dazz alpha red chamada 0
Share

Review – Teclado Dazz Alpha Red – Gateron Red – Nem tudo que reluz é ouro!

Fala pessoal, tudo certo?

Nesse artigo irei analisar o Dazz Alpha Red, que se trata de um teclado mecânico ABNT2 (com “Ç’) no formato TKL (sem teclado numérico) de entrada, com construção em plástico, switches Gateron e iluminação em cor fixa. Será esse um bom teclado? É o que vamos descobrir! 🙂

Unboxing

A embalagem traz em sua frente uma foto destacando o produto, tal como o seu modelo, os switches, que no caso desse modelo, são os Gateron Red (Linear) e a iluminação vermelha. Na parte de trás, temos destaque a algumas “features” e também mais fotos do produto.

Ao abrir a embalagem, nos deparamos com o teclado embalado por plástico bolha, onde o único “acessório” que acompanha o produto é um manual impresso.

dazz alpha red conteudo

Hardware

Como dito anteriormente, o Alpha Red é construído no padrão TKL ou 85%, o qual é o “tamanho” do teclado em relação do “full-size”, que é aquele com teclado numérico.

O único diferencial do visual do teclado é a marca da fabricante gravada logo acima dos direcionais. Não existe nenhuma marcação diferenciando ou mesmo identificando os leds do “Caps Lock” e “Scroll Lock”.

Esse teclado apresenta o design no padrão de “teclas flutuantes”, com parte do corpo do switch visível, sendo bastante comum nos teclados mecânicos destinados ao público gamer, tanto por conta do apelo visual quanto por contenção de custos, afinal de contas, economiza-se uma “top plate” que seria responsável por “esconder” a base dos switches.

dazz alpha red 3

A parte inferior do teclado é composta de uma peça plástica, onde existem apenas duas pequenas borrachas nas laterais e referente a sua aderência, ao menos para uma superfície de MDF está no limite do aceitável, onde talvez fosse interessante terem incluído mais uma borracha na parte superior da carcaça.

Além disso, a conexão do teclado é feita a partir de um cabo não destacável, o que pode incomodar alguns, que prefeririam ver um conector USB-C com cabo destacável. Por fim, os “pezinhos” responsáveis pelo ajuste de altura são de plástico e cumprem bem seu papel.

As keycaps utilizadas são de plástico ABS com impressão doubleshot, que se trata de um processo em que a keycap é prensada em outra peça plástica transparente com o caractere, onde a vantagem é que esse processo anula a possibilidade delas descascarem e se tornarem ilegíveis com o tempo, entretanto, elas ainda são de ABS e por isso apresentam tendência de apresentarem um aspecto “brilhoso” com o tempo.

dazz alpha red keycap

Como dito anteriormente, os switches utilizados são fornecidos pela Gateron e são clones dos modelos oferecidos pela Cherry, só que diferente os Outemu, cuja fama não é das melhores por conta de problemas de Q&A, os Gateron não tem fama de padecer desse mal, inclusive sendo considerados mais “suaves” que os Cherry, com muita gente preferindo eles aos alemães.

No caso do Dazz Alpha Red, a variante dos switches que foi empregada nessa amostra é a vermelha, ou seja, “linear”, teoricamente com força de atuação 45+/-15cN, pré-curso de 2+/-0.6mm e curso total de 4+/-0,6mm. Para quem procura um teclado mecânico mais silencioso, essa é uma ótima opção, afinal, o “switch” linear não emite o ruído característico dos modelos “clicky”.

Os estabilizadores, que nos teclados mecânicos se referem a algum tipo de “apoio” extra para as keycaps longas (exemplo clássico: barra de espaço) não ficarem “dançando” ao serem acionadas pelas extremidades, são do tipo “Cherry” e utilizam “cruzinhas” similares ao encaixe do switch, porém, localizados nas extremidades da keycap. O acionamento das teclas que utilizam estabilizador foi bastante suave mesmo “forçando a barra” ao pressionar as teclas pelas bordas, o que é um ponto positivo.

Sobre o processo de desmontagem, ele é bem simples, bastando remover apenas as keycaps necessárias para acessar os onze parafusos que unem as duas partes do teclado, no caso desse artigo, todas foram removidas, pois isso era necessário para descobrir onde estavam os parafusos, entretanto, a foto do “mapa do tesouro” está aí para os aventureiros que o tiverem em mãos. 🙂

dazz alpha red 8

E por fim, relativo a sua construção interna, a qualidade de solda do pcb é lastimável, com manchas de fluxo e manufatura muito duvidosa, com componentes tortos, quantidade irregular de solda, inclusive com ela “espalhada” pelo PCB. Esse teclado também não tem recurso “hot swap” para troca facilitada dos switches, sendo necessário dessoldá-los para fazer a troca, caso necessário.

Ao comparar com as imagens disponibilizadas por outros reviewers que também desmontaram esse teclado, existe uma clara diferença entre essa unidade e a dos demais, o que sugere que ou o controle de qualidade da fábrica deixa muito a desejar, ou essa unidade foi porcamente remanufaturada.

Software

O Dazz Alpha Red não possui software, onde todos os ajustes relativos à iluminação do backlight são feitas via tecla de função.

No uso

Por fim, segue um pequeno vídeo demonstrando como o Alpha Red se sai durante o uso, basicamente, a ideia aqui é mostrar detalhes como o barulho de digitação, que é algo bem único de cada teclado por conta das diferenças entre as keycaps, switches e “chassis”, e também, mostrar como é a iluminação backlight.

O ruído de digitação é baixo diante daquilo que estamos acostumados a ver para teclados mecânicos e o acionamento dos switches Gateron Red de fato impressionam pela leveza, o que são pontos positivos para esse modelo.

Infelizmente, além da péssima qualidade de manufatura dessa unidade, ela apresentou defeito, com a barra de espaços não funcionando. Não há como cravar se o problema é um switch defeituoso ou se isso é consequência da qualidade de montagem, de todo modo, veremos como será o processo de RMA, já que essa unidade foi comprada em uma promoção recente e caso ela seja substituída, certamente teremos mais conteúdo sobre esse teclado por aqui. 😉

Conclusão

Diante do apresentado, foi possível chegar nos seguintes pontos:

Relativo ao design e usabilidade, toda a estrutura do Dazz Alpha Red é sem “firulas” com “teclas flutuantes”, a iluminação não é RGB, porém, cumpre bem seu papel e esse teclado usa o padrão ABNT2 ao invés do ANSI, o que implica que ele tem o “Ç” e a keycap do “Enter” apresenta formato de “L invertido”.

Sobre a usabilidade, o switch “Gateron Red” possui acionamento bastante leve e suave, além de ser bastante silencioso para um teclado mecânico, especialmente se comparado a modelos equipados com switches com característica “clicky” ou mesmo “tactil”.

Sobre a qualidade de construção, em tese, o ponto alto desse modelo é o fato dele usar switches Gateron, contudo, ao menos nessa unidade, a fabricante mandou muito mal no trabalho de solda na PCB, deixando sujeira de fluxo e respingos de solda por toda parte, além de componentes extremamente mal soldados, o que pode ou não ter contribuído para o switch da barra de espaço dessa unidade não estar funcionando.

Como essa amostra foi adquirida em uma promoção recente, a garantia foi acionada e caso enviem outra unidade, traremos novidades em breve. 🙂

A respeito do preço, o Dazz Alpha Red foi adquirido por R$79,90 em uma promoção na Terabyteshop no último dia 10/05/2023, o que a princípio parecia ser um excelente negócio por conta dos switches “Gateron Red”, porém, infelizmente, os processos de Q&A da fábrica parecem ter falhado, resultando em uma amostra com péssima qualidade de construção e para piorar, com defeito de acionamento em uma das teclas.

Dito isso, se esse exemplar “zoado” for um caso isolado, talvez esse ainda seja um produto a ser recomendado por conta da excelente relação custo-benefício, agora, se esses problemas de qualidade forem recorrentes, aí só resta ficar bem longe desse modelo.

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading