motospeed ck61 chamada 0
Share

[Review] Teclado Motospeed CK61 – Kailh Box White

Fala pessoal, tudo certo?

Nesse artigo irei analisar o Motospeed CK61, que se trata de um teclado mecânico “60%”, ou seja, sem teclado numérico e com teclas de função e direcional compartilhados com outras teclas, no padrão ANSI, portanto sem “Ç”, com construção em plástico e iluminação RGB. Será esse um bom teclado? É o que vamos descobrir! 🙂

  • Unboxing:

A embalagem, que é bastante compacta, traz em sua frente uma foto destacando o produto e o modelo e os switches. Na parte de trás, temos destaque a algumas “features” do produto como a iluminação RGB, cabo USB-C removível, design ergonomico e vida útil de 50 milhões de cliques para os switches.

Ao abrir a embalagem, nos deparamos com o teclado embalado com um saco protetor e duas espumas laterais, manual impresso, um cabo USB-C e uma ferramenta de plástico para remoção das keycaps, o que é especialmente útil na hora de fazer a manutenção e limpeza do teclado.

  • Hardware:

Como disse anteriormente, o Motospeed CK61 usa padrão “compacto” 60%, já que o seu tamanho também pode ser indicado pela porcentagem em relação ao “full-size”, que é aquele com teclado numérico, e nas fotos abaixo, é possível ver que a sua estrutura em plástico, como é comum para a maioria dos modelos produzidos em série nesse padrão, no entanto, existe oferta de cases em diversos materiais diferentes, como alumínio, acrílico e até mesmo madeira para uso em teclados customizados, como pode ser visto nesse link. De todo modo, a estrutura utilizada apresenta bom acabamento e é robusta o suficiente, de forma que o teclado não apresenta torção em demasia.

Esse teclado apresenta o design no padrão “tray mount”, que é quando os switches são montadas no plate e o PCB do teclado é parafusado no case.

motospeed ck61 4

A parte inferior do teclado possui 4 borrachas nas extremidades e não possui os “pezinhos” para ajuste da altura, no caso, isso se deve ao fato da carcaça já possuir um certo ângulo de inclinação, algo que é comum a estrutura dos demais modelos 60%.

Sobre a conexão do teclado, é feita a partir de uma porta USB-C com cabo removível, o que é bom por se tratar de um padrão mais moderno e também pelo fato desse conector ser mais prático que o Micro USB por conta dele permitir a conexão do cabo em ambos os lados.

motospeed ck61 3

As keycaps utilizadas são de plástico ABS com impressão doubleshot, que basicamente trata-se de um processo onde a keycap é prensada em outra peça plástica transparente com o carácter e a vantagem é que esse processo anula a possibilidade delas descascarem e se tornarem ilegíveis com o tempo, entretanto, elas ainda são de ABS, por isso, apresentam tendência de apresentarem um aspecto “brilhoso” com o tempo.

Os switches utilizados são fornecidos pela Kailh, que é um fabricante chinês que ao menos inicialmente fabricava switches para mouses, posteriormente para teclados e que inicialmente acabou ganhando alguma “má fama” com as peças fabricadas para uso em teclados da Razer em 2013~2014, entretanto, a marca tratou de resolver os seus problemas de Q&A, hoje possui ótima reputação e oferece diversas linhas de produtos diferentes que vão desde os clones dos Cherry MX (Blue, Red, Brown, Black), Silent, Low-Profile e os “Box”, nos quais os modelos “clicky” estão entre os melhores do mercado.

A amostra do Motospeed CK61 desse review utiliza o Kailh Box White, que se trata de um switch “clicky”, portanto com “feedback” tátil e audível ao serem pressionados, força de atuação de 50g, o que pode ser considerado bastante “leve”, e ponto de atuação de 1,8 mm, mais curto que do Cherry MX Blue, porém, esse mesmo teclado também é comercializado com switches Outemu, o que inspira atenção na hora da compra, afinal de contas, a reputação dessa marca não é das melhores.

Os estabilizadores, que nos teclados mecânicos se referem a algum tipo de “apoio” extra para as keycaps longas (exemplo clássico: barra de espaço) não ficarem “dançando” ao serem acionadas pelas extremidades, são do tipo “Cherry” e utilizam “cruzinhas” similares ao encaixe do switch, porém, localizados nas extremidades da keycap. O acionamento das teclas que utilizam estabilizador foi bastante suave mesmo “forçando a barra” ao pressionar as teclas pelas bordas, o que é um ponto positivo.

Sobre o processo de desmontagem, ele é bem simples, bastando remover apenas as keycaps necessárias para acessar os seis parafusos que unem a “baseplate” com a carcaça plástica do teclado.

E por fim, relativo a sua construção interna, a qualidade do pcb é boa, sem soldas quebradiças ou frias. O microcontrolador utilizado é o BYK816.

  • Software:

A Motospeed oferece um aplicativo para o CK61 que permite configurar funções diferentes para as teclas (Macro) e também 14 modos de iluminação diferentes sendo que alguns deles possuem opções de customização na cor e velocidade do efeito, entretanto, é necessário destacar que também é possível fazer esses ajustes de forma independente ao software, no caso, usando as teclas de atalho FN+CTRL e FN+APP (botão do menu de contexto).

  • No uso:

Por ser um teclado mais compacto que o usual, talvez alguns usuários acabem precisando de algum tempo para se adaptar, afinal de contas, muitas teclas compartilham diferentes funções e em um primeiro momento isso pode causar certa estranheza, por exemplo, se alguém quiser usar as setas inferiores, a sua função é compartilhada com o ALT, CTRL, tecla de função e “?” sendo necessário usar a combinação FN+3 para habilitar as setas, o que ao menos a princípio não parece muito intuitivo. É preciso deixar claro que isso não é exatamente um ponto negativo do produto, pois outros teclados nesse mesmo formato também devem apresentar particularidades semelhantes por conta do número reduzido de teclas, de todo modo, excetuando-se esse detalhe, o modelo é confortável de se usar e os switches Kailh Box White são realmente formidáveis e ao menos na minha percepção, vão bem tanto para digitação quanto nos jogos.

Por fim, segue um pequeno vídeo demonstrando como o Motospeed CK61 se sai durante o uso, basicamente, a ideia aqui é mostrar detalhes como o barulho de digitação, que é algo bem único de cada teclado por conta das diferenças entre as keycaps, switches e “chassis”, e também, mostrar como é a iluminação backlight.

Apesar do switch utilizado ser um modelo “clicky”, o ruído emitido não chega a ser tão alto e particularmente considero que ele soa de forma muito mais agradável do que o Outemu Blue do T-Dagger Bora que testei anteriormente, de todo modo, se silencio na digitação for prioridade, switches lineares devem ser mais adequados.

  • Conclusão:

Diante do apresentado, foi possível chegar nos seguintes pontos:

  1. Relativo ao design e usabilidade, o visual do Motospeed CK61 é simples e funcional, sem firulas, a iluminação é RGB e cumpre bem o seu papel. No que diz respeito a usabilidade, esse teclado usa padrão ANSI e por ser em layout 60%, várias teclas compartilham funções, o que significa que alguém que já esteja habituado aos modelos 100% ou 85% talvez precisem de algum tempo para se acostumar com os 60%, no entanto, é necessário destacar que isso não é um ponto negativo do produto e sim uma característica que também pode ser comum a outros teclados nesse padrão.
  2. Sobre a qualidade de construção, a estrutura do Motospeed CK61 é em plástico, porém, com boa qualidade/acabamento e os switches utilizados, ao menos no exemplar analisado, são os excelentes Kailh Box White, que são “clicky”, ou seja, possuem feedback tátil e audível, possuem boa reputação no mercado e são considerados por muitos como os melhores switches com essa característica, contudo, é necessário ficar esperto, pois o fabricante também vende o mesmo modelo de teclado com switches Outemu, cuja reputação não é das melhores por conta dos diversos relatos de falhas prematuras. O cabo nesse modelo é removível e utiliza conector USB-C, o que é um ponto positivo.
  3. A respeito do preço, o Motospeed CK61 se encontra em promoção na Terabyte por R$383,99 (21/10/2020), o que é um valor considerável, porém, existe pouca oferta de teclados 60% no Brasil e modelos com switches como os Kailh Box White são ainda mais raros, então, se o formato 60% não for problema para você, definitivamente recomendo o CK61, porém, deixando bem claro que me refiro a mesma variante que foi testada nesse artigo e não as com switch Outemu, que podem até ser “OK” em modelos de entrada que acompanhem peças sobressalentes e sejam compatíveis com “hot swap”, porém, não em um modelo de quase R$400 como é o caso.

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading