gd2 capa 3 3
Share

Review – Pasta Térmica GD-2 do AliExpress – Preço e desempenho campeões!

Fala pessoal, beleza?

Nesse artigo irei testar a pasta térmica GD-2, que se trata de um dos compostos vendidos pela famosa fabricante de pasta térmica chinesa “GD Brand”, onde a pasta em questão é oferecida em diversos formatos, seja em seringas de 1g até 30g e até mesmo um pote com 150g. A amostra testada veio em um tubo de 30g, onde acompanham o produto uma espátula e dois protetores de dedo.

gd2 1

Segundo a fabricante, a GD-2 possui condutividade térmica de 7,5 W/mK, densidade de 2500 kg/m³ e temperatura de operação de -50 °C até +120 °C, o que significa que em um cenário de overclock extremo, ela é adequada para uso até com gelo seco ou uma unidade “single-stage”.

Quanto ao uso do produto, basta aplicar a pasta sobre o IHS do processador usando o seu método favorito, no caso, aqui, sempre que possível, é feita a aplicação em “X”. Diferente da GD900, que é bem “aquosa”, a GD-2 é muito mais viscosa, sendo até um pouco chata de espalhar em alguns casos. É importante destacar que a GD-2 não é condutiva.

gd2 aplicacao

Caso alguém se interesse, segue o link para o anúncio na loja oficial do fabricante no AliExpress.

Configuração utilizada:

pasta termica bancada

CPU:AMD Ryzen 7 2700X (obrigado AMD!)

MOBO: ASUS TUF X570-Plus Gaming (Obrigado Terabyteshop!)

RAM: 2×8 GB Crucial Ballistix 3200CL16

GPU: ASRock Radeon RX 5700 XT 8 GB

PSU: Seasonic SS-750AM

COOLER: XPG Levante 240 mm (Obrigado XPG!), Thermal Grizzly Carbonaut, IC Graphite, GD900-1, GD-2, Deepcool Z3, Cooler Master Mastergel Maker, Thermal Grizzly Kryonaut, Thermal Grizzly Kryonaut Extreme, Kingpin Cooling KPx,Thermalright TF7, Corsair TM30.

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 x64, Blender 3.1.2, HWiNFO 7.26.

Objetivo dos testes:

Verificar se a GD-2 consegue entregar bom desempenho, comparando-as com outras alternativas de interface térmica que já foram testadas por aqui. Mais detalhes acerca da metodologia e de como foram conduzidos os testes estão contidos nos textos a seguir.

Resultados:

Para esses testes, foi utilizado o Ryzen 7 2700X @ 4.1GHz 1.3375V LLC 3 e VDDSOC 1.025V com memória configurada em 3200MHz XMP, onde foi utilizado o Blender renderizando o demo “Classroom” por 30 minutos para obtenção dos resultados.

Foram testadas uma passada logo após a aplicação/montagem do cooler e outra no outro dia, após mais alguns ciclos “esquenta-esfria”, intercalando um período de 40 minutos em “idle” e 40 minutos de estresse no AIDA. A ideia disso é verificar se a pasta térmica em questão possui algum tempo de cura, ou seja, se existe diferença de desempenho entre o produto recém-aplicado e após ciclos térmicos.

É necessário ressaltar que o escopo desse artigo é testar o desempenho dessas soluções térmicas, onde também seria muito importante avaliar como elas se sairiam após muitos ciclos térmicos, indo além do que já é testado, visando ter uma noção da durabilidade do produto após a aplicação. Infelizmente, isso seria relativamente custoso de se fazer, pois no mínimo demandaria uma bancada fixa ocupada por muito tempo ou o desenvolvimento de algum equipamento específico para isso, então, por ora, ficaremos devendo esse teste.

O gráfico abaixo se refere ao delta T (ΔT), que se trata da diferença entre a temperatura do CPU (no caso) e a ambiente, retirando assim esse ultimo fator da jogada.

Do ponto de vista do desempenho, a GD-2 é realmente um upgrade em relação a GD900-1, com sua maior condutividade térmica fazendo a diferença. Em relação aos números de desempenho, a GD-2 apresentou uma vantagem entre 2,5 °C e 3 °C em relação a sua irmã menor e não só isso, esse desempenho extra colocou ela na “cola” da Thermal Grizzly Kryonaut e da Thermalright TF-7, o que é excelente.

Outro ponto positivo é que ela não apresentou diferença de desempenho após alguns ciclos térmicos, o conhecido tempo de cura, o que é uma ótima notícia.

Conclusão:

A GD-2 foi muito bem nos testes, terminando em terceiro lugar no comparativo, superando a sua famosa irmã mais velha, a GD900-1 e “andando” junto de produtos como a Thermal Grizzly Kryonaut, não apresentando diferenças significativas no desempenho após algum tempo de cura, o que é uma ótima notícia!

Sobre o custo de aquisição, o tubo de 30g da GD-2 pode ser adquirida na loja oficial do fabricante no AliExpress por algo como R$65, representando uma excelente relação custo-benefício se considerarmos o desempenho apresentado nos testes e a generosa quantidade do produto pelo preço. O único ponto é a “durabilidade” do produto após a aplicação, que permanece desconhecida, contudo, pelo desempenho em si, a recomendação da GD-2 é certa!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

3 Responses

  1. Bruno Henrique Felix Marco disse:

    Poderiam testar a MTG do Aliexpress também, ele informa um valor de 14,3 W/mK.

  2. Rivotril® disse:

    Ainda bem que existe esse site para dar um norte, com tantas marcas no mercado seria impossível saber quem realmente oferece aquilo que anuncia, vide essa Thermal Grizzly cara pra baraio e tomando pau das xing ling baratinhas.
    Uma pena não ser tão fácil fazer os testes com thermal pads, existem várias marcas no mercado com diversos preços e condutividade térmica. Acabei optando por um da cooler master de 15,3 W/m.k para substituir da minha 3080, muito cara frente as outras marcas chinesas, mas pelo menos a cooler master nunca me deixou na mão.

  3. Eduardo Lopes disse:

    Salve, Gian. Sabe me dizer como essa pasta se comporta com o passar do tempo? Tenho certo receio de que com alguns meses ela comece a perder a qualidade.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading