Detalhes da APU Ryzen 8000 “Strix Point” aparecem: 16 núcleos e 16 Compute Units RDNA3.5
Mal vê a hora da AMD lançar uma APU para o socket AM5? Saiba que apesar de ainda nem sequer termos uma APU Ryzen 7000 para os desktops, eles já estão trabalhando em sua sucessora, sim, estamos falando do Ryzen 8000 de codinome “Strix Point”.

De acordo com um vazamento feito pelo pessoal do PerforamanceDatabases, a nova APU “Strix Point” representa um baita salto em relação ao “Phoenix”, não só trazendo as novas arquiteturas Zen5, Zen5c e RDNA3, como também aumentando a contagem de núcleos.
Por exemplo, em relação aos núcleos Zen5, são quatro, enquanto os Zen5c são doze, ou seja, o “Strix Point” deve integrar 16 núcleos, dobrando o “Phoenix”. Cabe lembrar que os núcleos “pequenos” da AMD, as arquiteturas com “c” no final do nome, são iguais aos “grandes” no que diz respeito aos recursos de execução, onde a mudança fica por conta do layout, otimizado para área, eficiência e por esse mesmo motivo, eles trabalham com frequências mais baixas.
Além da parte CPU, a GPU integrada também ganhou uma atualização, com a arquitetura RDNA3.5 e o número de Compute Units que aumentou de 12 para 16, o que deve ser uma excelente notícia para o pessoal dos handhelds, tipo, “ROG Ally” e “Steam Deck”.
A faixa de TDP da nova APU se mantém idêntica a do seu antecessor, entre 28 e 54W, claro, isso em um contexto da versão “mobile”, como a unidade do vazamento.
Não existe confirmação sobre quando as APUs Ryzen 8000 “Strix Point” chegarão ao mercado, porém, é possível que a AMD revele alguma coisa na CES 2024.
FONTE: Peformance Databases via Videocardz