Artigos, Memórias

[Review] 2x8GB Corsair Vengeance LPX 3600CL18

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar um kit de memória da Corsair de uma série denominada “Vengeance LPX” na qual oferece modelos que vão desde os 2133MHz até 5000MHz (!!!) com diversas especificações diferentes para os timings, até mesmo para modelos de mesma frequência. O kit em questão é composto de dois módulos 3600MHz 18-22-22-42, portanto, dual channel.

Os pentes de memória vem em uma embalagem que destaca bem a linha na qual o produto pertence e possui “janelas” que permitem ao comprador ver a memória e a etiqueta com as especificações que é colada nas mesmas. Dentro dessa embalagem, se encontram as memórias devidamente protegidas por um blister plástico que cumpre o seu papel de proteger o produto contra danos.

Para essa série, a Corsair optou por utilizar um dissipador de alumínio que é oferecido em quatro cores diferentes (preto, vermelho, branco e azul) e não trás nenhum tipo de iluminação. O código do modelo que tenho em mãos é CMK16GX4M2D3600C18 e a sua revisão é a v3.31, sendo que pelo menos até alguns anos atrás, essas informações costumavam ser bem úteis na hora de comprar um kit de memória desse fabricante, afinal de contas, eram disponibilizadas listas para consulta dos chips por modelo/revisão em seu fórum!

Caso alguém venha a se interessar por uma lista de chips DDR4 por revisão nas memórias Corsair, essa thread do Reddit é o que chega mais perto de oferecer isso, ainda que de maneira não-oficial. 🙂

O Thaiphoon Burner identificou esses chips como Micron D9TBH, também conhecidos como Micron B-Die, sendo esses chips de 8Gbit fabricados em 20nm. Também é necessário esclarecer que existem diversas variantes de “Micron B-Die” com diferentes capacidades (desde 4Gbit até 16Gbit), fabricadas em diferentes processos e com diferentes ajustes de timings para o bom funcionamento, por exemplo, aqui mesmo testei a Crucial Ballistix Sport LT 2400CL16, que usava Micron B-Die 4Gbit em configuração dual rank e como mostrarei adiante, a variante de 8Gbit desse kit da Corsair se comportou de maneira um tanto distinta dessa 4Gbit usada no kit da Crucial. Por fim, também é importante frisar que não existe qualquer relação com as Samsung “B-Die”, em outras palavras, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!”. 😀

Na galeria abaixo é possível verificar todo o report e os timings XMP em nanosegundos, o que é uma informação valiosa caso se pretenda usar a Ryzen DRAM Calculator.

Caso alguém venha a se interessar, nesse link pode ser encontrada a página do produto no site do fabricante.

Configurações utilizadas:

MOBO: ASUS ROG Crosshair VII Hero (UEFI 2901)

RAM: 2x8GB Corsair Vengeance LPX 3600CL18 v3.31 (Obrigado Terabyteshop!)

GPU: ASRock RX 5700XT Challenger (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: WC Custom

SSD: Crucial BX300 120GB

Software: Windows 10 1903 x64, AMD Ryzen Master, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.00.5100 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite da Corsair Vengeance LPX usando um CPU Ryzen de terceira geração e também chegar na melhor configuração estável para uso diário. Para isso, separei os resultados em três grupos:

1) XMP: Que basicamente é o máximo que consegui obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando no “sweet spot” de 3733MHz 1:1 com FCLK @ 1866MHz que é considerado a opção mais balanceada/fácil de se obter bons números usando o Ryzen de terceira geração, claro, isso se a memória que estiver sendo testada for capaz de chegar lá. 😉

A vantagem da abordagem 1 é que ela é extremamente simples e não demanda qualquer ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho pois ai os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: Aqui foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diariamente. Por conta disso, quando possível irei além dos 3733MHz para explorar o limite da memória, porém, mantendo o FCLK em 1866MHz para um melhor desempenho no modo assíncrono.

Nos casos 1 e 2, utilizei o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade e o AIDA64 para ter noção dos números de banda e latência. Para esses testes, o CPU foi mantido em stock.

Resultados:

Como disse anteriormente, o primeiro passo foi testar as memórias usando a abordagem 1. Fazendo dessa maneira foi possível carregar o SO com as memórias em 3733MHz, entretanto, as mesmas não apresentaram estabilidade nem mesmo após aumento da tensão (VDIMM) para até 1.5V, sendo que o máximo que pude obter com estabilidade usando a primeira abordagem foi justamente a configuração padrão de fábrica. Uma observação que faço desde já é que essas memórias não escalam com tensão adicional, não apresentando quaisquer ganhos de frequência, timings ou de estabilidade ao fazer esse ajuste além dos 1.35V.

Agora com a abordagem 2, também não foi possível atingir estabilidade acima dos 3600MHz, com o TM5 reportando uma série de erros independente do ajuste realizado, mesmo considerando configurações com timings extremamente relaxados (exemplos: tRFC acima dos 600, tRCDRD acima dos 22, CAS 20 e por ai vai) e diferentes ajustes de RTL/CAD, portanto, o melhor que pode ser feito aqui é a otimização dos timings na frequência de operação padrão (3600MHz).

No caso desses Micron B-Die 8Gbit, é importante manter o tRCRD e tRP bastante relaxados em relação ao CAS (no mínimo tRCDRD = CAS+4), enquanto o tRCDWR possui uma maior margem de manobra, podendo mante-lo com um valor igual ao CAS ou até mesmo menor. Já em relação ao tRFC, esses chips não toleram um ajuste muito agressivo aqui, sendo necessário adotar a regra tRFC = tRC*9 para conseguir passar no post e carregar o sistema, pois caso contrário, a máquina fica parada no código “1F”.

E por fim, eis os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência obtidos no benchmark do AIDA64 e também no Geekbench 3, lembrando que todos os resultados aqui apresentados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para a amostra que tenho em mãos, representa algo que pode ser usado diariamente. 😉

Conclusão:

Se você procura uma memória que apenas funcione bem dentro das especificações de fábrica, a Corsair Vengeance LPX 3600CL18 v3.31 deve atender bem as suas necessidades, entretanto, se a ideia for brincar de overclock, a margem disponível para esse modelo em especifico é nula, sendo possível apenas otimizar os timings para se extrair algum desempenho a mais em relação a configuração padrão.

Do ponto de vista do custo-benefício (o famoso CxB), o último preço praticado pela Terabyte para esse modelo foi de R$573,33 (21/12/2019), o que o coloca entre os modelos mais acessíveis do mercado para essa frequência padrão, entretanto, é necessário ter em mente que esse kit oferece margem quase nula para melhora, seja com overclock ou otimizações e que se isso for algo relevante na hora de compra, pode ser mais interessante dar uma olhada nas demais opções disponíveis no mercado.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

2 comentários em “[Review] 2x8GB Corsair Vengeance LPX 3600CL18”

  1. Ótimo review, eu possuo essa vengeance lpx compradas no aliexpress (Paguei 380 reais na época) com xmp de 2933 16-20-20-20-38-58 @ 1.35v, após olhar essa análise resolvi arriscar um oc e agora estou usando 3333 16-16-20-20-38-66 1.35v e estou super satisfeito, não imaginava que conseguiria subir mais que 3000 nessas micron b-die. Eu até consigo entrar no windows em 3466 usando os mesmos timmings de 3333 (apenas subindo o TRFC) mas apresenta muitos erros no tm5 (200+ erros em menos de 1 min de teste).
    Será que já cheguei no limite do meu processador ou placa mãe? (B350GT3 e Ryzen 5 1600)
    Vou deixar aqui os prints do aida 64 https://imgur.com/a/dhVSRTr

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s