Share

Foto do die e benchmarks da APU AMD Phoenix2, o Ryzen Z1, aparecem

Com o lançamento do ROG Ally, a AMD também fez o anúncio de duas novas APUs, o Z1 Extreme, baseado no Phoenix que todos nós já conhecíamos da linha Ryzen 7040 e o Ryzen Z1, que até então, não havia aparecido, porém, agora, temos mais detalhes, inclusive que ele é baseado no Phoenix2!

AMD Ryzen Z1 1

Sobre o Phoenix2, trata-se de uma versão menor do Phoenix, ainda fabricado pela TSMC no processo de 4 nm, onde o maior destaque fica por conta dessa APU ser a primeira configuração “híbrida” da AMD, usando dois núcleos Zen4 e quatro Zen4c, onde a maior diferença entre eles fica por conta do Zen4c ser otimizado para uma menor área em detrimento do desempenho, com fmax (frequência máxima) reduzida em relação ao Zen4.

Outra diferença é que a parte GPU do chip também foi reduzida, caindo de 12 para apenas 4 Compute Units, ainda usando a arquitetura RDNA3.

Dito isso, um reviewer chinês chamado David Huang conseguiu botar as mãos em um dispositivo equipado com um Ryzen Z1 e rodar uma bateria de testes nesse dispositivo, o qual ele conseguiu comprovar que de fato o IPC dos núcleos Zen4 e Zen4c é igual, onde a diferença de desempenho se dá pela frequência, que vai além de 4.9 GHz no Zen4 e fica restrita a 3.5 GHz no Zen4c.

na parte gráfica, a diferença entre Phoenix e Phoenix2 foi mais significativa, o que era de se esperar dada a grande disparidade no número de Compute Units entre os dois chips, com o Z1 sendo mais adequado a um público de jogos mais leves e casuais.

Caso tenham interesse em ver mais detalhes, fica a recomendação para a leitura do artigo completo do David, o qual apesar de estar em chinês (Google Translator neles!) é bastante esclarecedor e traz muitas informações relevantes a respeito do Phoenix2.

Fonte: Videocardz (#1/#2) e David Huang

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading