Share

Surgem as primeiras especificações para a futura GeForce RTX 5090 Blackwell

Apesar de não parecer, em breve teremos um aniversariante no mundo do hardware e é a GeForce RTX 4090 que vai fazer um ano de vida! A veterana placa topo de linha da NVIDIA foi anunciada faz um ano e desde então, segue imbatível como a GPU mais poderosa do mercado. Apesar disso, a empresa verde não está parada, onde os primeiros rumores sobre a RTX 5090 começaram a surgir!

rtx4090

Segundo os leakers panzerlied do Chiphell e o kopite7kimi, a nova geração deverá ter codinome “Blackwell”, onde as GPUs para datacenter deverão adotar a nomenclatura GB1XX e as gamers, GB2XX. Já sobre as suas especificações, em relação a RTX 4090, essa suposta 5090 deverá ter 50% mais “Cuda Cores”, 52% mais banda de memória, cache L2 78% maior e um aumento de 15% na frequência, resultando em desempenho 70% superior.

Além disso, existem outros rumores de que a NVIDIA poderia adotar um barramento de memória de até 512-bit ou mesmo memórias GDDR7, o que, especialmente no primeiro caso, pode contribuir para um aumento considerável na complexidade da placa e por consequência, no custo.

É necessário lembrar que apesar dessa nova placa parecer promissora, ela está sendo comparada com a RTX 4090, que nem sequer utiliza o AD102 com todas as unidades funcionais ativadas e, além disso, essa nova geração só chegará ao mercado em 2025, ou seja, ainda tem muito tempo e essas especificações ainda podem mudar bastante até o lançamento.

FONTE: Chiphell via Videocardz

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading