Fala pessoal, tudo bem?
De uns dias para cá, tem aparecido vários comentários na review da B650M Aorus Elite AX, com pessoas se queixando de dificuldades na hora de atualizar a bios da placa, o que, a princípio, parece ser apenas uma dúvida mais básica ou mesmo um engano na hora de procurar a página do produto no site do fabricante, afinal, existem vários outros modelos compartilhando esse mesmo design, acontece que não é…
O “problema”, que não se manifestou logo na primeira atualização de BIOS, da F1 para F3c, mas sim depois, é que ao se tentar atualizar a BIOS, seja pelo Q-Flash quanto usando o Shell EFI, aparece uma mensagem pedindo para o usuário reiniciar a máquina para desativar o ‘SecureFlash’ e ao reiniciar, nada muda, com a placa passando no post normalmente. Esse problema parece ser recorrente, com muita gente relatando isso em fóruns como o Reddit.

“Ah, mas aí é só entrar lá no Q-Flash e mandar ele atualizar”, sim, em tese deveria ser isso, na prática, ele vai pedir para o usuário reiniciar a máquina novamente e atualizar a BIOS que é bom, nada. Tudo parece perdido, mas ainda existe uma esperança e seu nome é “Q-Flash Plus”.
O tal recurso permite ao usuário atualizar a BIOS da placa por meio de um pendrive USB e um botão no espelho traseiro, tudo isso sem precisar ter uma CPU ou memórias instaladas! Se isso não parece novidade, é porque não é! Placas-mãe topo de linha tanto da própria GIGABYTE quanto de outros fabricantes já integram recurso semelhante a mais de 10 anos, onde, finalmente, a AMD tomou a iniciativa de incluí-lo nativamente na plataforma AM5, trazendo a funcionalidade para os modelos mais simples.

O primeiro passo para usar o “Q-Flash Plus” na B650M Aorus Elite AX é arranjar um pendrive adequado e formatá-lo no padrão FAT32. Feito isso, baixe o arquivo da BIOS do site do fabricante, extraia, renomeie o arquivo da BIOS para “GIGABYTE.bin” (sem aspas) e coloque na raiz do pendrive.

Feito isso, basta inserir o pendrive na USB correta, no caso dessa placa em específico, trata-se da segunda USB vermelha abaixo do conector RJ45 LAN, onde essa é uma informação que consta no manual da placa-mãe, caso você esteja usando um modelo diferente. O próximo passo é apertar o botão do Q-Flash, que se tudo correr bem, você verá um led piscando, primeiro um pouco mais rápido e depois lentamente.

O procedimento leva pouco mais de 5 minutos e se você já tiver com o resto do sistema montado, ela automaticamente vai fazer o processo de post e dar vídeo com a BIOS já atualizada, efetivamente resolvendo o problema!

E por hoje é só! Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!