keycaps capa 2
Share

Personalizando o seu teclado mecânico? Experimentando um jogo de keycaps PBT do AliExpress!

Fala pessoal, tudo certo?

Teclados mecânicos modernos são extremamente customizáveis já que o mercado meio que adotou os switches Cherry e seus clones como padrão, além da grande disponibilidade de peças aftermarket, seja chassis, opções de PCB, layout e até mesmo keycaps diferenciadas. Dito isso, nesse artigo, iremos apresentar um set de keycaps PBT do AliExpress, o qual é vendido pela Romoral no AliExpress e acompanha 149 teclas com diferentes opções de cor, padrão ANSI e perfil CSA.

keycaps romoral 1

Por que trocar as keycaps?

Os motivos são vários e vale começar pelo mais óbvio deles: A primeira coisa que se vê ao olhar para o teclado são justamente as keycaps, fora que é por meio delas que é feita a interação com o switch, ou seja, de cara, podemos citar a estética e a sensação ao digitar.

Além disso, alguém pode querer trocar as keycaps simplesmente porque as originais sofreram desgaste ou perderam a marcação dos caracteres, ou seja, manutenção pode ser uma boa justificativa para essa troca.

Quais são os materiais disponíveis?

O pessoal costuma ser bastante criativo com os materiais utilizados na fabricação das keycaps, com opções de madeira e até mesmo metal, contudo, o mais comum são em plástico, geralmente ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) ou PBT (Polibutileno Tereftalato), onde eles apresentam características distintas entre si.

Lego bricks
Exemplo de peça plástica fabricada em ABS

O plástico ABS é o mais comum de ser encontrado nos teclados de série, afinal, esse material é bastante fácil de se trabalhar em um cenário de produção em massa, além de ser mais barato e ter acabamento liso. A desvantagem é que ele tende a se desgastar com o tempo e ficar com aspecto feio e brilhoso, onde podemos ver um exemplo na foto abaixo, com o [Shift] sendo uma keycap ABS com bem pouco uso e o [ESC] uma bem usada.

keycaps abs

A outra opção é o plástico PBT, que costuma ser usado apenas nos teclados mais sofisticados, já que trata-se de um material mais caro, um pouco mais complicado de ser trabalhado, porém, mais durável, já que as keycaps PBT não apresentam esse aspecto cansado com o tempo. O set de keycaps desse artigo é fabricado nesse material, além de ser Doubleshot, que são aquelas prensadas em outra peça plástica transparente com o caractere, evitando com que ele se apague com o tempo.

keycaps romoral 2

Existe diferença entre os perfis?

Outro detalhe importante a se observar nas keycaps é o seu perfil, onde podem existir diferenças tanto na altura quanto na forma das teclas, com impacto óbvio no uso do teclado e no conforto da digitação.

O padrão mais comum de se encontrar é o chamado OEM, usado na maioria dos teclados comerciais, essas keycaps possuem formato cilíndrico, onde ao se olhar pela lateral do teclado, elas são vistas como retas. Já o padrão Cherry é outro muito utilizado e possui formato muito similar ao OEM, com a diferença que as keycaps são mais baixas.

A tabela abaixo resume alguns dos padrões utilizados, incluindo o dessas keycaps do AliExpress, contudo, vale deixar claro que existem mais de 10 padrões diferentes, os quais foram analisados em detalhes nesse artigo do thekeeblog (em inglês).

keycap padrao

No caso das keycaps da Romoral, elas adotam o padrão CSA, que possuem topo esférico e por si só já dão uma certa diferença na digitação, porém, mantendo a ideia de perfis com diferentes alturas entre as teclas.

O que mais precisa se atentar antes de comprar um set de keycaps?

Além dos pontos já mencionados, é necessário ficar ligado em mais alguns detalhes, por exemplo, a maioria desses sets de keycaps vendidas no AliExpress ou outras lojas estrangeiras são voltadas ao padrão ANSI, o que significa que você vai encontrar dificuldades caso o seu teclado seja em outro padrão como o ABNT2, já que teclas como o [Ç] podem ficar faltando e dai vai-se chegar ao mesmo problema do teclado usado nas fotos demonstrativas desse artigo.

keycaps romoral 4

Outro ponto importante são os espaçadores, já que a maioria desses kits são do tipo Cherry, porém, alguns teclados um pouco mais antigos podem vir com espaçadores do tipo Costar, os quais não são compatíveis entre si. Dito isso, se alguém estranhou o teclado usado para demonstração das keycaps, foi porque esse detalhe passou batido e só depois ficou claro a incompatibilidade.

Mas e esse set do AliExpress, é bom?

Feitas todas essas considerações, sim, da para dizer que esse kit da Romoral é uma boa opção, afinal, por menos de R$100 incluindo o frete, você leva para casa um set com 149 keycaps no padrão ANSI, portanto, sem [Ç], mas curiosamente, com um [ENTER] em formato de bota, o que caracteriza o padrão ABNT, fabricadas em PBT Doubleshot, onde essas teclas são notavelmente mais robustas que as originais dos teclados que temos a disposição.

Caso a ideia seja customizar o teclado sem gastar uma fortuna ou mesmo substituir keycaps cansadas, essa pode ser uma boa alternativa, que ainda é oferecida em 7 padrões de cores diferentes. Claro, só cabe ficar ligado nessas questões de compatibilidade, para não passar por frustrações.

keycaps romoral 6

Você também pode gostar...

2 Responses

  1. Anderson Stepherson Sampaio Ribeiro disse:

    Que bela opção de personalização , gostei demais das opções de cores e um custo beneficio muito bom, muito obrigado a vocês.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading