Memórias Reviews

[Review] 2x8GB Teamgroup T-Force Vulcan Z 3200CL16 – Hynix CJR – Testes e overclock

Nesse review irei analisar um kit de memória da Teamgroup, pertencente a série “T-Force Vulcan-Z”, a qual oferece modelos de 2666MHz até 4000MHz, em módulos que vão dos 4 aos 32 GB, podendo ser adquiridos separadamente ou em kits de 8 GB até 64 GB. O produto dessa análise é um kit de 16 GB com dois módulos de 8 GB, frequência de 3200MHz, timings 16-18-18-38 e tensão de operação de 1.35V... Continue lendo!

Fala pessoal, tudo bom?

Nesse review, irei analisar um kit de memória da Teamgroup, pertencente a série “T-Force Vulcan Z”, a qual oferece modelos de 2666MHz até 4000MHz, em módulos que vão dos 4 aos 32 GB, podendo ser adquiridos separadamente ou em kits de 8 GB até 64 GB. O produto dessa análise é um kit de 16 GB com dois módulos de 8 GB, frequência de 3200MHz, timings 16-18-18-38 e tensão de operação de 1.35V.

Os pentes de memória vem em um blister retangular, onde é possível ver diretamente o produto e a etiqueta com suas especificações, já na parte traseira, existe uma explicação sobre o significado do “T-Force”, assim como alguns “features” da memória.

Em relação ao dissipador, para essa série, a Teamgroup optou por um dissipador de alumínio simples sem qualquer tipo de iluminação, o que resultou em um visual bastante sóbrio, sendo oferecido em duas cores: grafite e vermelho.

Ao remover o dissipador, o que felizmente acabou sendo uma tarefa bastante simples, é possível ver que ele encosta na maioria dos chips, exceto os dois das bordas, que fazem contato parcial, o que não chega a ser um grande problema, afinal, a dissipação dessas memórias costuma ser baixa, onde geralmente, elas conseguem trabalhar tranquilamente mesmo sem dissipadores.

A respeito dos chips, a Teamgroup optou por remarcá-los, inviabilizando a sua identificação.

Já o Thaiphoon Burner, identificou os chips utilizados como Hynix CJR, o qual costuma ser bastante razoável no que diz respeito a sua capacidade de overclock, o que é uma boa notícia em um kit de entrada.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, nesse link é possível conferir a página do produto no site oficial do fabricante.

  • Configurações utilizadas:

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.43O)

RAM: 2x8GB Teamgroup T-Force Vulcan Z 3200CL16 (Obrigado Teamgroup!)

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Gamdias Chione E1A 120 mm

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600, Geekbench 3.4.2, y-cruncher 1b.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário das Teamgroup T-Force Vulcan Z 3200 CL16.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porquê isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência, Geekbench 3.4.2 e y-cruncher 1b para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.3GHz com 1.25V.

  • XMP:

Com essa abordagem, não foi possível de ir além dos 3200 MHz originais com estabilidade, mesmo com 1.5V aplicados, o que significa que não existe overclock “fácil” para essas memórias.

  • 24/7 com ajuste fino:

Com os ajustes finos, foi possível melhorar alguns parâmetros relevantes para o desempenho, além de conseguir estabilidade com até 3800 MHz, onde o maior fator limitante para não ter conseguido ir além com o XMP foram os timings primários, onde os tRCD e o tRP precisaram ser relaxados de 18 para 21 para se obter estabilidade, algo comum as memórias equipadas com esses chips.

Abaixo, os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência do AIDA, no sub teste de memória do Geekbench 3.4.2 e no y-cruncher 1b, incluído recentemente nos testes por ser bastante sensível à estabilidade e desempenho do sub-sistema de memória. Lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para essas amostras, representa algo que pode ser usado diariamente.

  • Conclusão:

As Teamgroup T-Force Vulcan Z 3200CL16 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma AMD, funcionando normalmente com XMP. Infelizmente, elas não possuem margem para overclock “fácil” usando apenas o perfil XMP, não apresentando estabilidade acima da frequência original nesse cenário, nem mesmo após aumentar a tensão para até 1.5V.

Já com o ajuste manual, foi possível obter 3800 MHz 16-21-21-21-38 com tRFC em 550 e 1.45V, o que trouxe um saudável ganho de desempenho em relação ao XMP e é uma boa marca para um kit 3200 CL16 originais.

Em relação à disponibilidade e preço, atualmente (07/08/2022), as Teamgroup T-Force Vulcan Z 3200CL16 podem ser encontradas no AliExpress por cerca de R$375, o que é um valor bastante razoável para um kit de memória como esse, inclusive, nesse momento, estando com preço até menor do que o de várias marcas chinesas. Caso tenha interesse em adquirir localmente essas memórias, vale ficar de olho na Amazon e na Pichau, pois, aparentemente, são apenas essas duas lojas que vendem os produtos da Teamgroup, onde essa memória em específico se encontra indisponível. Novamente, fica aqui o agradecimento a Teamgroup por ter enviado essa amostra para testes!

Apenas é necessário se atentar aos eventuais problemas que podem ocorrer na compra de produtos importados do AliExpress: possibilidade de a mercadoria ser taxada, demora na entrega e a garantia ser uma incógnita.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: