cm mastergel maker chamada 0
Share

[Review] Cooler Master Mastergel Maker – Será essa a pasta térmica dos mestres?

Fala pessoal, beleza?

Nesse artigo irei testar a pasta térmica Cooler Master Mastergel Maker, que se trata da pasta térmica topo de linha do referido fabricante, o qual, é oferecida em uma embalagem com seringa de fácil aplicação, contendo 1.5mL do produto.

A Mastergel Maker vem em uma caixa com design bastante sofisticado, onde na frente, é possível ver a seringa de pasta térmica e atrás, uma ilustração que meio que sintetiza a função do produto, além de uma tabela com as suas especificações.

Dos acessórios, acompanham o conjunto um folheto e um sachê com removedor de pasta térmica.

cm mastergel maker 5

Além da embalagem, é necessário destacar que a seringa adotada pela Cooler Master também é um tanto quanto diferenciada e possui um bico retangular, o que segundo o fabricante, é para facilitar a aplicação do produto.

A Cooler Master diz que a condutividade térmica da Mastergel Maker é de 11 W/mK, o que a coloca entre os compostos térmicos com maior condutividade disponíveis no mercado, em tese, competindo com Prolimatech PK-3 e Thermal Grizzly Hydronaut.

É necessário lembrar que a função da interface térmica é ocupar as micro-ranhuras da base do dissipador/IHS com algo que tenha maior condutividade térmica que o ar, melhorando a troca de calor entre essas superfícies e de quebra, baixando a temperatura da CPU/GPU.

A uso do produto é ridiculamente simples, bastando aplicar a pasta sobre o IHS do processador, apenas tomando cuidado para não errar na quantidade, seja para mais ou para menos. É importante destacar que a Mastergel Maker não é condutiva.

cm mastergel maker aplicacao

Caso alguém se interesse, aqui está o link para a página do produto no site do fabricante, então, vamos à configuração utilizada e aos resultados obtidos!

Configuração utilizada:

pasta termica bancada

CPU:AMD Ryzen 7 2700X (obrigado AMD!)

MOBO: ASUS TUF X570-Plus Gaming (Obrigado Terabyteshop!)

RAM: 2×8 GB Crucial Ballistix 3200CL16

GPU: ASRock Radeon RX 5700 XT 8 GB

PSU: Seasonic SS-750AM

COOLER: XPG Levante 240 mm (Obrigado XPG!), Thermal Grizzly Carbonaut, IC Graphite, GD900-1, Deepcool Z3, Cooler Master Mastergel Maker

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 x64, Blender 3.1.2, HWiNFO 7.26.

Objetivo dos testes:

Determinar se a Cooler Master Mastergel Maker consegue entregar bom desempenho, comparando-o com outras alternativas de interface térmica que já foram testadas por aqui. Mais detalhes acerca da metodologia e de como foram conduzidos os testes estão contidos nos textos a seguir.

Resultados:

Para esses testes, foi utilizado o Ryzen 7 2700X @ 4.1GHz 1.3375V LLC 3 e VDDSOC 1.025V com memória configurada em 3200MHz XMP, onde foi utilizado o Blender renderizando o demo “Classroom” por 30 minutos para obtenção dos resultados.

Foram testadas uma passada logo após a aplicação e montagem do cooler e outra no outro dia, após mais alguns ciclos “esquenta-esfria”, intercalando um período de 40 minutos em “idle” e 40 minutos de estresse no AIDA. A ideia disso é verificar se a pasta térmica em questão possui algum tempo de cura, ou seja, se existe alguma diferença de desempenho entre o produto recém-aplicado e após alguns ciclos térmicos.

O gráfico abaixo se refere ao delta T (ΔT), que se trata da diferença entre a temperatura do CPU (no caso) e a ambiente, retirando assim esse ultimo fator da jogada.

mastergel maker resultado

No final das contas, a Mastergel Maker acabou ficando na média das outras pastas que já foram testadas por aqui, apresentando um delta de 48,51 °C no pós-aplicação e curiosamente, 49,15 °C após o tempo de cura, o que significa que esse produto não se beneficia de ciclos térmicos adicionais, inclusive com o delta aumentando levemente.

Conclusão:

A Cooler Master Mastergel Maker apresentou desempenho “na média”, com delta de 48,51 °C, em relação as demais pastas térmicas testadas até o momento, não obtendo ganhos de temperatura após alguns ciclos térmicos, vulgo, tempo de cura. Outro ponto positivo é que a Mastergel não é condutiva, dispensando maiores preocupações em caso de acidentes na aplicação.

Sobre o custo de aquisição, ele pode ser encontrado aqui no Brasil por cerca de R$80, o que não é exatamente algo barato, onde o maior problema não é nem o desempenho apresentado, que pode ser considerado satisfatório, mas sim a quantidade do produto que acompanha a seringa, onde é possível encontrar concorrentes que oferecem os mesmos 1,5 mL de pasta térmica e desempenho similar por um valor menor.

Agradecimentos a Cooler Master por ter enviado essa amostra para teste!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Considere contribuir com o crowdfunding ou doação para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading