Artigos Placas-Mãe

Biostar B350GTX – Um guia passo a passo para a atualização de bios!

Fala pessoal, beleza?

Alguns meses atrás escrevi uma análise da Biostar B350GTX, que basicamente trata-se de uma edição especial da Biostar B350GT3 vendida exclusivamente pela Terabyteshop. Naquela ocasião, ainda não havia uma página oficial do produto no site do fabricante e a versão de bios que acompanhava a placa usava o antigo AGESA 1001, o que implicava em suporte precário aos Ryzen 3000.

Com essas informações em mãos, apresentei nesse primeiro artigo um procedimento para se usar a bios 1003ABBA da B350GT3 na B350GTX, oferecendo assim suporte adequado aos CPUs de terceira geração, entretanto, usar a bios da B350GT3 também faz com que a B350GTX seja identificada como GT3, o que poderia ser um problema em potencial caso fosse necessário recorrer a garantia do produto, de todo modo, a ideia era ao menos oferecer um “workaround” visando melhorar a experiencia de uso do produto, que não é ruim, porém, não possuia suporte formal por parte do fabricante.

Desde então, a Biostar resolveu incluir a B350GTX na sua página oficial, o que implica que agora ela também tem direito a atualizações de bios/drivers oficiais, o que inegavelmente é uma excelente noticia! Mas agora você que atualizou a bios da sua GTX para GT3 deve estar se perguntando “tudo bem, fiz aquele procedimento de atualização e agora para minha placa voltar a ser uma B350GTX?”, bom, esse é o assunto para esse artigo! 😀

Se você tem uma Biostar B350GTX e não fez a atualização para a bios da B350GT3, basta entrar na página do site do fabricante, baixar a ultima versão da bios (B35ISC03.TBS no momento), copia-la em um pendrive, reiniciar o computador com o pendrive plugado e entrar na UEFI, apertar “F12” e fazer a atualização normalmente.

Se você fez a atualização para a bios da B350GT3, ai o processo é muito parecido com aquele do primeiro artigo, lembrando que esse procedimento também funciona se você ainda estiver usando a bios da B350GTX e que não me responsabilizo por eventuais danos, problemas ou perda da garantia do produto, faça o procedimento por sua conta e risco. 😉

  • Faça o download do arquivo abaixo e extraia em um pendrive formatado em FAT32.

B350GTX_1004B

  • Reinicie o computador com o pendrive plugado, entre na UEFI, vá na aba “Boot”, desabilite a opção “BIOS Flash protection” conforme a imagem abaixo, coloque o pendrive para bootar no modo UEFI e salve as alterações.

  • Feito isso, a placa deverá bootar do pendrive a apresentar o UEFI Shell na tela e ai o primeiro passo é identificar qual dos dispositivos apresentados na “Device Mapping Table” se referem ao pendrive, normalmente é um “Removable Hard Disk” e após isso, basta ir rodando os comandos destacados pela seta vermelha nos screenshots abaixo. O comando “dir” pode ser usado para verificar quais arquivos presentes no diretório vigente… Para aqueles que também são do tempo do MS-DOS, sim, esse comando faz a mesma coisa que o “dir” do bom e velho DOS. 😉
  • Se tudo correr bem, irá aparecer uma mensagem dizendo que a operação foi um sucesso e ai é só reiniciar o computador e entrar na bios para confirmar a atualização. Na galeria abaixo é possível ver duas capturas de tela ilustrando o que foi dito aqui.

Por fim, como o CPU-Z identifica a placa após a atualização, voltando a ser uma B350GTX:

E por hoje é só pessoal! Dúvidas, criticas e sugestões como sempre são bem-vindas!

Até a próxima. 🙂

5 comentários

  1. tava com a bios da gt3 e fui voltar pra bios da gtx com esse metodo, dps disso meu ryzen 5 1400 soh esta operando com 2 cores! pode disponibilizar o zip do post anterior no qual ensinava a por a bios da gt3? quero deixar ela com a bios da gt3 mesmo, foi a q deu certo pra mim!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: