Gabinetes Reviews

Procurando uma bancada? Testamos um modelo baratinho do AliExpress!

Certamente aqueles que mexem com hardware, overclock ou que simplesmente gostariam de montar um setup diferenciado já devem ter cogitado usar uma bancada para isso, afinal, trata-se de algo muito mais prático que um gabinete nessas situações em que o sujeito mexe bastante no hardware e claro, ainda tem toda a questão da circulação de ar e tudo mais... Continue lendo!

Fala pessoal, beleza?

Certamente aqueles que mexem com hardware, overclock ou que simplesmente gostariam de montar um setup diferenciado já devem ter cogitado usar uma bancada para isso, afinal, trata-se de algo muito mais prático que um gabinete nessas situações em que o sujeito mexe bastante no hardware e claro, ainda tem toda a questão da circulação de ar que tende a ser vantajosa para a bancada

O grande problema é que a disponibilidade desses produtos não costuma ser das melhores, onde por se tratar de algo de nicho, os modelos disponíveis tendem a ser um tanto quanto sofisticados, com preços que não correspondem muito bem com a nossa realidade local, fazendo muita gente desistir antes mesmo de começar.

Contudo, nem tudo está perdido e certamente não estamos todos fadados a usar a caixa da placa-mãe como bancada, afinal, hoje em dia, existe algo chamado AliExpress e lá se pode encontrar solução para quase qualquer problema, incluindo bancadas por um preço camarada, onde o artigo de hoje é exatamente sobre um desses modelos, vendido por uma loja chamada “Iron SuperMan”.

A primeira coisa que chama a atenção é a embalagem, afinal, a regra aqui é ver as empresas investindo em algo impresso, destacando a sua marca, produto e alguns de seus pontos positivos, no caso dessa bancada, ela é simplesmente uma caixa de papelão reforçada com fita adesiva, onde o seu único objetivo é proteger o conteúdo, o que sugere que estamos diante de um produto com produção mais “artesanal”.

Sobre o seu conteúdo, ele vem todo embrulhado com plástico bolha, onde acompanha o kit às seis barras de alumínio, parafusos, demais acessórios e também um “manual” impresso em duas folhas e papel A4, as quais contém ilustrações e instruções para montagem da bancada.

É importante lembrar que essa bancada é oferecida diversas cores, como preto, vermelho ou alumínio sem pintura e também em diferentes tamanhos, como ITX, mATX e ATX, onde os modelos adquiridos foram todos alumínio e ATX.

Sobre o procedimento de montagem, ele é mais “chatinho” do que complexo, onde após montar três dessas bancadas, foi possível chegar a conclusão que deixar as cantoneiras com os parafusos e os suportes para fixação da placa-mãe prontos poupam um tempo precioso na montagem da bancada, afinal, assim, é só ir inserindo as cantoneiras nos perfis e terminar de rosquear na posição correta.

Aqui, é interessante ter a disposição uma placa-mãe ATX para usar como “gabarito”, para acertar a distância das barras horizontais em relação à furação da placa, afinal, não existe nenhum “guia” para isso, o que de certo modo, é um ponto negativo.

Agora, de positivo, é que a natureza modular dessa bancada permite ao usuário montar a placa-mãe da maneira que lhe for mais conveniente, seja na posição “padrão”, que seria aquela mostrada nos anúncios ou algo similar ao “ATX invertido”, bastando para isso colocar os suportes de placa-mãe da maneira desejada.

Além disso, existem diversos acessórios que devem ser instalados posteriormente, no caso, a sua fixação é feita usando parafusos em uma pequena peça metálica quadrada, instalada nos vãos dos perfis de alumínio. Dentre esses acessórios, estão peças em “L” que podem ser utilizados tanto para instalação de radiadores quanto de SSDs/HDs, suporte para a fonte, botão liga/desliga e barras para fixação das placas no espelho traseiro.

Apesar dessa bancada ser a versão ATX, obviamente ela também comporta bem placas ITX e mATX, ainda que no caso de se utilizar exclusivamente placas-mãe menores, talvez seja mais interessante pegar a versão correspondente as suas necessidades, poupando espaço na mesa.

Notem que no caso de placas-mãe E-ATX, cuja largura excede as placas ATX e por sua vez, acabam ficando com um pedaço na “reta” do perfil de alumínio, torna-se inviável a instalação de um radiador ou SSD na lateral, o que pode ser um problema para usuários dessas placas maiores.

E aqui, é possível ver uma das bancadas montada da maneira “tradicional”, ou seja, de acordo as fotos do anúncio. Os cabos da fonte ainda poderiam ser organizados ou com “cintas hellerman”, popular “enforca-gato” ou com um acessório, que conforme o anúncio, acompanham as versões mais sofisticadas da bancada.

Na galeria abaixo, é possível ver um lado a lado com duas bancadas montadas de maneira distinta, uma com placa-mãe e fonte invertidas, em configuração que se mostrou totalmente adequada ao setup de Livestream, que a propósito, voltarão em breve, e a outra, mais tradicional.

E por fim, uma galeria de fotos da bancada “invertida”, onde temos uma lendária ASUS Rampage Extreme, um E8400 binado e memórias Corsair Dominator GT com os famosos chips Elpida “Hyper” MNH-E/MGH-E, os quais certamente darão as caras aqui no site em breve. 😉

  • Conclusão:

A respeito da qualidade dos materiais, apesar de a embalagem ser extremamente espartana, não há muito o que se errar aqui, afinal, essa é uma bancada feita com perfis de alumínio parafusados e nesse sentido, não há o que se reclamar dos materiais e do acabamento, onde no caso das amostras desse artigo, são as mais simples, sem pintura.

Do ponto de vista facilidade de montagem, a bancada do “Super Man de Ferro” provou ser relativamente simples de se lidar, onde a única ferramenta externa necessária foi uma chave “philips” para posterior fixação dos acessórios. Existem também bastante flexibilidade na sua montagem, permitindo a instalação da placa-mãe “invertida”, fonte no lado oposto ao habitual e etc.

A única ressalva é que é bom ter uma placa-mãe ATX, ou mATX/ITX dependendo da versão da bancada que tiver em mãos, para usar como gabarito na hora de fixar as barras horizontais, afinal, elas precisam bater com a furação da placa-mãe para ser possível a sua fixação.

Sobre o preço, nesse exato instante (19/06/2022), essa bancada pode ser encontrada no AliExpress por cerca de R$256 + frete, o que é um valor bastante razoável diante da proposta do produto, daquilo que ele entregou e da escassez de concorrentes no mercado, então, naturalmente, a bancada do “Iron Super Man” está aprovada e recomendada, onde o único detalhe a se atentar é que por se tratar de um produto importado, pode haver incidência de taxas ou a entrega acabar demorando mais do que o esperado.

E por hoje é isso pessoal! Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: