asgard loki w2 3200c16 chamda 5
Share

[Review] 2x8GB Asgard Loki W2 3200CL16 – Testes e overclock

Fala pessoal, beleza?

Nesse review irei analisar um kit de memória da Asgard, pertencente a série “Loki W2”, que oferece dois kits “dual channel” de 3200MHz com capacidades de 16 GB e 32 GB. A amostra desse teste é o kit 16 GB (2 x 8 GB) com especificações de 3200MHz 16-20-20-40, porém, segundo o anúncio, podendo vir com CL18

O produto vem em uma pequena caixa retangular com o nome do fabricante e uma janela que permite ver o seu conteúdo. As memórias vêm protegidas individualmente por um “blister” plástico que cumpre bem o papel de as proteger contra possíveis maus tratos no transporte.

Para essa série, a Asgard optou por usar dissipadores de alumínio com detalhes em formato de losango, oferecendo essas memórias em duas cores: cinza-escuro e vermelho, onde o modelo testado é cinza. A respeito da iluminação, a série Loki W2 possui RGB com suporte aos softwares de sincronização da ASUS, GIGABYTE e MSI.

Ao remover o dissipador, nos deparamos com módulos ‘single rank’ usando chips remarcados pelo fabricante e pcb “A2”, o qual tende a ser um pouco mais “amigável” quando operando com frequências realmente altas, claro, isso quando os chips o permitem. Sobre o dissipador, visivelmente faz contato razoável com os chips e deve cumprir a sua função.

O Thaiphoon Burner identificou esses chips como Micron A-Die de 8 Gb, o que é bem interessante, afinal, esses chips foram um dos primeiros DDR4 da Micron com essa densidade, tendo chegado ao mercado na época dos chipsets X99 e Z170, inclusive, com vários relatos sobre instabilidades em plataformas modernas e baixa capacidade de overclock, o que de certa forma, torna surpreendente a sua adoção em módulos fabricados em 2022 com pcb A2, o que indica que talvez o software possa ter errado na identificação, algo que nunca teremos a certeza, afinal, os chips foram remarcados pela Asgard.

É necessário observar que esse kit pode vir equipado com chips de memória diferentes desse, podendo ser outros Micron diferentes ou mesmo Nanya.

Por fim, caso alguém venha a se interessar, eis o link para o anúncio do produto, o qual pode ser adquirido direto da China e possui garantia “Lifetime”, ainda que essa talvez seja um pouco complicado ou custosa de se acionar, caso necessário.

Configurações utilizadas:

CPU:AMD Ryzen 3 5350G (Obrigado AMD!)

MOBO: MSI B550 Unify-X (UEFI A.44O)

RAM: 2×8 GB Asgard Loki W2 3200 MHz 16-20-20-40

GPU: GIGABYTE RX 5500 XT 8 GB (Obrigado Terabyteshop!)

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLER: Water Cooler da bancada

SSD: Sandisk 120 GB

Software: Windows 10 21H2 x64, TM5 0.12 1usmus config v3, AIDA64 6.32.5600 e Geekbench 3.4.2.

Objetivo e metodologia dos testes: Descobrir qual o limite para uso diário das Asgard Loki W2 3200 MHz CL16 usando o Ryzen 3 PRO 5350G, além da frequência máxima para benchmarks nessa plataforma.  Para facilitar a compreensão dos resultados, eles foram separados em dois grupos:

1) XMP: Trata-se do máximo possível de se obter apenas carregando o perfil XMP e subindo clock/tensão, parando nos 4733MHz 1:1 com FCLK @ 2366MHz que é o limite para o exemplar de Ryzen 3 PRO 5350G utilizado, claro, isso se a memória que estiver sendo testada conseguir chegar lá.

A vantagem dessa abordagem é que ela é extremamente simples e não demanda nenhum ajuste do usuário no que diz respeito aos timings, entretanto, você paga o preço da simplicidade com menor desempenho, pois os ajustes são feitos automaticamente pela placa-mãe e podem ser bastante relaxados.

2) 24/7 com ajuste fino: E aqui, foram feitos ajustes manuais em todos os timings possíveis visando obter o melhor resultado possível com viabilidade para uso diário. Por conta disso, quando possível, será testado além dos 3800MHz para explorar qual seria o limite da memória em outras CPUs ou plataformas que se beneficiem das frequências elevadas, como, por exemplo, as APUs Renoir e Cezanne e os CPUs Intel, visando “ajudar” os donos dessas plataformas, porém, no caso dos Ryzen 3000 e 5000 baseados em chiplets, o ajuste de melhor desempenho e mais simples de ser obtido geralmente é aquele usando o FCLK sincronizado com a memória, no caso, 3800MHz (RAM) e 1900MHz (FCLK). Nesse artigo consta uma explicação detalhada do porque isso ocorre, de forma que fica a recomendação da leitura para uma melhor compreensão do assunto.

Nos casos 1 e 2, foram utilizados o TM5 0.12 1usmus config v3 para verificar estabilidade, o AIDA64 para ter noção dos números de banda/latência e o Geekbench 3.4.2 para ter uma melhor ideia do desempenho. Para esses testes, a CPU foi travada em 4.4GHz com 1.3V.

  • XMP:

Com essa abordagem, foi possível obter estabilidade no TM5 com 3533MHz e 1.4V, o que é uma marca até que razoável. Subir a tensão da memória além desse patamar só serviu para tornar as coisas mais instáveis, o que mostra que esses chips não escalam com tensão.

  • 24/7 com ajuste fino:
asgard loki 3200 tabela 1

Com os ajustes finos, o limite se manteve nos mesmos 3533 MHz, onde não foi possível estabilizar com 3600 MHz nem ao relaxar os timings, o que é de certa forma, um comportamento similar ao apresentado pelos kits Micron B-Die que foram testados aqui na página, ainda que no caso das Asgard, o limite tenha sido um pouco mais baixo. Apesar disso, foi possível melhorar consideravelmente todos os timings que apresentam impacto significativo sobre o desempenho, incluindo o tRCDWR e o tRP = tCL, tFAW e tRFC.

Abaixo, os números de Leitura/Escrita/Cópia/Latência, obtidos no benchmark do AIDA64 e também no sub- teste de memória do Geekbench 3.4.2, lembrando que todos esses resultados passaram no teste de estabilidade do TM5 0.12 v3 e ao menos especificamente para essas amostras, representa algo que pode ser usado diariamente.

Conclusão:

Apesar do prognóstico negativo, as Asgard Loki W2 3200CL16 apresentaram boa compatibilidade com a plataforma de testes, trabalhando normalmente com o perfil XMP. No que diz respeito ao overclock, foi possível atingir a marca dos 3533 MHz com 1.4V e estabilidade apenas utilizando o XMP com os demais ajustes feitos de maneira automática pela placa-mãe, o que é uma marca bem razoável, especialmente se considerarmos a facilidade para sua obtenção.

Ao fazer o ajuste manual, o limite continuou nos 3533MHz, porém, foi possível melhorar consideravelmente os timings, incluindo tRCDWR, tRP, tWR e o tRFC, o que rendeu ganhos de desempenho nos testes em relação ao overclock usando apenas o XMP.

Em relação ao preço (22/5/2022), essas memórias podem ser encontradas hoje por R$487,58 no AliExpress, o que não é um preço muito bom, afinal, existem alternativas melhores por valor mais convidativo aqui no Brasil mesmo, porém, essas amostras foram adquiridas por cerca de R$291 em uma promoção, algo muito mais justo para esse kit e nesse caso, uma boa aquisição, devendo-se apenas se atentar aos eventuais problemas que podem ocorrer na compra de produtos importados como esse: possibilidade de a mercadoria ser taxada, demora na entrega e a garantia ser uma incógnita, apesar de lifetime.

E é isso! Dúvidas, perguntas e sugestões são bem-vindas! Até a próxima!

Gostou desse artigo? Ele lhe foi útil? Contribua com o apoia-se da página para ser possível continuar trazendo novos conteúdos aqui na The Overclocking Page!

Você também pode gostar...

5 Responses

  1. Pedro Silveira disse:

    Qual placa de vídeo e processador você recomenda com uma Asgard Loki T2 8gbx2 3200mhz ddr4??

  2. Mailon disse:

    Você chegou a testar estas memórias asgard com a placa mãe Soyo SY-YL B550M? Comprei a placa mãe e exatamente este kit de memórias asgard 1 dia antes do vendendo mudar o anúncio alertando sobre possíveis incompatibilidades entre a placa mãe soyo e memórias asgard. Estou com bastante medo de não funcionar, e a placa mãe foi até taxada. Dei muito azar… Muito obrigado!

  3. Jairo Oliveira disse:

    Hi, thank you for your review work. I bought this Loki model, unfortunately only one memory is working. I got a defective pair. Does anyone have the contact email for the Chinese harware Asgard, which makes the Asgard loki RAM memories? Thanks

  1. junho 1, 2023

    […] fazer um overclock, ou seja, aumentar a frequência e/ou diminuir a latência manualmente. Segundo um review feito pelo site The Overclock Page2, essa memória conseguiu atingir até 3800 MHz com CL16 em uma placa-mãe MSI B550 Unify-X usando […]

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre The Overclock Page

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading