hikvision minder 128gb chamada 0
Share

[Review] Hikvision Minder PCIe NVMe 128 GB

Fala pessoal, tudo bem?

Nesse review irei analisar um SSD da Hikvision pertencente a linha “Minder PCIe SSD”, que como o próprio nome sugere, se trata de um modelo usando ‘interface’ NVMe com form-factor M.2 2280, onde essa linha, que é a de entrada, oferece modelos com capacidades que vão dos 128 GB até os 1 TB. A unidade analisada é a de 128 GB.

Em relação à embalagem, o modelo vem em uma caixa que destaca a marca e a série, assim como interface e a capacidade da unidade, enquanto na parte traseira, existe uma janela onde é possível ver o SSD com a etiqueta e suas informações.

Ao abrir a embalagem, o SSD vem em um blister plástico que parece suficiente para proteger a unidade de possíveis danos e acidentes no transporte. O produto não acompanha nenhum acessório ou folheto impresso.

Como disse anteriormente, esse é um SSD no padrão M.2 2280, onde esse número se refere ao tamanho do PCB, sendo os dois primeiros dígitos referentes a largura (22 mm) e os dois últimos ao comprimento (80 mm) e no caso, o 2280 costuma ser o mais comum para SSDs M.2 NVMe. Ainda sobre esse “form factor”, cabe ressaltar que existem diversos dispositivos M.2 no mercado, por exemplo, módulos Wi-Fi ou mesmo SSDs SATA nesse padrão e que naturalmente, esses últimos são bem mais lentos que seus “primos” NVMe apesar de também serem M.2.

Já a respeito do padrão NVMe, trata-se de uma especificação de dispositivo criado para permitir o acesso de dispositivos de armazenamento usando memórias não-volátil (aka SSDs) pela ‘interface’ PCIe, o que naturalmente traz uma série de vantagens sobre os outros padrões pré-existentes como o SATA, que foi originalmente desenvolvido para uso com HD’s e por essa razão não exploram tudo que os SSD’s modernos podem oferecer.

Das vantagens, é possível citar a maior largura de banda oferecido pelo barramento PCIe, o menor overhead de I/O e um recurso chamado HMB (Host Memory Buffer), que permite ao SSD alocar uma parte da memória RAM principal como ‘buffer’, possibilitando o desenvolvimento de unidades ‘DRAM-Less’ com desempenho muito mais consistente do que as unidades SATA ‘DRAM-Less’, que por conta das limitações dessa ‘interface’, não permitemm fazer esse tipo de “manobra” para extrair melhor desempenho desses SSDs. Caso alguém tenha interesse em se aprofundar no funcionamento disso, fica a sugestão para a leitura desse paper que explora as possibilidades para implementação do recurso e os respectivos ganhos de desempenho.

Sobre o Hikvision Minder 128 GB, ele não possui dissipador e por ter os componentes apenas em um dos lados do PCB, o fabricante optou por colar a etiqueta com as informações do lado vazio, o que foi uma boa ideia, afinal, várias placas-mãe incluem dissipadores para M.2 e dessa maneira, além da condução térmica ser melhor por não ter papel colado nos componentes, elimina o risco de danificar a etiqueta, o que geralmente acarreta perda da garantia.

Agora sobre os componentes utilizados, a Hikvision optou por usar a controladora Silicon Motion SM2263XT, que é uma controladora de 4 canais, DRAM-Less e que faz uso da tecnologia HMB, enquanto as NANDs, são quatro chips Intel/Micron B16A de 64-Layers, 3D TLC, contendo um die de 256 Gb cada, o que resulta nesses 128 GB.

hikvision minder 128gb 4

Caso alguém tenha interesse por mais informações a respeito desse SSD, abaixo, uma captura de tela do SSD Flash ID.

snaphsot0013
  • Configuração utilizada:

CPU: AMD Ryzen 5 3600 (Obrigado AMD!)

MOBO: ASUS TUF X570-PLUS/BR (UEFI 3405 – Obrigado Terabyteshop!)

RAM: 2x8GB Crucial Ballistix Sport LT 3200CL16 (Obrigado Terabyteshop!)

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Seasonic M12II Bronze 750W

COOLER: XPG Levante 240 (Obrigado XPG!)

SSD: Hikvision Minder PCIe SSD 128 GB

Software: Windows 10 x64 21H1, Anvil Storage Utilities V110, Crystalmark 7.0.0 x64, DiskBench, FFXIV Shadowbringers Benchmark, Iometer 1.1.0 e PCMark10.

Objetivo dos testes: Aferir o desempenho do SSD em diversos benchmarks que simulam diferentes condições de uso. Para obtenção desses números, o SO está instalado em outra unidade enquanto no SSD de teste foram instalados apenas o PCMark10, o FFXVI Benchmark e a cópia da pasta do SOTTR.

Maiores detalhes acerca dos testes estão contidos nos textos que acompanham os resultados a seguir.

Resultados:

Para melhor organização dos resultados, os benchmarks foram separados em “Testes do mundo real” e “Benchmarks sintéticos”, onde os primeiros tendem a simular o uso normal do PC, ou seja, tempos de carregamento de aplicações, jogos e cópia de arquivos, enquanto o segundo grupo, o dos “Benchmarks sintéticos”, mostram números de desempenho em leitura/escrita/IOPS em algumas situações usando tipos de dados pré-definidos.

  • Testes do “mundo real”:

Foram feitos os seguintes testes:

  1. DiskBench: Essa ferramenta permite mover um arquivo ou pasta de um lugar para o outro e salvar o tempo que levou para isso assim como a taxa de transferência média, no caso, visando simular uma situação de uso real fazendo backup da pasta de instalação de um jogo, foi escolhido a do SOTTR da Steam que possui “apenas” 34 GB e foi copiada dentro da mesma unidade, em outras palavras, foi feito uma cópia do ‘G:\SOTTR’ para o ‘G:\Diskbench’.
  2. FINAL FANTASY XIV: Shadowbringers Benchmark: Esse teste inclui além dos resultados gráficos, os tempos de loading de cada cena, o que é interessante, pois essa ferramenta dispensa o uso de um cronômetro externo, que seria uma fonte de “imprecisão” nos resultados.
  3. PCMark10: Uma “run” customizada apenas com o subteste “App Start-Up Score”, que basicamente mede o tempo de carregamento de uma série de aplicações de produtividade como OpenOffice, GIMP, Chromium e Firefox tanto para partida “fria”, que é a primeira vez que o aplicativo é aberto e uma segunda partida “quente”, que é após a “fria” e normalmente é mais rápida por conta do sistema já ter armazenado muita coisa em cache. Ao fim, ele retorna uma pontuação que pode ser usada para comparar diferentes SSDs.

O Hikvision Minder 128 GB apresentou desempenho modesto, porém, ainda aceitável, indo bem no tempo de loading do FFXIV e ficando um pouco a frente do Kodak X100 no PCMark10 e Diskbench, o que apesar disso não ser ruim para uma unidade de entrada, parece um pouco decepcionante, afinal, a unidade da Kodak ainda usa interface SATA, enquanto o Hikvision é NVMe.

  • Benchmarks sintéticos:

Antes de apresentar os resultados nos benchmarks sintéticos, é necessário esclarecer que os fabricantes de SSD de forma geral costumam rotular as especificações de seus SSDs usando escrita/leitura sequencial como parâmetro, entretanto, mesmo que se trabalhe com arquivos grandes, toda vez que você abre uma aplicação, o SO também acessa diversas DLLs necessárias para o funcionamento desse programa, sendo que essas costumam ser pequenas em tamanho e correspondem a leituras/escritas aleatórias em arquivos de até 16 KB.

Em outras palavras, se o seu uso para o PC for algo como navegar na internet, ouvir música ou mesmo jogar, deve-se prestar muita atenção nos resultados de leituras/escritas aleatórias até 16 KB, pois essa é a operação que você mais utiliza, portanto, com maior impacto no “uso real”.

Caso alguém tenha interesse em verificar em tempo real essas operações, sugiro utilizar o software DiskMon, que é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Microsoft que monitora essas operações e permite a gravação de log para posterior análise dos dados. Também recomendo a leitura desse excelente artigo do pessoal do thessdreview, que aborda justamente essa questão.

A respeito dos benchmarks sintéticos, foram utilizados os seguintes softwares:

  1. Anvil Storage Utilities: Esse software faz uma série de testes de leitura/escrita e retorna os resultados em termos do IOPS (operações de entrada/saída por segundo), tempo de resposta, MB lidos/escritos, MB/s e uma pontuação geral que pode para ser comparado com outros SSDs. Ele também permite ajustar o tipo de dado a ser utilizado, sendo que os resultados aqui utilizados se referem a configuração padrão do software (dados 100% incompressíveis e arquivo de testes de 1 GB).
  2. Crystalmark 7.0.0 x64: Esse benchmark usa dados aleatórios, faz testes de leitura/escrita sequenciais e em blocos de até 4 KB. Também é importante frisar que os resultados aqui apresentados não são de todo comparáveis com as versões anteriores do Crystalmark, o que exige cautela na hora de se fazer comparações.
  3. Iometer 1.1.0: Para tentar identificar a proporção do disco alocado para “SLC Cache”, foi utilizado o Iometer configurado para fazer 100% de escritas sequenciais, o que na maior parte dos casos deve ser suficiente para descobrir como o fabricante configurou o “SLC Cache” da unidade e caso não seja, o software oferece flexibilidade nos ajustes para se tentar outras configurações.

Nos benchmarks sintéticos, o Minder 128 GB acabou na lanterna dos NVMe, o que ainda representa uma diferença considerável em relação às unidades SATA. Sobre as taxas de leitura e escrita sequenciais, essa unidade superou por muito o rotulado (980 MB/s) na leitura, batendo 2170 MB/s, porém, na escrita acabou um pouco abaixo, onde o fabricante promete cerca de 620 MB/s, enquanto na real, ele cravou 553,54 MB/s.

É necessário destacar que as diferenças em relação ao rotulado podem ser decorrentes do fabricante utilizar um software diferente para a aferição, então, certa variação, como aquela apresentada na escrita, é esperada.

Agora no Iometer, é possível ver que o “SLC Cache” cobriu apenas 16 GB, o que é relativamente pouco até mesmo para uma unidade de 128 GB, apresentando desempenho máximo nessa situação, com uma taxa de transferência de cerca de 560 MB/s, enquanto a velocidade nativa das NANDs, ou seja, a média que compreende todo o intervalo sem influência do SLC Cache (16 GB até 128 GB) foi algo próximo dos 91,38 MB/s, o que está no esperado para as NANDs utilizadas.

  • Conclusão:

Diantes dos testes e resultados apresentados, foi possível chegar nos seguintes pontos:

O Hikvision Minder 128 GB apresentou números de desempenho aceitáveis, porém, modestos para uma unidade NVMe, algo de certo modo esperado para um SSD de entrada e capacidade relativamente baixa, ficando apenas um pouco a frente de unidades SATA “DRAM Less” com NANDs melhores.

Sobre a garantia, a Hikvision oferece 3 anos ou 80TBW, o que é até razoável, especialmente para uma unidade de apenas 128 GB. O único problema é como será a execução dessa garantia, afinal, esse produto pode ser adquirido via AliExpress ou localmente.

Em relação ao preço, nesse momento (8/1/2021), o Hikvision Minder 128 GB está custando cerca de 26 dólares (R$157) no AliExpress, o que é um valor um pouco superior ao cobrado por modelos concorrentes de mesma capacidade e especificações de desempenho similares, de todo modo, como geralmente o número de conectores M.2 costuma bem menor do que o de portas SATA, se o intento for pegar um SSD de até 128 GB, pode ser mais interessante pegar um modelo SATA, mesmo considerando o desempenho um pouco menor, deixando a M.2 livre para instalação de uma unidade NVMe no futuro.

Por fim, por se tratar de um produto importado é importante se atentar são os possíveis problemas que podem ocorrer na compra, como: possibilidade de a mercadoria ser taxada, demora na entrega e a supracitada garantia.

E por hoje é só! Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para que seja possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading