2 0
Share

Review – Solidigm P44 Pro 2TB – Um novo duelo de Titãs!

Hoje, testaremos um SSD NVMe da fabricante norte-americana, do segmento topo de linha, modelo P44 Pro. Neste teste, constataremos o modelo de 2TB que a Solidigm nos enviou.

Para quem se lembra, há alguns meses analisamos um excelente SSD topo de linha da SK Hynix, o Platinum P41 2TB, que no momento de seu lançamento poderia ser classificado como o SSD PCI-E 4.0 mais rápido e eficiente do planeta.

Ele vem no formato M.2 com barramento de 64Gbps, ou seja, 4 linhas PCIe 4.0, protocolo NVMe 1.4 e capacidades que variam desde 512GB até 2TB apenas, sem versões de 4TB. Seu preço geralmente se encontra próximo dos US$215, sendo bem abaixo do Platinum P41 e seus U$260. Outro ponto positivo, é que a Solidigm comercializa este SSD em mais regiões que a SK Hynix, entretanto, ainda não o encontramos no Brasil.

Front

Especificações do SSD

A seguir, informações um pouco mais detalhadas sobre o SSD que será testado (unidade de 2TB):

Solidigm P44 Pro Especificacoes

Como podemos observar, tanto este SSDs quanto os Platinum P41 da SK Hynix possuem configurações idênticas, pois este produto é literalmente um Platinum P41 com nome “Solidigm” e um preço bem mais agressivo. Mas será que este corte de preço afetou o desempenho? Veremos!

Softwares do SSD

A Solidigm oferece softwares para seus SSDs, o Soligidm Synergy™ Storage Tool,o qual permite gerenciar seus SSDs, checar informações do Smart do SSD, realizar Secure Erase, o que é bem prático, sem ter a necessidade de ter de usar programas de terceiros e por fim, permitir atualizações de Firmware.

Mas o que realmente chama a atenção é que a Solidigm oferece um “NVMe Driver” customizado para seus SSDs, que eles afirmam oferecer um maior desempenho. Nós testamos o SSD sem o driver e com o driver instalado. Veremos no decorrer da análise se isso realmente fez alguma diferença.

Instalação Driver NVMe

Agora, vamos mostrar o procedimento para instalar este driver NVMe caso alguém possua este SSD, o qual não é possível de se usar com outros SSDs. Pode-se utilizar este driver sem problema algum, entretanto, a Solidigm afirma que não é possível removê-lo.

Step 01
1º Passo – Ir ao site da Solidigm P44 Pro

Após nos dirigirmos para o site da Solidigm, devemos selecionar a aba de Drivers e downloads.

Step 02
2º Passo – Escolhendo o Driver NVMe e os softwares de gerenciamento

Agora, conseguimos baixar tanto o driver customizado quanto as ferramentas de gerenciamento de SSD e de atualização de software.

Step 03
3º Passo – Selecionando o Driver NVMe correto

Após determinamos exatamente o uso do SSD, que neste artigo seria para simular um cenário convencional, nos dirigimos para a aba “ Soldigim Storage Driver For Client SSDs” e baixamos o arquivo em extensão zip.

Captura de tela 2023 03 22 224543
4º Passo – Executável Solidigm

Após baixarmos seu arquivo e extrairmos, devemos executar o arquivo “.exe” que é o instalador do driver.

Captura de tela 2023 03 22 224600
5º Passo – Primeira etapa de instalação

Nesta primeira tela do programa, a Solidigm sugere que feche todos os programas e tarefas que estejam rodando em segundo plano para então prosseguir com a instalação.

Captura de tela 2023 03 22 224621
6º Passo – Aviso

Como havia mencionado, a Solidigm informa que este driver não poderá ser removido, apenas através de uma instalação limpa do OS que ele seria removido.

Captura de tela 2023 03 22 224647
7º e último Passo – Aguardar término da Instalação.

Logo após o seu término, é de bom-tom a reinicialização do computador.

Unboxing

O SSD vem em uma caixa preta com uma foto do PCB do SSD contendo uma faixa roxa e o nome e modelo do SSD junto de sua densidade, enquanto na parte traseira, vemos apenas poucos detalhes do produto como seu número de série dentre outros.

Ao abrirmos a caixa o SSD, ele vem entre 2 camadas protetoras de plástico, acompanhado junto de seu manual.

Como podemos ver, todas as unidades do P44 Pro são Single-sided, ou seja, em seu PCB traseiro não há componente,s facilitando o uso em laptops e consoles, evitando uma maior dissipação de calor em ambos os lados do PCB.

Vemos também o seu imenso controlador, 1 módulo DRAM Cache junto de 2 NAND Flashs, e ao contrário de vários SSDs, não vemos 1 chip PMIC, mas diversos “Load switches” espalhados ao redor do PCB para fornecer alimentação para as demais Rails do SSD.

Controlador

O controlador do SSD é o responsável por fazer todo o gerenciamento de dados, over provisioning e garbage collection, dentre outras funções que ocorrem em segundo plano. E, é claro, faz com que o SSD tenha um bom desempenho.

SSD Soldigm P44 Pro 2TB Controlador

Este SSD da Solidigm usa um controlador High-end desenvolvido pela própria SK Hynix, apelidado de “Aries“, o ACNS075 PCH631 é um controlador com arquitetura ARM com 4 núcleos de processamento, sendo 2x o número de núcleos de seu antecessor, o SSD SK Hynix P31 Gold.

Infelizmente, a SK Hynix não divulga informações sobre o controlador, provavelmente seus núcleos de processamento sejam Cortex-R5 já que eles foram desenvolvidos para este tipo de tarefa, embora, pelo seu tamanho, é possível que eles também usem núcleos Cortex-R8, como o Silicon Motion SM2269XT e o novo monstro da SMI, o SM2264.

É informado que, este controlador possui 8 canais de comunicação e “possivelmente” suporte para 4 comandos “chip enable” por canal, permitindo desta forma se intercalar com até 32 Dies com barramento de até 1600 MT/s. Além disto foi utilizado um processo de fabricação de 12nm.

DRAM Cache ou H.M.B.

Todo SSD topo de linha que visa oferecer um alto desempenho consistente necessita de um buffer para poder armazenar suas tabelas de mapeamento (Flash Translation Layer ou Look-up table). Com isso, ele consegue ter desempenho aleatório melhor e ser mais responsivo.

SSD Soldigm P44 Pro 2TB DRAM Cache

Este SSD de 2TB utiliza um C.I. como DRAM Cache, sendo este modelo, “H9HCNNNBKUMIXR-NEE”, que é um chip do tipo LPDDR4 com 16Gb de densidade (2GB), optaram em utilizar estes módulos LPDDR4 que são facilmente encontrados em smartphones para que ele conseguisse aumentar sua eficiência energética, porém, infelizmente, não foi possível detectar a frequência e latência deste C.I.

E novamente, podemos constatar que é o mesmo modelo de DRAM Cache do que foi utilizado no SK Hynix Platinum P41 de 2TB.

NAND Flashs

Com relação a seus circuitos integrados de armazenamento, o SSD de 1TB possui 4 chips Nand flashs marcados como “H25T3TCG8CX590” ou “H25T3TCG8C-X590”. Tratam-se de Nands da fabricante norte-americana SK Hynix, modelos 4D TLC V7 sendo neste caso dies de 512Gb (64GiB) contendo 176-Layers de dados.

SSD Soldigm P44 Pro 2TB NAND Flash

Cada um desses dies oferecem um throughput de até 168 MB/s com latência de 50 µs em sua leitura (tR) e em sua programação efetiva, uma média de 380 µs (tPROG).

Algo curioso é o fato da SK Hynix anunciar suas NANDs como “4D TLC“, o que não tem a ver com a “quarta dimensão”, e sim com o fato deles utilizarem o Circuito de periféricos como Page Buffers, abaixo do array de células, o que se chama PuC (Peripheral Under Circuitry).

Se repararmos bem, cada die oferece um throughput teoricamente até maior que as Micron B47R que até o momento eram os melhores Dies TLC no quesito de largura de banda, aonde um SSD com 32 dies podia alcançar velocidades próximas dos 4GB/s de forma nativa, gerando uma vazão de cerca de 120 a 130 MB/s para cada Die. Com estes dies da SK Hynix, cada um consegue oferecer cerca de 140 à 150 MB/s considerando o overhead, fazendo com que um SSD com 32 dies tenhauma largura de banda de 4.480 a 4.800 MB/s, superando a marca das B47R. Veremos se isso realmente ocorre no decorrer da análise.

Outro detalhe interessante é que a SK Hynix, embora divulgue estas NANDs como 1600 MT/s e eles estejam operando nestas velocidades, ela decidiu diminuir a velocidade nativa de gravação TLC para diminuir consumo elétrico e térmico, tendo em vista que o SSD já esquenta muito, podendo consumir até ~8.25W com corrente de 2.5A e tensão de 3.3V, mas, na prática, não chegando nem perto disso.

P.M.I.C. / VRM (Power Delivery)

exemplo pmic

Assim como qualquer componente eletrônico que exerce algum funcionamento, SSDs também possuem um nível de consumo de energia que pode variar desde poucos miliwatts  até próximo de 10 watts, beirando o limite de alguns conectores ou slots. O circuito responsável por todo gerenciamento de energia é o PMIC, que significa “Power Management IC“, um circuito eletrônico responsável por prover alimentação para demais componentes.

Neste SSD, não temos um circuito responsável por tudo e sim vários pequenos “Load switches” responsáveis por prover a alimentação dos SSDs, sendo um dos tipos utilizados, o “Texas Instruments TPS22954” que foram remarcados como “ZDKI“, cujas especificações técnicas dizem conseguir trabalhar com até 7 V, 5A e uma resistência de 14 mΩ.

ssd sk hynix platinum p41 2tb load switch
DATASHEET – TEXAS INSTRUMENTs – TPS22954 On-Resistance Load Switch

Fora isso encontramos vários capacitores, indutores e resistores ao redor do VRM do SSD.

SSD NVMe Power States

Como sempre mencionamos em análises sobre consumo de energia, neste trecho veremos mais sobre os estados de alimentação deste SSD.

SSD Solidigm P44 Pro 2TB Power States List

Vemos que embora o SSD consiga ser alimentado com até 8.25W, seu maior power state é de 7.5W, algo curioso é quando está em deep sleep cujo consumo é muito pequeno, além disto, suas latências de entrada e saída deste estado são bem baixas.

Novamente, vemos que ele possui especificações idênticas ao P41 da SK Hynix, pois seus power states possuem estados idênticos a este P44 Pro, até mesmo em suas latências de entrada e saída.

CURIOSIDADES SOBRE O SSD SOLIDIGM P44 PRO 2TB

Da mesma forma que circuitos integrados de memória RAM em um pente de memória sofrem variação, o mesmo ocorre com SSDs, nos quais há casos de mudanças de componentes como controlador e NAND flashs.

Felizmente, por se tratar de um design totalmente proprietário ele não sofre variação de componentes internos, pelo menos até o momento desta análise.

METODOLOGIA DE TESTES

Nesta bateria de testes, serão utilizados softwares como Crystal Disk Mark, PCMark 10 (versão paga), IOmeter, 3DMark, ATTO Disk Benchmark, Adobe Premiere, além de utilizar o Final Fantasy XIV para teste de tempo de carregamento de games e tempo de carregamento de Boot do Windows 10 e 11 utilizando o Bootracer.

Importante ressaltar que, quaisquer breves mudanças no sistema operacional, plataforma utilizada seja Intel ou AMD, versão de drivers como Chipset, modelo de processador, modelo de placa mãe, versões do Sistema Operacional, podem gerar resultados com uma diferença do apresentado, levando isto em conta, a seguir, será listado todas as especificações da bancada utilizada, sendo que cada teste realizado foi aferido 3 vezes tendo utilizado a média de cada resultado.

BANCADA DE TESTES
– Sistema Operacional: Windows 10 Pro 64-bit (Build: 21H2) + Windows 11 Pro 64-bit (Build: 21H2)
– Processador: AMD Ryzen 9 5950X (16C/32T) (Frequência fixa em todos os núcleos, 4 GHz)
– Memória RAM: 2 × 16 GB DDR4-3200MHz CL-16 Netac (c/ XMP)
– Placa-mãe: Gigabyte X570s Aorus Elite AX (Bios Ver.: F5c)
– Placa de Vídeo: RTX 3050 Gigabyte Gaming OC (Drivers: 512.xx)
– Armazenamento (OS): SSD SK Hynix Platinum P41 2TB (Firmware: 51060A20)
– SSD testado: SSD Solidigm P44 Pro 2TB (Firmware: 001C)
– Versão drive Chipset AMD X570: 4.03.03.431.
– Windows: Indexação desabilitada para não afetar resultados dos testes.
– Windows: Atualizações do Windows updates desabilitados para não afetar resultados dos testes.
– Windows: A maioria dos aplicativos do Windows desabilitados de rodar em segundo plano.
– Teste Boot Windows: Imagem limpa com apenas drivers e todos os updates.
– Teste de pSLC Cache: O SSD é arrefecido por fans para não gerar thermal throtling, interferindo no resultado.
– Windows: Anti-Vírus desabilitado para diminuir variação de cada Rodada.
– SSDs Testados: Utilizado como disco secundário, com 0% de espaço sendo utilizado e outros testes com 50% de espaço utilizado para representar um cenário realista.
– Quarch PPM QTL1999 – Teste de consumo elétrico: realizo com 3 parâmetros, em idle aonde o disco é deixado como secundário e após um tempo em idle é realizado a gravação por 1 hora e tirado a média.

ONDE COMPRAR

Infelizmente, como mencionado anteriormente, eles ainda não são comercializados no Brasil, em contrapartida, diferente dos SK Hynix, eles estão disponíveis a venda em várias outras regiões do mundo, o que é um ponto positivo.

Nos links abaixo estarei deixando um hiperlink diretamente para o Site da Amazon para quem quiser comprar um desses monstros e desejo contribuir com nosso site com uma pequena comissão.

Amazon – SSD Solidigm P44 Pro 2TB – U$ 192,07

Amazon – SSD Solidigm P44 Pro 1TB – U$ 115,00

Amazon – SSD Solidigm P44 Pro 512GB – U$ 49,99

CRYSTALDISKMARK
Realizamos testes sintéticos sequenciais e aleatórios com as seguintes configurações:

Sequencial: 2x 1 GiB (Blocos 1 MiB) 8 Queues 1 Thread

Aleatórios: 2x 1 GiB (Blocos 4 KiB) 1 Queue 1/2/4/8/16 Threads

Ao testarmos suas velocidades sequenciais podemos observar que ao utilizarmos o driver NVMe customizado da Solidigm, ele conseguiu obter o melhor resultado até o momento.

Já em suas latências, o qual são os cenários mais realistas que podemos ver em casos de uso cotidiano, vemos que ele conseguiu novamente apresentar os melhores resultados até o momento, com o driver fazendo diferença.

Ao testarmos suas velocidades aleatórias com 1 fila e 4 threads alocadas, em sua leitura ele novamente os melhores resultados do comparativo utilizando seu driver. Estamos vendo uma boa consistência de resultados com este driver, o que e um excelente ponto positivo.

Já com apenas uma thread alocada, ele conseguiu ultrapassar os 90 MB/s em sua leitura e em sua escrita ele disparou em relação aos demais SSDs, um ponto super positivo para a Solidigm.

Grafico 09

Neste teste, foram feitas 3 configurações de acessos entre diversas configurações de queue depth desde QD1, que representa um uso cotidiano do dia a dia, quanto QD16, que já se torna bem surreal, mais comparável com ambientes virtualizados.

Vemos que em sua escrita, ele quase alcança 900.000 IOPS que até o momento foi o único próximo desta meta, embora a fabricante informe mais de 1.3 milhões, porém, em cenários mais “irrealistas”.

Já em sua leitura ele também foi o que apresentou os melhores resultados até o momento, mas ficou bem abaixo de sua gravação devido ao fato da quantidade de filas e threads que o fabricante anuncia, suas velocidades serem extremamente maiores e mais irrelevantes para o usuário convencional.

ATTO Disk Benchmark QD1 e QD4

Realizamos um teste utilizando o ATTO para observar a velocidade dos SSDs em determinados tamanhos de blocos diferentes. Neste benchmark, foi configurado da seguinte forma:

Blocos: de 512 Bytes até 8 MiB

Tamanho do arquivo: 256MB

Queue Depth: 1 e 4.

O ATTO disk benchmark é um software que faz um teste de velocidade sequencial com arquivos comprimidos, ou seja, para uma simulação em uma carga de transferência de dados como no Windows, geralmente vemos algo em torno dos blocos de 128KB à 1 MiB, agora observamos que em sua leitura, principalmente em blocos pequenos ele consegue se sair a frente dos demais SSDs, apenas quando passamos de 256KB que ele perde a liderança para outros modelos.

Em sua escrita ele conseguiu se manter no topo do comparativo ao lado do SK Hynix P41, e vemos que em sua leitura e escrita tivemos um resultado quase idêntico utilizando o driver NVMe e mesmo sem utilizar o driver.

Já com apenas 1 thread alocada, em QD de 1 vemos que em sua leitura ele novamente dispara em relação aos demais SSDs, apenas em sua escrita que conforme os blocos foram aumentando que ficou um pouco para trás.

3DMark – Storage Benchmark

Neste benchmark, são realizados diversos testes voltados a armazenamento, incluindo testes de carregamento de games como Call of Duty Black Ops 4, Overwatch, gravação e streaming com o O.B.S. de uma gameplay à 1080p 60 FPS, instalação de alguns games e transferências de arquivos de pastas de games.

Grafico 14

Já neste novo benchmark da 3DMark voltado a uso cotidiano e para cenários com foco em games e outras tarefas realísticas, vemos que ele conseguiu até agora o melhor resultado, disparando sua posição em relação ao segundo colocado, não só em sua vazão de dados, mas em suas latências que também conseguiu abrir vantagem.

PCMARK 10 – FULL SYSTEM DRIVE BENCHMARK
Neste teste, foi utilizada a ferramenta Storage Test e o teste “Full System Drive Benchmark”, que faz testes leves e pesados no SSD.

pcmark10 fb og

Dentre estes traces podemos observar testes como:
– Boot Windows 10
– Adobe After Effects: Iniciar a aplicação até estar pronto para uso
– Adobe Illustrator: Iniciar a aplicação até estar pronto para uso
– Adobe Premiere Pro: Iniciar a aplicação até estar pronto para uso
– Adobe Lightroom: Iniciar a aplicação até estar pronto para uso
– Adobe Photoshop: Iniciar a aplicação até estar pronto para uso
– Battlefield V: Tempo de carregamento até o menu iniciar
– Call of Duty Black Ops 4: Tempo de carregamento até o menu iniciar
– Overwatch: Tempo de carregamento até o menu iniciar
– Usando Adobe After Effects
– Usando Microsoft Excel
– Usado Adobe Illustrator
– Usando Adobe InDesign
– Usando Microsoft PowerPoint
– Usando Adobe Photoshop (Uso intenso)
– Usando Adobe Photoshop (Uso mais leve)
– Copiando 4 arquivos ISOs, 20GB ao total de um disco secundário (Teste de Escrita)
– Realizando a cópia do arquivo ISO (Teste de leitura-escrita)
– Copiando o arquivo ISO para um disco secundário (Leitura)
– Copiando 339 arquivos JPEG (Fotos) para o disco sendo testado (Escrita)
– Criando cópias destes arquivos JPEG (Leitura-Escrita)
– Copiando 339 arquivos JPEG (Fotos) para outro disco (Leitura)

Grafico 17

Neste benchmark um pouco mais antigo e menos “otimizado” com um foco maior em produtividade com pacote Adobe e Office, vemos que ele quase chegou a marca dos 4000 pontos. Obtendo mais de 300 pontos a frente do SK Hynix P41 e mesmo sem usar o driver NVMe, ainda sim o ultrapassou

TESTE DE PROJETO – Adobe Premiere Pro 2021
A seguir, utilizamos o Adobe Premiere para medir o tempo médio de abertura de um projeto de cerca de 16.5GB com resolução 4K, 120Mbps de bitrate, cheio de efeitos até que estivesse pronto para edição. Ressaltando apenas que o SSD testado é sempre como drive secundário sem o sistema operacional instalado, pois isso poderia afetar o resultado, gerando inconsistências.

Grafico 18

Ao utilizarmos este projeto no Premiere, vemos novamente que o Solidigm brilhou no teste, pois embora a diferença tenha sido bem pequena, conforme o tamanho do projeto aumenta, a diferença de carregamento pode aumentar também.

TESTE DE TEMPO DE CARREGAMENTO DE GAMES E WINDOWS
Fizemos uma comparação entre múltiplos SSDs e um HD, utilizando uma instalação limpa do Windows 10 Build 21H1 junto do benchmark do Final Fantasy XIV abrindo o modo campanha. O teste consiste no melhor resultado após três boots seguidos do sistema, considerando o tempo total até finalizar na área de trabalho com o score informado pelo aplicativo. Por isso, é mais lento do que o boot até mostrar a tela da área de trabalho. 

Grafico 19

Neste benchmark do Final Fantasy, aonde cada setor do benchmark é calculado o tempo médio estimado que cada cena levou para ser carregada, vemos que o Solidigm teve um excelente resultado, entretanto os demais SSDs neste comparativo tiveram uma diferença muito pequena devido ao fato do game não usar a API do Direct Storage.

Considerando que, neste programa, consta deste o tempo de boot até o carregamento dos últimos drivers do OS, o que neste caso, é feito uma instalação limpa com apenas drivers de sistema operacional, como de Rede, Wireless + Bluetooth, Áudio, Drivers Nvidia, PCH dentre outros, então, vemos que o foi um pouco mais lento para iniciar o sistema, mas nada que vá impactar no uso cotidiano.

TESTE DE VELOCIDADE SUSTENTADA | SLC CACHING
Boa parte de SSDs no mercado atualmente utiliza como base a tecnologia de SLC Caching, em que certo percentual de sua capacidade de armazenamento, seja ele MLC (2 bits p/ célula), TLC (3 bits p/ célula) ou QLC (4 bits p/ célula), é usado para armazenar apenas 1 bit por célula. No caso, é usada como um buffer de escrita e leitura, em que o controlador inicia a gravação e quando o Buffer se esgota ele escreve nas NAND Flash nativas (MLC / TLC / QLC).

image
Grafico 22

Através do IOmeter, podemos ter uma ideia do volume de SLC cache deste SSD, já que o fabricante muita vezes não informa este valor. Pelos testes que realizamos, foi possível constatar que ele possui um volume de pSLC Cache híbrido, cerca de 312GB, que conseguiu manter velocidade média de ~ 6640 MB/s até o fim do buffer, o que foi um ótimo resultado.

Neste caso este design híbrido é similar a demais modelos utilizados por outras fabricantes como o nCache 4.0 da Western Digital que encontramos em SSDs como o SN850 e o Samsung Turbo Write 2.0 que encontramos em modelos 980 Pro, aonde todos são designs híbridos que focam em ter tanto desempenho quanto durabilidade.

Grafico 23

Após ele ter gravado 312GB, ele começou a escrever nos blocos programados nativamente como TLC, aonde gravou de 312GB até 2TB, representando sua velocidade nativa cuja média foi de 1894 MB/s. O curioso é que, geralmente SSDs com essa quantidade de volume de pSLC Cache, geralmente precisam entrar no estado de folding/Copyback para poderem liberar mais espaço e continuar sua gravação, curiosamente este SSD não faz isso, pois como havíamos mencionado anteriormente, a Solidgm aparentemente está limitando a velocidade de gravação nativa TLC deste SSD para diminuir seu consumo elétrico e dissipação térmica.

Outra curiosidade interessante é que seu design “Híbrido” realmente é bem eficiente, quando gravou cerca de 1548GB, suas velocidades de gravação subiram para 6546 MB/s novamente, cujo representa seu volume de pSLC Cache estático que se recuperou de forma instantânea, aonde gravou por cerca de 106GB até 1654GB. Após isso, retornou a média de 1894 MB/s até encher a unidade, mas conforme ele foi se enchendo, sua velocidade média também foi crescendo levemente, aonde em alguns cenários sua média subiu para quase 2.2GB/s.

Nesta unidade de 2TB, vemos que de seus 312GB, ele possui um volume de pSLC Cache estático que aparenta ser de aproximadamente 10 à 12GB enquanto possui quase 300GB de volume dinâmico que diminui conforme o SSD vai se enchendo.

Outro ponto que devemos mencionar é que no início do teste de gravação vemos que a velocidade de gravação foi de cerca de 5.3 GB/s, cujo foi a velocidade de seu volume de pSLC Cache estático, que foi bem menor que o volume dinâmico, isto pode ser corrigido via atualização de firmware, algo que esperamos que a Solidigm faça.

Grafico 24

Ao comparamos suas velocidades de gravação pos pSLC Cache com os demais SSDs, vemos que ele não consegue alcançar o Rocket 4 Plus de 4 TB devido as limitações da Solidigm, mas ainda sim conseguiu obter um excelente resultado com um design bem otimizado, o que com certeza é mais do que suficiente para qualquer workload que fora utilizado.

Realizamos também um teste para ver quanto tempo o SSD levaria para recuperar parte de seu Buffer e, no decorrer da nossa bateria de testes, que vai de 30 segundos até 2 horas em idle, utilizando o TRIM e gargabe collection vs TRIM/GC não utilizados. Ao testarmos sem usar o TRIM/GC podemos observar que ele conseguiu recuperar cerca de 10GB em menos de 30 segundos em idle, que representa seu volume de pSLC Cache estático, infelizmente, mesmo após 2 horas em idle ele não conseguiu recuperar mais do que isto.

Mas ao testarmos com TRIM/GC ativados, vemos que ele já consegue recuperar seu volume completo em poucos segundos, novamente reforçando que este design Hyperwrite foi bem implementado.

TESTE DE CÓPIA DE ARQUIVOS
Neste teste, foi feita a cópia dos arquivos ISOs e do CSGO de uma RAM Disk para o SSD para ver como ele se sai. Foram utilizadas a ISO do Windows 10 21H1 de 6.25GB (1 arquivo) e sua versão extraída com o Winrar para uma pasta contendo 1.874 arquivos menores juntos da Pasta de instalação do CSGO de 25.2GB. 

Grafico 27

Ao utilizarmos a imagem do sistema operacional do windows 10 compactada para uma pasta, vemos que ele teve um resultado próximo ao Rocket 4 Plus de 8TB.

Grafico 28

Já ao utilizarmos a pasta do CSGO sendo muito maior, vemos que a diferente entre os SSDs aumentaram e o Solidigm novamente ficou com um empate técnico com o Rocket 4 Plus de 8TB

TESTE DE TEMPERATURA
Neste trecho da análise, observaremos a temperatura do SSD durante um teste de stress, onde o SSD recebe arquivos de forma contínua, para podermos saber se houve algum thermal throtling com seus componentes internos que pudessem gerar algum gargalo ou perda de performance.

Grafico 29

Infelizmente, um drive com desempenho como a deste SSD geralmente não vem sem problemas térmicos, e este não é diferente, por não possuir um dissipador de calor este SSD esquenta demais.

No teste de estresse, vemos que ele chega a bater 93 °C,o qual é uma temperatura muito elevada e o SSD acaba sofrendo throttling severo, porém, devido ao fato da Solidigm ter aparentemente limitado a velocidade das NANDs, ele acaba não tendo uma queda em seu desempenho.

Mas com certeza deixo a sugestão de utilizarem um dissipador de calor para este SSD, e para quem for utilizar em um notebook, existem vários laptops que possuem um dissipador bem fino ou até alguns vendidos separadamente que servem.

THERMAL IMAGING – SSD SOLIDIGM P44 PRO 2TB

No vídeo acima vemos uma breve time-lapse utilizando uma câmera térmica Infiray T3 durante 15 minutos de um teste de stress no IOmeter para observamos quais pontos de seu PCB superaquecem.

CONSUMO ELÉTRICO E EFICIÊNCIA

SSDs da mesma forma que diversos outros componentes do nosso sistema tem um determinado consumo elétrico. Os mais eficientes conseguem realizar tarefas que foram requisitadas de forma rápida e com um consumo relativamente baixo, para que assim consiga transitar novamente para seus power states em idle aonde tende a ter um consumo menor.

quarch programmable power module
Agradecimento especial a Quarch Solutions por terem enviado esta unidade para testes

Neste trecho da análisem utilizaremos o Quarch Programmable Power Module que a Quarch Solutions nos enviou (foto acima) para realizar estes testes e verificar o quão eficiente o SSD é. Nesta metodologia serão realizados 3 testes: O consumo máximo que o SSD possui, uma média em cenários práticos e casuais e em idle.

Este conjunto de teste, especialmente o de eficiência e em idle são importantes principalmente para usuários que pretendem utilizar drives em laptops, pois SSDs ficam a esmagadora maioria do tempo em power states de baixo consumo (Idle), portanto, isso ajuda e muito a economizar bateria.

Grafico 33

No quesito de eficiência vemos que a SK Hynix ainda mantém sua posição do “SSD mais eficiente” considerando aos demais SSDs 4.0 lançados até o momento, entretanto o Solidigm apresentou um empate técnico com a SK Hynix mesmo tendo um consumo um pouco menor.

Grafico 30

Com relação ao consumo máximo que este SSD atingiu, ele foi muito menor que os 7.5W marcados em seu power state, o que foi um resultado ótimo, e mesmo sendo um SSD de 2TB conseguiu um consumo um pouco menor que seu concorrente direto, o Hynix Platinum P41.

Grafico 31

Já em sua média, ao realizarmos uma transferência de mais de 210GB vemos que ele teve um consumo um pouco mais elevado que o SK Hynix, e por isso ele acabou tendo uma eficiência um pouco menor apenas.

Grafico 32 1

Já em Idle que é o power state que os SSDs se encontram pela maioria do tempo vemos que ele teve um consumo idêntico ao SK Hynix P41 Platinum.

Conclusão

Levando tudo isso em conta, realmente será que vale a pena investir neste SSD?

Diferente do caso do SK Hynix Platinum P41 que era um SSD topo de linha, mas que era dificílimo de encontrar e custava muito caro, este Solidigm custa muito menos que o P41, sem mencionar que ele é encontrado em muito mais regiões do mundo, portanto, sem dúvida é uma excelente escolha para quem procura um SSD para seu console, para sua máquina topo de linha, até mesmo para notebooks, pois seu preço está muito mais atraente do que o SK Hynix

VANTAGENS

  • Até o momento, as melhores velocidade sequenciais
  • Velocidades Aleatória excelentes
  • Até o momento os melhores resultados de latência
  • Desempenho em cenários práticos e casuais incríveis e perfeito para ambiente profissionais
  • Não sofre variação de componentes internos
  • Construção interna impecável, controlador incrível com Dies super rápidos
  • Volume de pSLC Cache de ótimo tamanho
  • Velocidade sustentada de escrita pós pSLC Cache ótima
  • Volume de pSLC Cache se recupera de forma razoável
  • Bundle de Software bem completo, com um driver NVMe que melhora o desempenho
  • Excelente nível de durabilidade
  • Ótimo nível de eficiência
  • Baixo consumo elétrico em Idle
  • Oferece criptografia AES-256 bit
  • Garantia de 5 anos
  • Preço mais agressivo do que o SK Hynix P41

DESVANTAGENS

  • Sofre thermal throttling pesado, recomendo uso de dissipadores
  • Não possui capacidades de 4TB
  • Não é disponível no Brasil
  • Garantia fora do Brasil

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading