c5fz chamada 0
Share

Congelando o FX-4300 – Aos 7 GHz e além!

Fala pessoal, tudo certo?

Algum tempo atrás, graças a um amigo que gentilmente “socializou” comigo o anúncio, pude comprar uma Crosshair V Formula-Z com um pequeno defeito, no caso, monitoramento incorreto das tensões, por um precinho bastante camarada, para quem não é da época dessa placa, essa é basicamente uma das melhores, senão a melhor, placa-mãe disponível para o socket AM3+ e os malfadados AMD FX, os predecessores dos AMD Ryzen.

c5fz 1

A ideia era bem simples, além de ter uma placa-mãe topo de linha para essa geração, também teria uma ótima placa para uso em overclock extremo, até melhor do que a M5A99X EVO R2.0 que usava até então, sendo assim, para testar se essa Crosshair estaria boa o suficiente para cair no LN2, fiz uma live com o intuito de “batizar” tanto a placa-mãe quanto um FX-8370 que havia recebido da AMD alguns anos atrás, mas que nunca havia sido testado dessa maneira, porém, o resultado foi um tremendo de um fiasco, com a máquina apresentando comportamento anômalo, similar a coldbug, na casa dos -120 °C, algo bastante raro para esses processadores, por isso, deixei a placa aqui até ter outra oportunidade para fazer o “tira-teima” e com isso, me certificar de quem foi o responsável por isso.

Contudo, ontem havia ainda um pouco de LN2 no dewar e um FX-4300 comprado no AliExpress por um precinho beeeem camarada, então pensei, porque não fazer um teste para ver se o problema era o 8370 ou a placa-mãe? Pois, foi exatamente isso que foi feito! 😀

FX-4300

Como foi possível ver logo na primeira foto da placa-mãe, o isolamento foi feito com plastidip, o qual juntamente a LET (Fita Isolante Liquida) na minha experiência estão entre as melhores formas de se isolar o hardware para uma sessão de overclock extremo, sempre dando conta do recado, ao menos considerando a aplicação correta desses produtos.

c5fz 2

Vamos ao hardware utilizado!

c5fz bancada

CPU: AMD FX-4300

MOBO: ROG Crosshair V Formula-Z

VGA: GeForce GT210

RAM: 2x2GB G.Skill Flare 2000CL9

REFRIGERAÇÃO: SF3D Inflection Point + Nitrogênio Líquido + Pasta térmica GD900 (aqui tem coragem!)

STORAGE: SSD PNY Optima 60 GB

SO: Windows 7 x64 SP1

Objetivo dos testes: Atestar o funcionamento da Crosshair V Formula-Z usando refrigeração extrema (LN2) e em caso de um resultado positivo aqui, buscar resultados em alguns benchmarks com o FX-4300. Os detalhes de como foram conduzidos os testes e metodologia estão descritos no texto que acompanham os resultados.

Resultados:

Antes de tudo, nada como começarmos com boas notícias não é? E a primeira delas é que o problema do “coldbug” era com o FX-8370 e não com a Crosshair, o que é uma excelente notícia, afinal, CPUs antigos podem ser encontrados com muita facilidade, porém, o mesmo não pode ser dito a respeito das placas-mãe. Com o FX-4300, o comportamento encontrado foi exatamente aquele que se espera de um FX no LN2, ou seja, tudo funcionando 100% com temperaturas na casa dos -190 °C.

Dos detalhes da sessão, como não sabia se as coisas iriam dar certo e a Kingpin KPX já está chegando ao fim, tratei de montar o Inflection Point usando a GD900, o qual acabou funcionando bem nesse contexto, porém, cabe ressaltar que essa não é uma situação ótima e muito provavelmente ainda deve ter uns “megahertz” a mais nessa CPU por conta disso.

Sobre o FX, foi possivel completar alguns benchmarks com frequências que variaram entre os 6500MHz e os 7000MHz, o que é algo decente para esses processadores, especialmente para uma amostra aleatória do modelo mais simples da linha! O vcore utilizado ficou na casa dos 1.85V até 1.92V, o que é relativamente normal para esses modelos no LN2.

Surpreendentemente, conforme o “ranking” do HWBOT, esses foram bons resultados, ficando em 2.º lugar no R11.5/R15 e 3.º no wPrime 1.55 32m, o que são ótimos números, dadas as circunstâncias! Lembrando que o “ranking” em questão é o do próprio FX-4300, afinal, esse processador definitivamente não tem “músculos” para brigar em rankings globais, já que os resultados são bem modestos, comparáveis a um humilde Athlon 200GE com frequência na casa dos 4.6GHz.

Além desses benchmarks, também foi possível validar a frequência de 7427.22 MHz, o que é uma boa marca e provavelmente ainda não deve ser o limite desse chip, o qual eventualmente poderá ser revisitado no futuro.

Conclusão:

Felizmente a Crosshair V Formula-Z apresentou bom comportamento quando submetida a temperaturas extremamente baixas (LN2), provando que o problema de coldbug na sessão anterior foi obra do FX-8370, o que no final das contas, é uma boa notícia, afinal, encontrar CPUs a venda é muito mais fácil e barato do que placas-mãe “high-end” de época.

Sobre o FX-4300, foi muito bem para uma amostra aleatória e conseguiu completar os benchmarks com frequências entre 6500 e 7000MHz com tensão entre 1.85V e 1.92V, o que é normal para esses FX 32 nm. Sobre os resultados nos benchmarks, foi possível obter vários pódios no ranking do HWBOT, o que é excelente. Ainda foi possível validar 7427.22 MHz, o que é bom e muito provavelmente longe de ser o limite para esse chip, sendo talvez possível tirar pelo menos mais uns 100 MHz testando com mais carinho.

E por hoje é só! Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading