Review – 96GB (2x48GB) Kingston FURY Renegade DDR5 6400CL32 – Hynix M-Die 24-Gbit – Capacidade e desempenho máximos!
Nessa review iremos analisar um kit de memória DDR5 Kingston, da série FURY Renegade, que oferece modelos que vão dos 6000 aos 8000 MT/s, em módulos de 16, 24, 32 ou 48 GB, podendo ser adquiridos separadamente ou em kits de 32 GB, 48, 64 ou 96 GB. O produto dessa análise são dois módulos de 48 GB, formando um kit de 6400 MT/s, timings 32-39-39-80 e tensão de operação de 1.4V.
Os pentes de memória vem em uma caixa retangular com uma ilustração do produto, logomarca da fabricante e modelo, enquanto na parte de trás, novamente, existe destaque ao modelo e uma etiqueta constando as suas especificações, onde o código dessa memória é KF564C32RSK2-96.



Em relação ao dissipador, trata-se do mesmo dissipador usado pela Kingston para a linha Fury Renegade, com as duas partes de alumínio unidas por dois parafusos, apresentando thermalpads tanto nos chips de memória quanto no PMIC.
O exemplar testado não possui qualquer tipo de iluminação, mas também são oferecidos modelos com a mesma especificação na linha Fury Renegade RGB, que como o próprio nome já diz, conta com iluminação RGB.



A respeito dos chips, são os SK Hynix M-Die, mas diferente dos chips de primeira geração que também tem esse nome, esses tem densidade de 24 Gbit, ou seja, 3 GB por chip, o que permite aos fabricantes lançarem módulos UDIMM com 12, 24 ou 48 GB.
Para se chegar nesses 96 GB, foi necessário recorrer a módulos ‘Dual Rank’ (DR), aqueles com chips dos dois lados do PCB, usando 16 ICs para fazer um módulo de 48 GB. Evidentemente, isso deve colocar mais estresse tanto na controladora de memória quanto na placa-mãe, já que são mais chips para ‘alimentar’.
Abaixo é possível ver o dump do SPD, extraido usando o PassMark RAMMon.
Sobre o PMIC, que é o circuito integrado responsável pela alimentação do módulo de memória, foi adotado uma unidade da Richtek, a qual é compatível com o “High Voltage Mode”, permitindo VDD/VDDQ acima de 1.43V em placas-mãe que suportem o recurso.
Configurações utilizadas:
CPU: AMD Ryzen 7 8700G (Obrigado AMD!)
MOBO: ROG Crosshair X670E Gene (BIOS: 2302 Beta)
RAM: 2×48 GB Kingston FURY Renegade 6400CL32 1.4V – KF564C32RSK2-96 – (Obrigado Kingston!)
GPU: Powercolor RX 6800 XT Red Devil 16 GB
PSU: Coolermaster MWE 1250 Gold V2 (Obrigado Cooler Master)
COOLER: 1STPlayer TS-360
SSD: Goldenfir 256GB NVMe
Software: Windows 11 23H2 x64, TM5 0.13.1 1usmus, Geekbench 3.4.4, y-cruncher 0.85, Horizon: Zero Dawn, Shadow of the Tomb Raider e Black Myth: Wukong Benchmark Tool.
Objetivo e metodologia dos testes:
Descobrir qual o limite para uso diário das Kingston usando o Ryzen 7 8700G, aproveitando-se do poderoso controlador de memória integrado a esses processadores, que permite explorar os limites da memória. Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:
1) XMP/EXPO: O objetivo aqui é testar se é possível operar com estabilidade usando o perfil EXPO, caso disponível, e XMP de fábrica, eliminando aquele teste de overclock que costumávamos fazer nessas condições.
Essa mudança foi necessária por conta desse “overclock fácil” não fazer mais sentido, pois nas DDR5, os ganhos de se fazer isso beiram o inexistente, já as placas-mãe costumam relaxar muito os subtimings, anulando os ganhos com o overclock.
2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os parâmetros possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário, indo ao limite dos modos 1:1 e 1:2.
Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.13.1 perfil 1usmus para verificar estabilidade, o Geekbench 3.4.4 e y-cruncher 1b para ter uma melhor ideia do desempenho em benchmarks sintéticos e os Horizon: Zero Dawn, Shadow of the Tomb Raider e Black Myth: Wukong para ter noção dos ganhos em jogos, onde foram utilizadas as respectivas ferramentas de benchmark integrada em 1080p e 720p com o perfil de qualidade máxima e mínima.
Para esses testes, a CPU foi travada em 5.0GHz com 1.25V e o FCLK em 2400MHz. É necessário lembrar que para os Ryzen AM5, não existe mais aquela observação para se manter o FCLK trabalhando na mesma proporção do clock da memória, ou seja, antes de partir para o ajuste dessas ultimas, é interessante testar o limite do FCLK, que para os Ryzen 7000 ficará entre 2000 e 2200 MHz e os Ryzen 8000, 2200 e 2700 MHz.
Timings – AMD
XMP / EXPO:
Para esse modelo, a Kingston optou por incluir apenas perfis XMP para DDR5-6400 e DDR5-6000, os quais funcionaram bem no hardware de teste, com a placa-mãe aplicando automaticamente o UCLK no modo 1:2 em 6400 MT/s.
Novamente, cabe lembrar que isso é uma limitação dessa amostra, o que também pode ocorrer com os Ryzen 7000, onde alguns exemplares não são estáveis com UCLK trabalhando 1:1 e memória a 6400 MT/s, nesse caso, sendo mais interessante buscar o máximo mantendo a proporção 1:1.
24/7 com ajuste fino:

Ao fazer os ajustes finos, foi possível melhorar virtualmente todos timings e atingir os 8000 MT/s, para isso, foi necessário subir o VDD/VDDQ para 1.47V, algo considerado totalmente seguro para essas memórias DDR5 com chips Hynix, contudo, existem uma série de observações sobre esse resultado.
- Impedâncias de terminação
Diferente dos módulos Single Rank (SR), que já contam com um bom ajuste no AGESA para as com impedâncias de terminação e ´´Drive Strenght´´ com os Ryzen 8000G, o mesmo não pode ser dito dos kits DR, em especial os de 96 GB como esse, requerendo certa dose de dedicação para fazer as coisas funcionarem a contento em frequências mais elevadas.
Acertar o RTTNOM_WR e o RTTNOM_RD foram cruciais para se obter estabilidade com esses módulos, com o ajuste automático apresentando instabilidades até mesmo com 7400 MT/s, algo que foi sanado com RZQ/6 em ambos parâmetros. Com isso, foi possível até mesmo carregar o sistema com 8400 MT/s e rodar benchmarks leves.
É importante lembrar que isso pode mudar em futuras atualizações de BIOS, melhorando o suporte a esses módulos de alta densidade, mas que ainda sim, esses parâmetros podem variar drasticamente entre diferentes placas-mãe, com bem poucas sendo capazes de atingir esses 8000 MT/s.
- Timings
Já os timings primários, esses meio que são universais para esses chips M-Die 24-Gbit, sendo similares aos do kit Hynix M-Die de 48GB (2x24GB) que testamos anteriormente, exceto pelo tRFC, que nesse kit de 96 GB é mais relaxado do que no seu ´primo´de 48 GB. Essa diferença provavelmente deve ter relação com a controladora de memória da CPU ou mesmo com a qualidade (bin) do chips utilizados aqui.
Contudo é nos timings secundários que as coisas mudaram bastante, em especial com os tRDRD_SD, tRDRD_DD, tWRWR_SD e tWRWR_DD, que são os delays entre diferentes ranks e módulos, algo que em configurações com apenas dois módulos SR é quase sempre possível deixar tudo em 1, porém, com módulos DR a coisa muda de figura, sendo necessário relaxar esses parâmetros para que a memória funcione, como foi o caso aqui e também deve ser em módulos 2x32GB com 16 chips de 16 Gbit.
- Temperatura
Como sempre, conduzimos nossos testes em bancada aberta e com uma ventoinha soprando diretamente sobre os módulos, já que é comum aparecer erros durante testes de estresse por conta da temperatura, especialmente com tREFI mais agressivo, já que a tolerância tende a diminuir conforme se aumenta esse parâmetro.
Com esse kit de 96 GB isso não foi diferente e por essa mesma razão fomos obrigados a parar em 1.47V para o VDD/VDDQ, com a memória apresentando erros após alguns bons minutos de TM5 por conta da temperatura com 1.5V, que chega a exceder os 60ºC.
É bom deixar claro que isso não é um problema para a memória trabalhando na frequência padrão com XMP, já que nessas condições, o tREFI é bem mais baixo e portanto, a tolerância a temperatura é maior, mas se a ideia for trabalhar com overclock mais forte, pode ser interessante investir em um jogo de dissipadores mais robustos para as memórias.
Benchmarks
A seguir, temos os números de desempenho nos benchmarks e é bom lembrar que esses resultados podem variar para diferentes processadores e plataformas, por exemplo, o desempenho com frequência de memória mais elevada costuma ser mais perceptível nos Intel de 12ª/13ª/14ª geração, enquanto nos Ryzen 7000, o ganho em jogos tende a ser nulo no modo 1:2, mesmo em 8000 MT/s.
Lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.13.1 e ao menos especificamente para essas amostras, representam algo que pode ser usado diariamente.
Benchmarks 2D


Nos benchmarks sintéticos de memória é onde a diferença do overclock costuma ficar mais evidente, com tanto o Geekbench quanto o y-cruncher 0.85 1b apresentando ganhos significativos ao se fazer overclock, o que nem sempre acontece em outras aplicações 2D, igual vimos no nosso guia de otimização para o Ryzen 7 8700G.
Benchmarks 3D
Além dos testes 2D, também fizemos testes em jogos para verificar o ganho de desempenho ao fazer a otimização dos timings e frequência. Rodamos os testes em 720p Low, visando simular uma situação em que a CPU é o fator limitante e 1080p High, onde a GPU costuma limitar mais.
- 720p Low



Em 720p, o ganho nas médias acabou ficando entre 6.5% e pouco mais de 10%, com destaque ao SOTTR, entretanto, o maior beneficiado foram os 1 e 0.2%, que registraram os maiores ganhos, em especial para o Black Myth: Wukong.
- 1080p High



Já em 1080p, os ganhos foram mais tímidos, indo de praticamente inexistentes no Black Myth: Wukong para saudáveis 9% no SOTTR.
Testes adicionais – Ryzen 7000 e outras placas-mãe
Além do Ryzen 8000G, também costumamos testar com os Ryzen 7000, afinal, existem algumas diferenças nos timings e é valido buscar qual a melhor configuração 1:1 (MCLK:UCLK) para esses últimos, algo que estava no planejamento, até que o nosso Ryzen 7 7700X simplesmente resolveu ir para o céu do hardware e por isso, não foi possível concluir os testes, entretanto, ainda foi possível fazer alguns registros dignos de nota! 🙂
O primeiro deles é que o Ryzen 7000 também é capaz de atingir os 8000 MT/s com esses kits DR, completando benchmarks como y-cruncher e Geekbench em condições um pouco mais soviéticas. Infelizmente, não houve tempo de chegar em um ajuste para uso diário DDR5-8000 por conta da morte da CPU, mas fica o registro de que é possível chegar lá!
É bom tornar a frisar que não é qualquer placa-mãe que consegue empurrar 8000 MT/s em módulos DR, com isso ficando restrito a modelos como a Crosshair X670E Gene e a B650E Aorus Tachyon, ambas 1DPC e focadas em overclock mais pesado. No geral, acaba sendo mais aconselhado focar em algo entre 6000 e 6400 MT/s se estiver usando um Ryzen 7000 ou 6800 MT/s se estiver usando uma CPU Intel de 13 ou 14 gerações.
Por fim, ao instalar a memória na máquina SFF equipada com Ryzen 9 7900 e uma B650I Aorus Ultra, foi possível chegar aos DDR5-6000 CL32 com estabilidade, mas com algumas concessões no tREFI e tCL por conta da temperatura dos módulos, que estavam atingindo perto dos 70 ºC durante o TM5 e registrando erros.
Caso alguém tenha interesse, segue uma captura de tela do ZenTimings com os parâmetros usados, que não foram incluidos na tabela oficial por conta das diferentes condições de teste.
Conclusão
O kit Kingston FURY Renegade de 96 GB (2×48 GB) DDR5-6400, apesar de contar apenas com XMP, apresentou boa compatibilidade com a plataforma AMD, funcionando normalmente com o perfil 6400 MT/s sem intervenção do usuário, ainda que isso tenha resultado em UCLK no modo 1:2, o que pode variar com a CPU e placa-mãe utilizada e pouco ou nada tem a ver com a memória.
Com o ajuste manual, foi possível atingir DDR5-8000 CL38 com estabilidade, uma marca incrível para um kit Dual Rank como esse, ainda que ela seja inalcançável para a maioria das placas-mãe AM5 disponíveis.
É importante lembrar que é importante ficar de olho na temperatura caso pretenda fazer overclock, talvez sendo necessário ir além da tradicional ventoinha soprando diretamente sobre as memórias para manter as coisas sob controle.
Em relação à disponibilidade e preço, o kit de 96 GB da Kingston Fury Renegade DDR5-6400CL32 pode ser encontrada localmente por cerca de R$3100, o que certamente não se trata de um valor baixo, mas se você realmente precisa de 96 GB e ainda quer extrair o máximo desempenho das memórias, então esse produto é excelente e deve atender em cheio as necessidades.


Saiba mais sobre os nossos selos.
E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!
Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!





1.52 VDDIO e é seguro isso? tenho os mesmos problema pra subir em 6400MHz com 2x 32GB, e a última bios beta retrocedeu novamente. Eu tenho a impressão de que os Zen5 são quase incompatíveis com os Zen4 nos ajustes das DDR5, melhoram para eles, piora para o meu 7950x
Opa Anderson,
Pelo que vejo por aí, sim, 1.52V pode ser seguro para os Ryzen 8000G, a questão é que existe uma variação imensa entre as amostras, algumas nem escalam acima de 1.4V enquanto outras vão ainda além desses 1.5V, então, só testando para saber.