br fc1 ddr4 4200 capa 2
Share

[Review] 2×8 GB Billion Reservoir FC-1 DDR4-4200CL19 – Samsung B-Die – Testes e overclock

Fala pessoal, tudo bom?

Nesse review, irei analisar um kit de memória da Billion Reservoir, pertencente a série FC-1 Thunderbolt, que oferece modelos de 2666MHz até 4200MHz, em módulos que vão dos 8 aos 16 GB, podendo ser adquiridos separadamente ou em kits de 16 GB e 32 GB. O produto dessa análise é um kit de 16 GB com dois módulos de 8 GB, frequência de 4200MHz, timings 19-19-19-39 e tensão de operação de 1.35V.

Os pentes de memória vem em uma caixa retangular, onde é possível ver diretamente o produto e um logo da NVIDIA, que sabe-se lá o que está fazendo aí. Já na parte traseira, existem informações a respeito do fabricante oferecer 3 anos de garantia para essas memórias.

Em relação ao dissipador, para essa série, a Billion Reservoir optou por um dissipador de alumínio verde com ilustrações que lembram uma aeronave em prata, algo que tende a não combinar com nenhum hardware moderno. Além disso, essas memórias possuem RGB, porém, sem software para controle.

Ao remover o dissipador, o que felizmente acabou sendo uma tarefa bastante simples, é possível ver que ele faz contato com todos os chips, porém, cobrindo apenas uns 70% do encapsulamento das memórias, o que não é o ideal, contudo, a dissipação dessas memórias costuma ser baixa, onde geralmente, elas conseguem trabalhar tranquilamente mesmo sem dissipadores.

A respeito dos chips, para esse kit de 4200 MHz foram utilizados os famosos Samsung B-Die, com código K4A8G085WB-BCBP.

Já o Thaiphoon Burner, identificou corretamente os chips utilizados.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link é possível conferir a página do produto na loja do fabricante no AliExpress

  • Configurações utilizadas:
br fc1 ddr4 4200 led

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.43O)

RAM: 2x8GB Billion Reservoir FC-1 DDR4-4200CL19

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: 1STPlayer TS-360

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600, Geekbench 3.4.2, y-cruncher 1b.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário das Billion Reservoir FC-1 DDR4-4200CL19.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porquê isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência, Geekbench 3.4.2 e y-cruncher 1b para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.3GHz com 1.25V.

  • XMP:

Com essa abordagem, não foi possível de ir além dos 4200 MHz originais com estabilidade, mesmo com 1.5V aplicados, o que significa que não existe overclock “fácil” para essas memórias, mesmo considerando os chips Samsung B-Die e os timings relaxados, o que é um indicativo que o “bin” desses chips pode não ser dos melhores.

Cabe lembrar que o tCL ficou em ’20’ por conta do ‘Geardown Mode’ ativado enquanto usando o XMP, onde ao usar esse modo com frequências mais elevadas, só se admite valores pares para esse parâmetro.

  • 24/7 com ajuste fino:
billion reservoir 4200c19 timings

Com os ajustes finos, foi possível melhorar consideravelmente os parâmetros com frequência de 3800 MHz, onde, apesar de os timings ainda serem os esperados para Samsung B-Die, para se obter estabilidade, tiveram de ser bem mais relaxados do que aqueles obtidos por outros kits usando chips com binagem melhor, tipo o da Asgard.

Curiosamente, não houve margem para melhorar muita coisa na frequência padrão, ou esticar mais as coisas para uso competitivo, com VDIMM elevado e timings agressivos, com a memória se recusando a passar no post nessas condições, novamente, uma consequência de se usar dies não muito binados.

Abaixo, os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência do AIDA, no sub teste de memória do Geekbench 3.4.2 e no y-cruncher 1b, incluído recentemente nos testes por ser bastante sensível à estabilidade e desempenho do sub-sistema de memória. Lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para essas amostras, representa algo que pode ser usado diariamente.

  • Conclusão:

As Billion Reservoir FC-1 DDR4-4200CL19 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma AMD, funcionando normalmente com XMP, ficando apenas com tCL em 20 por conta do ‘Geardown Mode’. Infelizmente, elas não possuem margem para overclock “fácil” usando apenas o perfil XMP, não apresentando estabilidade acima da frequência original nesse cenário, nem mesmo após aumentar a tensão para até 1.5V.

Já com o ajuste manual, foi possível obter 3800 MHz 16-17-17-17-36 com tRFC em 360 e 1.47V, o que trouxe ganhos nos benchmarks e latência. Infelizmente, essas memórias não escalaram bem com tensões mais elevadas ou timings mais agressivos, algo que pode ocorrer em chips Samsung B-Die “low-bin”.

Em relação à disponibilidade e preço, atualmente (26/10/2022), as Billion Reservoir FC-1 DDR4-4200CL19 se encontram esgotadas, porém, foram adquiridas por cerca de R$330 e em que pese o visual controverso e a binagem baixa dos chips utilizados, os resultados ainda foram bons o suficiente para recomendá-las a quem considera usar essas memórias junto a um Ryzen 3000 ou 5000 com elas trabalhando a 3800 MHz e FCLK 1:1.

Apenas é necessário se atentar aos eventuais problemas que podem ocorrer na compra de produtos importados do AliExpress: possibilidade de a mercadoria ser taxada, demora na entrega e a garantia ser uma incógnita, apesar de anunciada pelo fabricante como de 3 anos.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

2 Responses

  1. Leo disse:

    Muito bom!!!
    Sempre reviews com muita técnica e de fácil entendimento.

  2. Gustavo Figueiredo disse:

    Mais uma excelente análise, parabéns Giacarlo. Com meu R7 5700X até consigo colocar as memórias em 4000Mhz C16 IF 1:1, não gerando instabilidade ou erros no TM5, CB R20 e R23, porém o HWInfo reporta milhares de WHEAs. Já tentei ajustar Vcore, Vsoc, Vram, mas nada resolve. Esses WHEAs são relevantes ou pode ser bug do software ? Formatei a máquina também e nada. Para rodar sem WHEAs, no melhor cenário, consigo deixar a ram em 3733Mhz C14 1.5V, aliás, essa voltagem é segura para uso diario em Samsung B die?.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading