cm mwe gold 1250w chamadaa 0
Share

Vai comprar uma fonte? Veja aqui algumas dicas! (ft. Unboxing da Cooler Master MWE Gold 1250 V2)

Fala pessoal, tudo certo?

Quem acompanha as lives do canal já deve ter visto que a bancada está de fonte nova, sim, a Cooler Master nos enviou uma “MWE Gold 1250 V2 Full Modular”, que como o próprio nome sugere, é uma fonte de 1250W, com certificação “80Plus Gold” e cabos modulares! 😀

Dados a complexidade e o custo da aquisição dos equipamentos necessários para se testar fontes, então, esse artigo vai se limitar apenas a um overview desse produto, dicas na hora de comprar uma fonte para sua máquina e uma olhada nos resultados obtidos pelo pessoal da Cybernetics, então, vamos lá!

Sobre a embalagem, a Cooler Master optou por uma caixa roxa e cinza, que são as cores que costumam caracterizar os produtos da marca. Na frente, temos uma foto da fonte, identificação do modelo e alguns pontos-chave, como certificação “80Plus Gold”, uso de capacitores japoneses e garantia de 10 anos!

Já na parte traseira, temos uma lista das mudanças feitas pelo fabricante nesse modelo, já que ele é, na verdade, a segunda revisão dessa fonte, onde podemos citar que a “V2” usa uma fan de 140mm mais silenciosa, possui mais conectores de força e temperatura máxima de operação um pouco maior. É interessante observar que a Cooler Master garante que até os 40% de carga, o ventilador se mantém desligado, o que é bom para os níveis de ruído em idle ou pouca carga.

Em uma das laterais, figuram as especificações da MWE 1250W, com fan utilizada, eficiência típica, temperatura de operação, proteções, regulações, conectores disponíveis e a tabela com a corrente máxima que cada uma das linhas pode suportar.

Como uma dica àqueles que precisam comprar uma fonte, desde muito tempo, as linhas de +3.3V e +5V tiveram sua importância reduzida em relação a de +12V, que hoje é usada para alimentação da CPU e GPUs, de forma que a potência “total” rotulada pelo fabricante tende a ser a potência máxima fornecida na linha de +12V.

Dito isso, se a fonte que você estiver de olho estiver considerando as linhas de +3.3V e +5V na soma da “potência rotulada”, então, esse é um modelo a se evitar, ou por ser muito antigo, ou pelo fabricante estar tentando vender gato por lebre.

cm mwe gold 1250w caixa 3

Como dito anteriormente, a Cooler Master optou por usar cabeamento completamente modular nessa fonte, o que significa que todos os cabos, incluindo até mesmo o ATX 24-pinos, são destacáveis. Sobre os condutores utilizados, para os PCI-E, foi utilizado 16 AWG + 18 AWG, enquanto para os demais cabos, 18 AWG.

Outro ponto a se observar, é que essas unidades de potência mais elevada também costumam ser um pouco mais compridas, o que pode ser um problema para alguns gabinetes, especialmente os mais compactos. Dito isso, é importante citar que MWE 1250 V2 possui 18 cm de comprimento.

Por fim, na etiqueta consta as especificações da fonte, lembrando que esse modelo possui PFC Ativo, o que, na prática, significa que ela não tem chave seletora e é capaz de trabalhar com tensões de entrada de 100 até 240V em 50 ou 60Hz.

cm mwe gold 1250w 4

Como disse anteriormente, não dispomos de equipamentos de teste para fontes e o número de profissionais que dispõe deles tem diminuído cada vez mais, seja pela complexidade envolvida no trabalho ou mesmo por conta de fabricantes contratando esses caras, onde podemos citar o Jon Gerrow, que também era conhecido pelo site “Jonny Guru” e hoje está na Corsair.

Isso é um problema, afinal, mesmo marcas conceituadas às vezes “escorregam” e colocam no mercado fontes que passam longe de serem bons produtos, então é vital ir atrás de testes e reviews de gente que possui tanto equipamento quanto a perícia necessária para tal.

“Mas se você acabou de dizer que falta gente para testar isso, então, como fica a coisa?” Nem tudo está perdido, pois hoje existe uma certificação conhecida por Cybernetics, que tem como fundador o Aris Mpitziopoulos, que é um engenheiro que até pouco tempo atrás, também escrevia reviews para sites como TechPowerUp e Tom’s Hardware.

CYBENETICS final logo 02

Assim como o “80Plus”, a Cybernetics também possui uma certificação por “tier” de eficiência da fonte, chamada de ETA, que vai do Bronze ao Diamante, só que diferente do “80Plus”, eles costumam ser um bom tanto mais rigorosos nos testes, com toda metodologia explicada claramente em seu site. Além da certificação de eficiência, existe também uma para o nível de ruído, cujo nome é LAMBDA.

Outro ponto interessante é que eles disponibilizam um documento pdf para cada uma das fontes testadas, onde constam todas as informações a respeito das condições de teste, equipamentos, listagem de todos os componentes da fonte, enfim, algo que também seria comum de se encontrar em uma review profissional.

“Tudo isso é muito legal, mas você disse que eles certificam eficiência e ruído apenas?” A questão é que eles vão além e nesse documento, é possível encontrar não só os resultados para a certificação, mas também testes de carga indo dos 10 aos 110%, Ripple e regulação de tensão para todas as linhas, isso usando tensão de entrada de 110V e 230V, ou seja, são todas as informações que você normalmente buscaria em uma review, porém, sem os textos explicativos.

Diante dos resultados apresentados no documento da Cybernetics, é possível concluir que a Cooler Master MWE Gold 1250 V2 Full Modular é uma ótima fonte, onde ela foi capaz de entregar a potência rotulada com excelente supressão de ruído (“ripple”), boa regulação de tensão com pouca variação nas linhas independente da carga aplicada e boa eficiência, onde os únicos “senões” é que ela pode ser um pouco ruidosa (“barulhenta”) a partir de 70% de carga (~870W DC) e que por não seguir a especificação ATX 3.0, será necessário usar o adaptador caso se queira ligar uma GeForce RTX 4000 nessa fonte.

De todo modo, a principal recomendação na hora de comprar uma fonte é que se procure reviews profissionais, usando equipamentos adequados e feitos por pessoas capacitadas, as quais normalmente trazem uma conclusão sumarizando se o produto é bom ou não, simplificando muito a vida daqueles que não dominam a interpretação desses resultados, contudo, na falta de reviews, é possível consultar se o modelo está entre os 1194 do banco de dados da Cybernetics e se estiver lá, esse é um bom indício de que a fonte em questão tem ao menos um mínimo de qualidade para receber a certificação, que é rigorosa e certamente um ótimo filtro contra produtos duvidosos.

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading