zadak moab chamada 2
Share

[Review] 1×8 GB Zadak MOAB 3000 MHz – Testes e resultados

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar um pente de memória da Zadak, pertencente a série “MOAB” que oferece modelos que vão desde os 3000MHz até 3600MHz com capacidades que variam desde os 8 GB até os 16 GB. A amostra desse teste é vendida separadamente e possui especificações de 3000MHz 16-18-18-38 com capacidade de 8 GB.

Os pentes de memória vem em uma caixa retangular com uma ilustração do produto, onde na parte de trás, figuram informações a respeito das memórias e etiquetas constando a capacidade e frequência. A memória vêm protegida por um “blister” plástico que cumpre bem o seu papel de proteger contra possíveis maus tratos no transporte.

Para essa série, a Zadak optou por utilizar um dissipador de alumínio, que segundo eles, trata-se de um design de “quatro camadas”, o que é responsável por dar a peça esse “relevo” visível nas fotos. Os modelos da série ‘MOAB’ possuem iluminação RGB e são compatíveis com softwares de sincronização da ASUS, ASRock, GIGABYTE, MSI e Razer.

Ao remover o dissipador, nos deparamos com módulos ‘single rank’ usando chips Samsung B-Die com código K4A8G085WB-BCTD, o qual se refere a um “bin” (2666CL19) diferente dos famosos chips, onde nos kits preferidos pelos entusiastas é normalmente adotada a variante “BCBP” (2133CL15).

Cabe lembrar que existem vários chips capazes de satisfazerem a frequência e os timings padrão dessa memória, portanto, existe a possibilidade do fabricante vender o mesmo modelo com outros chips diferentes, então, os resultados aqui obtidos se referem exclusivamente aos módulos equipados com esse bin especifico de Samsung B-Die.

O Thaiphoon Burner identificou esses chips como K4A8G085WB-BCBP, o que como vimos logo acima, não é correto. De todo modo, veremos adiante se a variante “BCTD” é tão boa quanto a “BCBP”

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link pode ser encontrada a página do produto no site do fabricante.

Configurações utilizadas:

zadak moab 3000 rgb

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.43O)

RAM: 1×8 GB ZADAK MOAB 3000 MHz 16-18-18-38 (Obrigado Terabyteshop!)

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Water Cooler da bancada

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 2004 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário da Zadak MOAB 3000CL16 usando o Ryzen 3 PRO 5350G, além da frequência máxima para benchmarks nessa plataforma.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porque isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência e o Geekbench 3.4.2 para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.4GHz com 1.3V.

  • XMP:

Com essa abordagem, foi possível obter estabilidade no TM5 com 3333MHz com 1.35V, não escalando com tensão adicional, o que marca a primeira grande diferença em relação as Samsung B-Die “BCBP” que normalmente equipam as memórias voltadas a quem pretende tirar “tudo que dá” das memórias DDR4.

  • 24/7 com ajuste fino:
zadak moab 3000 timings

Com os ajustes finos, foi possível melhorar vários timings relevantes para o desempenho, trazendo bons ganhos em relação ao XMP, como consta na tabela acima, foi possível esticar até os 3600MHz melhorando basicamente todos os parâmetros em relação ao padrão, inclusive baixando o tRFC para 450, o que é bom, porém, é necessário ressaltar que enquanto esses resultados são bastante razoáveis para uma memória com essas especificações, ela também não apresentou nenhuma das características que fizeram a fama dos chips Samsung B-Die, não conseguindo operar com tCL = tRCDRD/WR = tRP, tRFC abaixo de 300 e escalar com tensão adicional, se comportando na real de maneira muito semelhante às memórias equipadas com chiops Samsung C-Die.

Cabe ressaltar que por alguma razão, esse pente de memória não conseguiu passar no post com tCL 18, ficando limitado aos 16 originais, o que não deu deixou margem para tentar ir além na frequência.

Nos gráficos abaixo é possível ver os resultados obtidos nos benchmarks, tenham em mente que os números são para “single channel”, afinal, foi testado apenas um pente de memória, de forma que os números de banda para “dual channel” devem ser próximo do dobro do obtido. Os ajustes acima também são válidos para configurações com mais de um canal, variando um pouco no caso de se usar dois ou mais pentes por canal, pois nesse caso se exige mais de placa-mãe e controlador de memória.

Conclusão:

A Zadak MOAB 3000CL16 apresentou boa compatibilidade com a plataforma de testes, trabalhando normalmente com o perfil XMP. No que diz respeito ao overclock, foi possível atingir a marca dos 3333 MHz com 1.35V e estabilidade apenas utilizando o XMP com os demais ajustes feitos de maneira automática pela placa-mãe, o que é uma boa marca, não escalando com tensão adicional.

Ao fazer o ajuste manual, foi possível obter 3600MHz 16-20-20-20-38 1.36V, melhorando razoavelmente os timings em relação ao ajuste usando XMP, novamente, não escalando com tensão adicional e muito menos conseguindo operar com tCL = tRCDRD/WR = tRP como normalmente se espera das memórias equipadas com chips Samsung B-Die “BCRC”, de forma que essa variante “BCTD” apresentou comportamento muito mais parecido com aquele observado nos pentes equipados com Samsung C-Die.

Em relação ao preço, essa memória pode ser encontrada na Terabyteshop em promoção por R$269.99, o que no momento é um preço bastante razoável para memórias, especialmente se você fizer questão da iluminação RGB, apenas sendo necessário ressaltar que apesar dessas memórias serem de fato equipadas com chips Samsung B-Die, não se trata do mesmo “bin” que se tornou conhecido no meio entusiasta, não obtendo os mesmos resultados em overclock que fizeram a sua fama, então, feita essa consideração e diante dos resultados apresentados, fica a recomendação para o produto, sendo uma boa opção para o mercado de entrada e uso “civil”.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

2 Responses

  1. Ozeias disse:

    qual seria a memoria recomendada para quem quer mexer com edição de video?

    • Olá Ozeias,

      Tudo depende do que você tem em mente nessa edição, tamanho do projeto, resolução e etc… Se for algo mais simples, 16 GB da conta, senão pode ir para 32 ou até mais, ai é você que tem que ver de acordo com o teu trampo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading