Placas-Mãe Reviews

Biostar B350GTX – Um guia passo a passo para a atualização de bios!

Alguns meses atrás escrevi uma análise da Biostar B350GTX, que basicamente trata-se de uma edição especial da Biostar B350GT3 vendida exclusivamente pela Terabyteshop. Naquela ocasião, ainda não havia uma página oficial do produto no site do fabricante e a versão de bios que acompanhava a placa usava o antigo AGESA 1001, o que implicava em suporte precário aos Ryzen 3000... Continue lendo!

Fala pessoal, beleza?

Alguns meses atrás escrevi uma análise da Biostar B350GTX, que basicamente trata-se de uma edição especial da Biostar B350GT3 vendida exclusivamente pela Terabyteshop. Naquela ocasião, ainda não havia uma página oficial do produto no site do fabricante e a versão de bios que acompanhava a placa usava o antigo AGESA 1001, o que implicava em suporte precário aos Ryzen 3000.

Com essas informações em mãos, apresentei nesse primeiro artigo um procedimento para se usar a bios 1003ABBA da B350GT3 na B350GTX, oferecendo assim suporte adequado aos CPUs de terceira geração, entretanto, usar a bios da B350GT3 também faz com que a B350GTX seja identificada como GT3, o que poderia ser um problema em potencial caso fosse necessário recorrer a garantia do produto, de todo modo, a ideia era ao menos oferecer um “workaround” visando melhorar a experiencia de uso do produto, que não é ruim, porém, não possuia suporte formal por parte do fabricante.

Desde então, a Biostar resolveu incluir a B350GTX na sua página oficial, o que implica que agora ela também tem direito a atualizações de bios/drivers oficiais, o que inegavelmente é uma excelente noticia! Mas agora você que atualizou a bios da sua GTX para GT3 deve estar se perguntando “tudo bem, fiz aquele procedimento de atualização e agora para minha placa voltar a ser uma B350GTX?”, bom, esse é o assunto para esse artigo! 😀

Se você tem uma Biostar B350GTX e não fez a atualização para a bios da B350GT3, basta entrar na página do site do fabricante, baixar a ultima versão da bios (B35ISC03.TBS no momento), copia-la em um pendrive, reiniciar o computador com o pendrive plugado e entrar na UEFI, apertar “F12” e fazer a atualização normalmente.

Se você fez a atualização para a bios da B350GT3, ai o processo é muito parecido com aquele do primeiro artigo, lembrando que esse procedimento também funciona se você ainda estiver usando a bios da B350GTX e que não me responsabilizo por eventuais danos, problemas ou perda da garantia do produto, faça o procedimento por sua conta e risco. 😉

  • Faça o download do arquivo abaixo e extraia em um pendrive formatado em FAT32.

B350GTX_1004B

  • Reinicie o computador com o pendrive plugado, entre na UEFI, vá na aba “Boot”, desabilite a opção “BIOS Flash protection” conforme a imagem abaixo, coloque o pendrive para bootar no modo UEFI e salve as alterações.
  • Feito isso, a placa deverá bootar do pendrive a apresentar o UEFI Shell na tela e ai o primeiro passo é identificar qual dos dispositivos apresentados na “Device Mapping Table” se referem ao pendrive, normalmente é um “Removable Hard Disk” e após isso, basta ir rodando os comandos destacados pela seta vermelha nos screenshots abaixo. O comando “dir” pode ser usado para verificar quais arquivos presentes no diretório vigente… Para aqueles que também são do tempo do MS-DOS, sim, esse comando faz a mesma coisa que o “dir” do bom e velho DOS. 😉
  • Se tudo correr bem, irá aparecer uma mensagem dizendo que a operação foi um sucesso e ai é só reiniciar o computador e entrar na bios para confirmar a atualização. Na galeria abaixo é possível ver duas capturas de tela ilustrando o que foi dito aqui.

Por fim, como o CPU-Z identifica a placa após a atualização, voltando a ser uma B350GTX:

E por hoje é só pessoal! Dúvidas, criticas e sugestões como sempre são bem-vindas!

Até a próxima. 🙂

 

22 comentários

  1. tava com a bios da gt3 e fui voltar pra bios da gtx com esse metodo, dps disso meu ryzen 5 1400 soh esta operando com 2 cores! pode disponibilizar o zip do post anterior no qual ensinava a por a bios da gt3? quero deixar ela com a bios da gt3 mesmo, foi a q deu certo pra mim!

    Curtir

  2. Vou dar uma desenterrada no post! hahaha…
    Como essa placa é dual bios.. Existe algum problema em atualizar uma bios como gt3 e a outra como gtx?
    Outra pergunta (outro assunto mas mesma placa) Recentemente comprei um ssd m2 de 1tb da Crucial (que no próprio site diz que existe 100% de compatibilidade) e estou usando a versão gt3 e a bios não reconhece esse ssd. vc teria alguma informação sobre isso ou de algum procedimento que posso resolver essa questão? (Fiz até um post no Clube do Hardware caso queira dar uma olhada)
    Obrigado!

    Curtir

  3. Boa tarde, Gian, tudo bem?
    Tenho uma B350GTX juntamente a um Ryzen 7 2700. Tenho duas dúvidas, se eu atualizar a BIOS para a versão 1.0.0.6 o meu Ryzen de segunda geração irá funcionar normalmente? E a outra dúvida, é se essa placa aguenta normalmente um Ryze 7 3800x? Obrigadão desde já!

    Curtir

  4. Se eu tivesse visto isso duas semanas atrás teria tentado. Tenho uma B550M MSI PRO DASH e tive que botar a RAM em 3200mhz com a maior dor de cabeça, mas já consegui! Graças a Deus.

    Curtir

  5. Olá Giancarlo, muito obrigado por este tutorial.

    Tenho uma B350GTX e repliquei este processo pra poder aplicar a atualização de BIOS AGESA 1.2.0.7 que foi disponibilizada na B350GT3, porém na GTX ainda não.

    Curtir

      1. E aí Matheus.

        Então, o que eu fiz foi o seguinte, baixei este mesmo arquivo disponibilizado no site, na pasta Shell, removi a BIOS que veio com o arquivo e coloquei a nova da B350GT3, aí no caso você tem que abrir com o bloco de notas o arquivo “Update.nsh”, do arquivo aqui ele vem ” AfuEfi.efi B35ISC03.TBS /p /b /n /x /k “, mudei pra ” AfuEfi.efi B35AS523.BSS /p /b /n /x /k ” (pois o arquivo de BIOS tem nome diferente.

        Demais passos foram iguais do passo a passo, só que depois que você dá o comando pra atualizar e ele carrega, no meu apareceu um aviso falando que BIOS seria diferente e que poderia corromper a BIOS, aí eu apertei a tecla que aceita a atualização, depois digitei exit, reiniciei o PC e a BIOS atualizou. Até então não tive nenhum problema referente a estabilidade.

        Só um detalhe esquisito, que se você for na parte de CPU Support dessa GT3 >https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=870#cpusupport< você verá que não tem todos os Ryzen 5000, eu sinceramente acho que os caras esqueceram de colocar todos na lista, pois pelo AGESA, teoricamente deveria suportar todos, apenas testando mesmo ou se existir algum programa que você consiga descobrir os microcodes de CPU que tem nesta versão.

        Curtir

        1. Muito obrigado, foi de grande ajuda, sobre a lista de CPU, lá consta o 5800x3d, e como o TDP dele é o mais alto deles, acho que só perder para o 5950x, ela aceitaria cpus com tdp mais baixo. Um suposição minha. E hoje abri um ticket na terabyte sobre a bios nova se terá, se não aparecer vou fazer a conversão, nem vou usar ryzen 5000 por enquanto, o que ta me quebrando é os stuttering no windows 11, uso com um 3700x.

          Curtir

          1. Disponha.

            Referente a lista de suporte de BIOS, usei o site >https://kolos.github.io/ryzen-smu-checker/< , não entendo muito bem o que significaria o resultado dele, mas assim, coloquei a BIOS anterior da B350GTX, não aparece nada de suporte pros Ryzen novos, ao colocar a nova bios da B350GT3, aparecem números nos novos Ryzen.

            2 detalhes referente a isso, ao colocar a nova BIOS no site, aparece suporte aos Renoir, que no caso no site da BIOSTAR, na parte de CPU Support, não é nem sequer mencionado eles. O outro detalhe é que eu coloquei a última BIOS da B350GT5 também, que no site da BIOSTAR, é mostrado suporte a todos os Ryzen 5000 e comparando com os números apresentados pelo BIOS nova da B350GT3, é o mesmo resultado.

            Referente a ticket na Terabyte, eu cheguei a abrir um também sobre a B350GTX, rs. Responderam que eles não teriam informações sobre isso e que seria melhor abrir um suporte com a BIOSTAR.

            Foi o que eu fiz, mas ainda não tive resposta (perguntei se vão disponibilizar pra GTX, visto que é só uma skin da GT3). Assim que eu tiver uma resposta, coloco aqui.

            Curtir

          2. Essa placa mãe no caso tem dual bios, resolvi fazer de uma maneira diferente esse “biosmod” em outra BIOS, no lugar de direto colocar a BIOS 1.2.0.7, coloquei a 1.0.0.6 da GT3. Durante o processo do “biosmod”, não apareceu a mensagem de aviso que a BIOS seria diferente, atualizou direto.

            Depois disso, baixei a BIOS 1.2.0.7 e atualizei direto pela placa mãe e deu certo também

            Curtir

          3. A BIOSTAR lançou recentemente o AGESA 1.2.0.7 pra GTX, só que a versão é BETA, acredito que não deve mudar nada, devem ter só trocado algumas informações visto que só a identificação da placa muda, no caso continuarei usando a BIOS da GT3, pois nada muda.

            Curtir

  6. A, outra coisa, testei também as BIOS no programa https://www.hardwareluxx.de/index.php/news/hardware/mainboards/55685-am4-plattform-tool-smu-checker-zum-vorab-auslesen-der-smu-version.html

    Fiz uma comparação de BIOS, as mais novas da B350GT3 (esquerda), da B350GT5 (meio), esta no caso no site da BIOSTAR mostra suporte a todos os Ryzen 5000 e da Gigabyte AB350M DS3H (direita), esta que no caso tem até testes no YouTube com o 5800x e 5600x.

    O resultado foi idêntico de todas as BIOS.

    Então acredito eu que sendo uma B350 e tendo o AGESA 1.2.0.7, o suporte de CPUs não deve diferenciar.

    Link da imagem:

    Curtir

    1. Muito obrigado, grande ajuda, vou pegar um dia com mais tempo e tentar atualizar, vi que lançaram a beta da gtx, mas não atualizei ainda.

      Curtir

  7. Eu tenho uma B350GTX e comprei um Ryzen 5 5500. Atualizei para a ultima disponivel no site (beta). Liga o computador, mas não da nenhum sinal, bip ou video. Apenas acende os led’s e e roda os fans. Porem quando coloco o Ryzen 5 2600x inicia normalmente reconhece e mostra que foi instalado a versão mais recente. Vi que a versão da B350GT3 não consta o suporte para o 5500. Gostaria de saber se da pra instalar a da gt3 pra ver se reconhece o processador. Ou talvez de outra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: