que vem com 32 Compute Units, o que corresponde a 2048 SPs ativados, 128 TMUs e 32 ROPs. É importante destacar que essa é a mesma especificação das RX470/570, onde essa RX580 2048SP trata-se de um modelo exclusivo para o mercado chinês, onde as RX580 vendidas no ocidente vem com todas as 36 CUs (2304 SPs) ativadas.

polaris20 die shot
Fonte: Fritzchens Fritz

Os chips de memória GDDR5 são os Hynix H5GC8H24AJR com densidade de 8 Gb, onde foram utilizados oito desses chips em um barramento de 256-bits perfazendo um total de 8 GB de memória.

Diante das atuais denuncias de que alguns vendedores chineses estariam pintando chips de memória usados para darem a falta impressão de que se tratam de componentes novos, foi feita uma raspagem na superficie de um dos chips, o que no caso dessa RX 580, não evidenciou nenhuma maracutaia desse tipo.

sjs rx 580 dram 1

Mas não se enganem, essa é uma placa usada e se o aspecto e data de fabricação da GPU não são evidencias suficientes, existe poeira escura acumulada perto de alguns componentes, algo que obviamente não acumularia apenas durante o tempo de teste, o que indica que o vendedor pode até ter feito um trabalho razoável de limpeza, ou talvez até trocado o cooler por um novo, mas essa é uma prova definitiva de que estamos diante de uma placa usada.

sjs rx 580 uso

Sobre o VRM da placa, são 6 fases para a GPU, onde foi adotado o controlador uP9505.

Já a respeito do estágio de potência, os mosfets utilizados são os Magna Chip MDU1514 (high side) e MDU1511 (low side), onde os MDU1514 suportam uma corrente máxima de 53A @ 70 °C e possuem um Tr (tempo de subida) de 11.5ns e Tf (tempo de queda) de 8.3ns, o que é decente para um mosfet discreto. Já os MDU1511 apresentam rds(on) @ Vgs = 10V de 2.4mΩ, o que a nível de componente, é até decente, porém, assim como acontece na RX 480 de referência, foram utilizados apenas um mosfet de baixa por fase, o que pode comprometer um pouco a eficiência do conjunto.

Em relação a dissipação de calor das fases da GPU, considerando uma frequência de chaveamento de 300KHz, Vgs de 10V e tensão de saída de 1.15V, para uma carga de 105A (RX 580 em stock) ele deve dissipar cerca de 12.73W, com 120A (RX 580 em overclock usando o power limit padrão e sem overvolt) cerca de 15,40W e por fim, 162A (Limites de TDP “liberados” e overvolt) 23W.

Feitas as apresentações, vamos às configurações utilizadas e aos resultados!

Configurações utilizadas:

CPU: AMD Ryzen 7 7700X (Obrigado AMD!)

MOBO: GIGABYTE B650M Aorus Elite AX (UEFI F3c)

RAM: 2x8GB Jazer DDR5-5600CL40 (Hynix M-Die)

VGA: SJS RX 580 ‘2048SP

STORAGE: SSD Xraydisk 240 GB + Kingston UV500 960 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

SOFTWARE: Windows 11 (Adrenalin 22.11.2), GPU-Z 2.52.0, 3DMark, Blender 3.4.1, Unigine Superposition, Shadow of Tomb Raider, Cyberpunk 2077 v1.61

EQUIPAMENTOS EXTRAS: FLIR One LT e termometro GM1312.

Objetivo dos testes:

Avaliar como a SJS RX 580 ‘2048SP’ 8 GB se sai com a solução de refrigeração padrão, desempenho em alguns jogos e por fim, seus resultados em benchmarks competitivos. Explicações acerca da metodologia adotada ou de como os testes foram conduzidos estão contidas nos textos que acompanham os resultados a seguir.

Resultados:

Primeiramente, vamos ver como o sistema de refrigeração da RX 580 se sai. Para fazer todos esses testes, foi utilizado o Unigine Superposition no preset “1080p High”, que é um benchmark suficientemente longo (cerca de 3 minutos de duração) e que simula bem uma carga de “uso real” do GPU, em outras palavras, não é um “power virus” como o Furmark que estressa a VGA a níveis irreais e normalmente faz a placa entrar em throttling por comando do ‘driver’. Para esses resultados, o ‘driver’ foi mantido nas configurações padrão e o Ryzen 7 7700X estava rodando em stock com as memórias em 5600 MHz XMP.

Temperatura/FLIR:

No gráfico abaixo, temos os resultados obtidos para diferentes configurações de clock e rotação do fan, onde a temperatura ambiente no dia dos testes foi de 27,3ºC sendo essa informação de suma importância para a interpretação dos resultados e mesmo para quem quiser ter uma ideia dos deltas.

Os testes foram conduzidos com a placa completamente em stock, stock com FAN @ 100% e PL +50%, que é o máximo permitido para essa placa sem modificações, overclock com FAN @ 55% e 100%, onde os 55% foram escolhidos por conta do nível de ruído ainda ser aceitável para uso diário com esse parâmetro.

Também é importante ressaltar que esses testes aqui foram todos conduzidos em bancada e que a temperatura “ambiente” dentro de um gabinete tende a ser maior que a temperatura ambiente de fato, o que é um detalhe importante caso alguém venha a tentar reproduzir os resultados aqui apresentados.

sjs rx580 temperaturas

Dos resultados acima, é possível verificar que a solução de refrigeração original da placa foi capaz de entregar ótimo desempenho em qualquer uma das situações testadas, apresentando no pior cenário 66 °C para a GPU, o que ainda é muito bom, com boa margem para dias quentes.

Para validar a temperatura das memórias e VRM, foi utilizado a FLIR One LT e como é de praxe, foram registradas as temperaturas na parte de trás do PCB. Em ambos os casos, as imagens foram capturadas no último loop do Unigine Superposition com a placa no “pior caso testado com overclock”, que foi com FAN @ 56% e overclock. A temperatura ambiente no momento desses testes foi de 27 °C.

Com a placa trabalhando nessas condições, foi verificado uma máxima de 59,7 °C para o VRM e 61,3ºC para as memórias, porém, existe um hotspot aparentemente próximo da GPU, o qual está claramente influenciando na temperatura do chip de memória localizado entre a GPU e o VRM, onde essa região chega a superar até mesmo os 80ºC, o que não chega a ser um problema critico, mas pode limitar o overclock ou ser alvo de preocupações nos dias mais quentes.

Temperatura/Frequência:

Na galeria abaixo, é possível verificar comportamento detalhado da placa em termos dos clocks e temperaturas ao longo do benchmark:

Em stock, a RJS RX 580 é limitada pelos 120W do TDP padrão, com a frequência da placa apresentando oscilações em stock, algo que pode ser prontamente resolvido ao se aumentar o Power Limit, sem a necessidade de se fazer maiores modificações na placa para driblar essa limitação.

Benchmarks:

Sobre os benchmarks, foram escolhidos o Blender, Cyberpunk 2077, Shadow of the Tomb Raider (SOTTR) e o Unigine Superposition 4K, ou seja, uma aplicação profissional, dois jogos com suporte as ultimas tecnologias e um benchmark sintético.

  • No Blender, foi utilizado o demo do BMW, onde apenas como referencia, foi incluso o resultado do i9 12900K em stock.
  • No Cyberpunk 2077, foi utilizada a versão 1.61 do jogo, rodando em 1080p com o preset “High” com testes sem FSR 2.1 ativado e outros com FSR no modo “Qualidade” ativados.
  • Para o SOTTR, foi utilizada a ferramenta de benchmark inclusa, em 1080p + preset “High” + TAA.

Resultados:

Sobre o desempenho apresentado, a RX 580 apresentou números até que “saudáveis” para uma GPU lançada em 2016, sendo suficiente para empurrar até mesmo o Cyberpunk 2077 em 1080p High, claro, ainda que nesse caso tenha sido necessário um “empurrãozinho” do FSR 2.1 para garantir taxa de quadros sempre acima dos 30 fps.

A respeito dos ganhos com overclock, ficaram ali na casa dos 10%, o que é excelente se considerarmos que para isso, só foi necessário aumentar o Power Limit e testar o máximo que a GPU foi capaz de segurar com estabilidade com os 1.15V padrão.

Benchmarks competitivos:

sjs rx 580 bancada oc

E por fim, sobre os resultados obtidos nos benchmarks competitivos, além da refrigeração da GPU, que foi substituida por um WC Custom, e do VRM, que foi feita uma gambiarra com um dissipador de VRM vindo de uma ASUS P5E, teve também biosmod para dobrar o TDP da placa, que foi liberado para 240W e timings “tunados” para as memórias, algo bom para extrair até a ultima gota de sangue no desempenho e fazer bonito no ranking do HWBOT.

Caso tenha interesse em ver como isso foi feito e a obtenção dos resultados abaixo, é recomendável se inscrever lá no The Overclock Channel, que é o nosso canal no YouTube, onde temos versões em vídeo dos artigos postados aqui no site e também lives com testes, incluindo o dessa RX580.

Conclusão:

Diante do apresentado, foi possível chegar nos seguintes pontos:

A SJS RX580 2048SP se mostrou uma placa decente do ponto de vista do sistema de refrigeração, o qual apresentou excelente desempenho, no caso, em stock com o fan na configuração automática, a temperatura da GPU ficou nos 62 °C, enquanto com o overclock e fans travados em 55% foram reportados 66 °C e olha que a temperatura ambiente era de 27,3ºC, o que garante que dentro do case ou em dias quentes, tudo continuará tranquilo nesse sentido.

No que diz respeito a temperatura do VRM e memórias, com exceção de um hot spot localizado entre o VRM e a GPU, algo que aparentemente afeta negativamente a temperatura do chip de memória posicionado ali naquela região, tudo tranquilo, com o VRM não excedendo os 60ºC e as demais memórias ficando abaixo dos 62ºC, onde mesmo essa próxima do hot spot ainda fica dentro dos limites.

Sobre a construção os componentes utilizados, a SJS, se é que foi ela quem produziu essas placas, optou por ir por um caminho seguro e “reaproveitou” partes do design de referência das Polaris, onde por exemplo, o VRM da GPU é identico ao adotado na RX 480 ref.

Já sobre os componentes, apesar do vendedor não ter feito qualquer menção a respeito da condição de uso da placa, ela é usada, onde inclusive, é possível ver sinal de poeira em alguns pontos do PCB e a GPU é fabricada na 37ª semana de 2017.

“Ah, mas então o vendedor foi omisso?” Talvez, mas é necessário esclarecer que virtualmente todas essas RX580 do AliExpress são na verdade usadas, na melhor das hipóteses, remanufaturadas, onde nesse ultimo caso, é utilizado um novo PCB, porém, com GPUs e até mesmo memórias reaproveitadas, o que realmente não muda muita coisa sobre a placa ser usada, afinal, a GPU é o componente mais caro ali e ele foi reaproveitado, logo, usado.

A respeito do desempenho, apesar das GPUs Polaris terem chegado ao mercado em 2016, mesmo em 2023 elas conseguem quebrar um galho para 1080p, servindo muito bem para títulos de e-sport e até títulos AAA, ainda que nesse caso, talvez seja necessário sacrificar detalhes ou lançar mão do FSR.

Os ganhos com overclock acabaram ficando ali na casa dos 10%, o que é muito bom se considerarmos que para isso, não foi necessário fazer nenhuma modificação na placa, apenas achar o seu limite usando as configurações disponíveis no driver.

Nos benchmarks competitivos, as placas dessa geração são sempre bastante divertidas de se testar, afinal, existe grande flexibilidade nos ajustes disponíveis com biosmod, sendo possível alterar o TDP a vontade, timings de memória, tensão da GPU e etc, o que aliado um sistema de refrigeração mais robusto, pode garantir algumas boas horas de diversão aos entusiastas de plantão.

A respeito do preço, SJS RX580 2048SP pode ser encontrada no AliExpress por cerca de R$444 (29/01/2023), o que é um preço bastante razoável perante o desempenho, porém, é necessário se atentar a alguns pontos:

  1. Você vai estar comprando uma placa de vídeo usada e que potencialmente foi “explorada” em dois ciclos de mineração distintos e ainda que o PCB seja novo (e no caso dessa placa da SJS, não é), a GPU muito provavelmente já foi bastante “surrada”.
  2. As RX580 vendidas no ocidente possuem 2304 SPs, onde essas com 2048 SPs são destinadas ao mercado chinês e na real, são comparaveis as RX570 vendidas por aqui.

Feitas essas considerações, se você tiver plena ciência de que estará comprando um produto usado, em alguns casos, surrado, então, a SJS RX 580 2048 SP pode até ser considerada uma alternativa interessante, afinal, dificilmente você conseguirá encontrar algo melhor por esse valor.

Outro ponto importante é que por se tratar de um produto importado, o valor final pode ser maior por conta da incidência de impostos e taxas adicionais, além da garantia, que ao menos no papel é de 1 ano, porém, na prática, pode não ser tão simples assim de ser acionada, de forma que é melhor nem contar com isso.

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

6 Responses

  1. Joao Victor. disse:

    Olá, pretende fazer mais reviews de placa do ali? amei esse artigo!

  2. No texto o valor de overclock está a 1350mhz, já nas fotos está a 1550mhz, qual o valor correto? e teriam algum tutorial de overclock?

    • Olá Ronin,

      Os dois estão corretos.
      1350MHz foi a frequência usada nos testes mais “civis”, voltados a uso diário.
      1550MHz foi o máximo para os benchmarks competitivos, com biosmod, overvolt mais agressivo, watercooler custom com radiador triplo e por aí vai.

  3. agails disse:

    Ótimo review Giancarlo, muito bem escrito e muito bem organizado parabéns! Acabei de comprar uma placa dessas para a minha filha, assim que chegar vou realizar os testes, você indica usar o Driver mais atualizado ou o que você usou nos testes?

  4. Marco Antonio Ferreira disse:

    Giancarlo bom dia, comprei a minha placa dia 08/04/23, que diferente da que vc testou, a minha tem 3 display port e 1 hdmi, mas de resto é igual a configuração. Estou usando ela a uns dias, e já notei que após algumas horas, ela desliga e reinica o pc. Não sei se atualizar a bios dela resolveria esse problema. Olhando a placa através do gpu-z, ela nos leva ao site do techpowerup mostrando a bios instalada, mas no mesmo site, indo na opção “bios collection” a placa da sjs só aparece escolhendo a opção “undefined” e lá tem uma bios mais recente, porém a memória é samsung, e a nossa é SKhinx, teria problema em colocar essa bios?

  5. Rafael disse:

    Dono do artigo por favor em envia a BIOS original coloca num site e faz o upload tô precisando muito amigo obrigado agradeço e a mesma placa da minha

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading